No primeiro dia da Brasil Game Show 2022, o Desconto em Games teve a oportunidade de experimentar em uma demo para a imprensa Street Fighter 6 — o próximo grande largamente da Capcom envolvendo pelejas.
Durante 30 minutos, tivemos a oportunidade de experimentar os mesmos personagens que estarão disponíveis no Beta Fechado que começa nesta sexta-feira, e também descobrir mais do jogo. Confira:
Familiaridade com cheiro de novidade
A primeira coisa que notei no momento em que toquei no DualSense da demo e entrar em uma luta é como, acima de tudo, estamos no mesmo Street Fighter de sempre, pelo menos a primeira vista. Ryu, apertando meia-lua e qualquer um dos socos, continua soltando o Hadouken, e Guile, utilizando golpes abaixados e uma jogabilidade mais defensiva, continua um verdadeiro inferno, principalmente contra adversários que sabem utiliza-lo.
Ao mesmo tempo, bastou pouco menos de cinco minutos para essas familiaridades, embora aconchegante, abrirem espaço para a felicidade da novidade — poucos Street Fighters da Capcom apresentaram tantos sistemas novos quanto o 6.
A barra de Drive e a principal mecänica do jogo, com a maioria dos golpes mais especiais utiIlizando sua energia — e o que fica mais interessante [e como todas as possibilidades do t[itulo acabam remetendo a jogos anteriores da franquia.
Por exemplo, utilizando parte da barra e apertando uma combinação especifica de botões, e possível utilizar o famoso Parry do Street Fighter 3, embora que em uma versão mais fácil de ser utilizada e com punições mais fortes caso acabe sendo utilizado na hora errada.
Outra das funções se assemelha ao Focus Attack do 4, servindo para absorver alguns golpes e dar uma certa vantagem para o jogador — embora seu abuso cause consequências terr[iveis, com o esgotamento da barra de drive.
Com a barra esgotada, os lutadores entram em um estado que a defesa nao mitiga todo o dano, e que caso estejam na ponta da fase, podem acabar acumulando mais stun — o famoso estado em que [e impossível utilizar qualquer outro tipo de ataque.
Isso gera um ritmo mais interessante de luta, muito mais do que em títulos anteriores da franquia, em que o jogador sempre tem que estar pensando em como manejar seus recursos para acabar nao entrando em uma situação que fique extremamente vulnerável.
No mesmo passo, isso poderia resultar em lutas mais lentas — mas o contrário ocorre. Existe um dinamismo impressionante, e que marca demais o jogo, ao ponto de mesmo leigos no gênero se sentirem empolgados com as possibilidades. Joguei com o editor-chefe do Desconto em Games, Ruancarlo Silva, e a experiência foi exatamente essa que estou descrevendo: alguém sem experiencia ficando impressionado com o titulo.
Atenção aos detalhes
Outra coisa que muito me chamou atenção é o fato que o jogo esta num nível de detalhes muito impressionante, principalmente considerando que no passado o jogo parecia querer seguir um formato de massa de modelar — agora, o realismo da RE Engine mostra um mundo bem diferente e interessante, com partículas ricas e acima de tudo muita vida.
No fim, saio de Street Fighter 6, nesses primeiros 30 minutos, com impressões muito positivas. Espero que, na caminhada ate o lançamento, o jogo continue se mostrando tanto esmero, afinal, estamos falando de uma das franquias mais clássicas dos videogames.