No primeiro dia da Brasil Game Show 2022, o Desconto em Games teve a oportunidade de experimentar em uma demo para a imprensa Street Fighter 6 — o próximo grande largamente da Capcom envolvendo pelejas.
Durante 30 minutos, tivemos a oportunidade de experimentar os mesmos personagens que estarão disponíveis no Beta Fechado que começa nesta sexta-feira, e também descobrir mais do jogo. Confira:
Familiaridade com cheiro de novidade
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A primeira coisa que notei no momento em que toquei no DualSense da demo e entrar em uma luta é como, acima de tudo, estamos no mesmo Street Fighter de sempre, pelo menos a primeira vista. Ryu, apertando meia-lua e qualquer um dos socos, continua soltando o Hadouken, e Guile, utilizando golpes abaixados e uma jogabilidade mais defensiva, continua um verdadeiro inferno, principalmente contra adversários que sabem utiliza-lo.
Ao mesmo tempo, bastou pouco menos de cinco minutos para essas familiaridades, embora aconchegante, abrirem espaço para a felicidade da novidade — poucos Street Fighters da Capcom apresentaram tantos sistemas novos quanto o 6.
A barra de Drive e a principal mecänica do jogo, com a maioria dos golpes mais especiais utiIlizando sua energia — e o que fica mais interessante [e como todas as possibilidades do t[itulo acabam remetendo a jogos anteriores da franquia.
Por exemplo, utilizando parte da barra e apertando uma combinação especifica de botões, e possível utilizar o famoso Parry do Street Fighter 3, embora que em uma versão mais fácil de ser utilizada e com punições mais fortes caso acabe sendo utilizado na hora errada.
Outra das funções se assemelha ao Focus Attack do 4, servindo para absorver alguns golpes e dar uma certa vantagem para o jogador — embora seu abuso cause consequências terr[iveis, com o esgotamento da barra de drive.
Com a barra esgotada, os lutadores entram em um estado que a defesa nao mitiga todo o dano, e que caso estejam na ponta da fase, podem acabar acumulando mais stun — o famoso estado em que [e impossível utilizar qualquer outro tipo de ataque.
Isso gera um ritmo mais interessante de luta, muito mais do que em títulos anteriores da franquia, em que o jogador sempre tem que estar pensando em como manejar seus recursos para acabar nao entrando em uma situação que fique extremamente vulnerável.
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No mesmo passo, isso poderia resultar em lutas mais lentas — mas o contrário ocorre. Existe um dinamismo impressionante, e que marca demais o jogo, ao ponto de mesmo leigos no gênero se sentirem empolgados com as possibilidades. Joguei com o editor-chefe do Desconto em Games, Ruancarlo Silva, e a experiência foi exatamente essa que estou descrevendo: alguém sem experiencia ficando impressionado com o titulo.
Atenção aos detalhes
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Outra coisa que muito me chamou atenção é o fato que o jogo esta num nível de detalhes muito impressionante, principalmente considerando que no passado o jogo parecia querer seguir um formato de massa de modelar — agora, o realismo da RE Engine mostra um mundo bem diferente e interessante, com partículas ricas e acima de tudo muita vida.
No fim, saio de Street Fighter 6, nesses primeiros 30 minutos, com impressões muito positivas. Espero que, na caminhada ate o lançamento, o jogo continue se mostrando tanto esmero, afinal, estamos falando de uma das franquias mais clássicas dos videogames.