Em 2023, eu tive a oportunidade de jogar o ótimo Achilles: Legends Untold, um RPG de ação isométrico que me lembrou um outro jogo que eu gostava muito – Spartan: Total Warrior. Agora, 2 anos depois, o estúdio polonês Dark Point expande a franquia com Achilles: Survivor, um RPG de sobrevivência nos moldes de Vampire Survivors.
Se você jogou o game anterior, vai encontrar muitas familiaridades aqui, o que explica como o estúdio conseguiu entregar um projeto novo em tão pouco tempo. Todos os assets foram reaproveitados e muitos dos sistemas foram transportados para esse estilo de jogabilidade focado em sobrevivência.
Um frescor bem-vindo
Caso você nunca tenha jogado um título do gênero bullet heaven, em games como esse, você só pode mover o seu personagem. Todos os ataques são automatizados. Pode parecer simples, mas, caso você já tenha se deparado com o já mencionado Vampire Survivors, você sabe o quanto games desse tipo podem ser viciantes.
Contudo, Achilles: Survivor não é uma mera cópia. Ele consegue entregar ideias frescas e uma temática formidável, afinal, quem não ama a mitologia nórdica? Durante as fases, além de sair correndo enquanto coleta experiência e escolhe os poderes, os jogadores podem montar estruturas como lança-chamas, pilares com espinhos, um pequeno centro de reabastecimento de HP e mais, tornando o loop ainda mais dinâmico.

Dá até pra construir um cavalo de tróia que spawna aliados de maneira esporádica para batalhar contra os inimigos próximos. Cada estágio apresenta um objetivo principal e tarefas secundárias que garantem louros. Na medida que o tempo passa, eventos vão acontecendo no cenário.

Fendas aparecem com inimigos mais fortes, explosivos. Porões e baús também surgem pelo mapa, agilizando a progressão temporária e permanente do jogador. Uma surpresa excelente é que temos vários personagens jogáveis, de classes diferentes, que ajudam a trazer variedade para o loop de jogabilidade.
E a cereja do bolo é que esses personagens estão todos conectados à mitologia grega, o que certamente deve agradar os apaixonados por história como eu. Uma coisa que Achilles: Survivor acerta em cheio é no ritmo da progressão. Em cada tentativa, você vai estar desbloqueando coisas novas, seja talentos permanentes que aumentam coisas como dano ou vida, ou classes novas. Isso ajuda a tornar o game ainda mais viciante, afinal, a descarga de dopamina é pesada!

Fúria do Olimpo
Eu joguei Achilles: Survivor no PlayStation 5 Pro e, para a minha surpresa, tive uma série de problemas técnicos. No menu principal, o jogo detecta o idioma em português, contudo, o game permanece todo em inglês.
Além disso, as quedas de frames foram perceptíveis em vários trechos, o que é estranho visto que o game não demanda tanto do hardware. O problema mais irritante é que em MUITAS runs eu usei um poder e acabei ficando preso no chão, perdendo a run inteira.
Como joguei de maneira antecipada, existe a possibilidade de atualizações corrigirem o problema rapidamente, contudo, até o momento de escrita dessa análise, ele ainda acontece com uma certa frequência.
Review de Achilles: Survivor – Vale a Pena?
Achilles: Survivor entrega uma dose cavalar de diversão descompromissada com uma temática amplamente amada no mundo inteiro. Além disso, ele tem êxito na difícil tarefa que é trazer inovação em um gênero que recebe mais e mais exemplares em um ritmo mensal.
A Dark Point fez um trabalho ótimo em expandir o que agora é uma franquia e que merece ser mais conhecida mundo afora. Se você é um apreciador do gênero bullet hell, recomendo dar uma chance ao game. Caso contrário, Legends Untold pode ser uma ótima porta de entrada antes de mergulhar em Survivor.
Achilles: Survivor é um ótimo jogo da agora franquia da Dark Point Games. O projeto consegue inovar em um dos gêneros mais competitivos do mercado atualmente.
Pontos Positivos
- Ambientação fantástica
- Variedade absurda de personagens e magias
- Progressão tem um pacing ótimo
Pontos Negativos
- Quedas de frames
- Sem PT-BR
- Bug que prende o personagem no chão
- História
- Jogabilidade
- Visuais
- Desempenho
- Som