Buscando ajudar o meio-ambiente, a Razer anunciou o Restorify, uma solução oferecida pelo braço de tecnologia financeira da empresa (Razer Fintech) para e-commerces. A iniciativa funciona através de uma ferramenta de monitoramento e rastreamento da neutralização de carbono dos produtos da marca e foi lançado durante a COP27, a vigésima-sétima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.
O Restorify tem a missão de identificar a emissão de carbono ocasionada por compras, para auxiliar no objetivo mundial de atingir um OCDE de US$ 147/tonelada de CO2 até 2030 para viabilizar projetos de neutralização do poluente até 2050. A ferramenta, através da transparência, busca facilitar então a percepção de comércios da percepção de carbono, para poderem compensar ela – inclusive contando com a ajuda dos consumidores, se o momento for propicio.
Essa é só mais uma das iniciativas da Razer, que vem cada vez mais priorizando a redução de emissões em seus produtos, além de também estar tendo a reciclagem como um de seus principais objetivos. A empresa atualmente adota o conceito “Life Cycle Thinking”, mostrando que ela está tentando seguir as melhores práticas sustentáveis a fim de reduzir as emissões nos principais estágios do ciclo de vida de seus produtos, desde o fornecimento de minerais até a fabricação, transporte e descarte.
Nossa abordagem de ciclo de vida nos permite desenvolver intervenções que levem à redução das emissões, mas os créditos de carbono ainda terão um papel importante nessa transição para que nos tornemos totalmente neutros em carbono.
Min-Liang Tan, cofundador e CEO da Razer.
Para os consumidores, o carrinho de compras rastreável oferecido pelo Restorify permite que eles possam visualizar os rastros de carbono de determinado produto para que possam tomar decisões mais conscientes tendo em vista a neutralização do carbono.
Além disso, no momento da finalização da compra, os consumidores terão o poder de compensar a emissão dos produtos adquiridos por meio dos créditos de carbono de dispositivos já aposentados e verificados.
Por fim, ao adquirir os créditos, os consumidores receberão um certificado detalhando a quantidade total de emissões que foram compensadas por sua compra, que tipo de projeto os créditos apoiaram e em qual país, bem como o padrão de certificação. Essas transações fracionadas individuais são registradas digitalmente na ESGpedia, onde os consumidores podem acompanhar seus esforços de compensação de carbono.