Durante o Summer Game Fest 2025, a equipe da República DG foi convidada pela Capcom para participar de uma sessão exclusiva de Resident Evil Requiem, apresentando 10 minutos de gameplay e revelando novas mecânicas que estarão disponíveis no lançamento do game em 27 de fevereiro de 2026.
Antes de começar esta análise, é importante reforçar que não testamos o jogo. A apresentação foi um hands-off, onde um integrante da equipe da Capcom jogava enquanto explicava as novidades e mudanças na franquia. Para os fãs de Resident Evil, podemos esperar muitos sustos, momentos inesperados, locais icônicos e um novo stalker.
Após todo o hype da apresentação, será que teremos um Resident Evil tão bom quanto o 7 ou o Village? É isso que você irá descobrir em nosso conteúdo de primeiras impressões!
Esta Preview foi produzida graças a um convite realizado pela Capcom!
Pode ficar tranquilo(a): esta análise de primeiras impressões é totalmente livre de SPOILERS!
Uma apresentação emocionante
A demonstração de Resident Evil Requiem foi realizada na mesma sala de Onimusha: Way of the Sword, com um grande telão em um local reservado para criadores de conteúdo/veículos de imprensa. Dentro da sala, fomos apresentados a equipe da Capcom, que realizou os testes do game que duraram aproximadamente 10 minutos. Desta vez, o convidado da Capcom afirmou que o jogo estava rodando diretamente do PlayStation 5 Pro.
Na demonstração, um membro da equipe apresentou uma cena com a protagonista Grace Ashcroft, que acorda em uma sala misteriosa, imobilizada em uma maca enquanto realiza uma transfusão de sangue. Ao conseguir escapar, ela encontra uma sala escura e sombria. Apesar da Raccoon Police Department (RPD) ter sido mencionada no trailer da Summer Game Fest, em nenhum momento há confirmação de que Grace esteja presa nesse local.

Conforme o tempo passa, o local se torna cada vez mais bizarro, principalmente com os barulhos e ruídos do local. Assim como nos títulos anteriores, os jogadores encontrarão puzzles, chaves para abrir portas, coletar recursos para a sobrevivência e claro, como um bom survival horror, um novo stalker irá te seguir ao longo da jornada.
A nova stalker está mais inteligente do que nunca, abrindo portas e encontrando Grace com facilidade, entretanto, uma nova mecânica foi implementada, na qual podemos arremessar garrafas para distrair o inimigo e avançar para novas áreas. Embora tenha sido compartilhada com os usuários, a demonstração não mostrou como esse sistema funciona na prática, despertando a curiosidade dos novatos e veteranos da franquia.

A criatura bizarra que te persegue estará sempre por perto, então aproveite para coletar o maior número de utensílios para sobrevivência e evitar andar pelos corredores novamente. Em alguns trechos, a luz estava acesa, levantando suspeitas de que Grace poderia estar na RPD, mesmo após os destroços que ocorreram anos depois dos incidentes de Raccoon City.
Em diversos momentos, a demonstração apresentou a perspectiva em primeira pessoa de Grace Ashcroft fugindo da stalker, apesar de estar visivelmente exausta e ferida após passar um longo período presa em um dispositivo de transfusão. Essa abordagem do trailer cria uma sensação angustiante da protagonista, deixando toda a sala de apresentações da Capcom assustada.
Afinal, primeira ou terceira pessoa?
Sem sombra de dúvidas, essa será uma das perguntas mais comentadas durante a análise! Resident Evil Requiem permitirá que os jogadores alterem a perspectiva de câmera entre primeira e terceira pessoa. É válido ressaltar que a visão em terceira pessoa da Grace permite se aprofundar ainda mais no mapa com uma câmera ampla.
- Resident Evil Requiem conta com o modo em primeira pessoa e terceira pessoa, permitindo realizar essa alteração a qualquer momento no menu.

Ao mostrar a visão geral, pude sentir que o jogo realmente foi desenvolvido para jogar apenas na primeira pessoa. Os gritos e sustos fazem parte total da experiência, portanto, recomendo jogar com um fone ou headset quando o game for lançado.
Primeiras Impressões de Resident Evil Requiem – PROMISSOR E DIVERTIDO!
Assim como na análise anterior, fica evidente que a Capcom está totalmente preparada para o desenvolvimento de Resident Evil Requiem, consolidando-se cada vez mais como uma das gigantes da indústria de games. Sendo um grande fã da franquia, admito que sou suspeito para falar sobre Resident Evil, mas é inegável o impacto que a série tem no mercado e na comunidade de jogadores.
Infelizmente durante a sessão, não tivemos acesso a novos conteúdos que permitissem que a equipe jogasse, mas certamente, o game cumpre muito bem o seu papel, retornando as origens de como um bom Resident Evil deve ser. O sistema de arremesso de garrafa também está disponível, o que pode ser uma ótima oportunidade para escapar a qualquer momento de seus golpes.
Resident Evil Requiem é um jogo essencial e que se tornará um grande sucesso em seu lançamento final! É possível notar que a Capcom está realmente empenhada no projeto, criando um novo universo assustador em um local inóspito.
É realmente emocionante viver esse momento, principalmente por estar tão perto da demonstração. Não restam dúvidas… Onimusha e Resident Evil Requiem são os melhores jogos do evento!