Desde o lançamento, venho jogando Arc Raiders quase toda noite. Já sobrevivi a situações impossíveis, já perdi equipamento que eu jurava nunca perder e já fui traído quando menos esperava. Eu tinha testado o jogo nas fases beta, então cheguei empolgado e posso dizer, nesta review de ARC Raiders, poucas experiências me deixaram tão tenso em 2025.
Antes de jogá-lo, The Alters, era o MEU jogo do ano, mas acho que ele acabou de perder o trono!

Somos a esperança de Speranza
ARC Raiders se passa em um futuro distante, muito tempo depois de uma força de máquinas assassinas conhecida como ARC ter devastado a Terra e empurrado a humanidade para o subterrâneo.
A gente assume o papel de RAIDERS, pistoleiros que vivem em Speranza, uma espécie de Zion da franquia Matrix. Para manter esse refúgio respirando, é preciso subir à superfície e agir como verdadeiros catadores: pegar tudo que estiver ao alcance e sobreviver para contar a história.

Em nossa base, podemos evoluir nosso personagem, comprar equipamentos, assim como construir bancadas de armas, utilitários, e muito mais. Lá também há os comerciantes, os mesmos dão missões para o nosso Raider, algumas de coleta, outras de consertar coissa na superfície e por aí vai.
Gameplay tenso, estratégico e com IA de respeito
Arc Raiders segue o formato de shooter com extração: você sobe, coleta recursos e tem um tempo limite, geralmente de 15 a 20 minutos, para concluir objetivos antes de voltar pelo elevador para Speranza. Se morrer, perde tudo que não estiver no bolso seguro.

Essa estrutura já cria peso, mas o diferencial real é a inteligência artificial dos Arc. Fazia muito tempo que eu não via inimigos tão inteligentes e agressivos:
- Flanqueiam quando você tenta se esconder
- Sobem em telhados para abrir ângulos de ataque
- Te perseguem até o fim
- Coordenam emboscadas entre si
- Causam muito dano
É um padrão de IA que deveria virar referência no gênero. Às vezes, parece que você está lutando contra outros jogadores. E isso muda completamente seu comportamento, afinal a decisão de enfrentar ou não um ARC é crucial. Se atirar, saiba que vai passar um inferno!

Atirar é gostoso e…..PERIGOSO
Falando em tiro, a gunplay é excelente. Atirar é gostoso, o feedback visual e sonoro é nítido, e no controle dá para sentir a vibração de cada disparo. É aquela sensação de que cada bala tem um feeling maravilhoso. Atirar com um FERRO IV para matar ARCs e atirador com um GRAMPO para matar Raiders em um ambiente apertado, você decide.
O mapa não é lotado de inimigos o tempo todo. Há momentos mais lentos, caminhando e vasculhando o cenário. Pode parecer monótono por alguns instantes, mas basta aparecer um Arc gigantesco para o coração voltar a acelerar e rápido demais, diga-se de passagem.
As máquinas são o terror, mas o PvP existe
Outros Raiders podem aparecer a qualquer momento. E aí vem a tensão social:
esse encontro vai virar uma parceria ou uma traição? Ainda bem que temos o VOIP para comunicação, além de emojis, gestos e frases para ajudar. Quem se aventurou pela Zona Cega em The Division , sabe do que estou falando.
Essa imprevisibilidade gera histórias incríveis. Já fiz equipe sem combinar nada, já dividi loot com um desconhecido e já morri porque um “parceiro” me deu um tiro logo após derrubarmos um Arc feroz. Vou confessar que pensei em mandar uma mensagem pra ele via PSN.
Dito isso: o PvP ainda é meio travado. No x1 contra humanos, o gameplay não tem a mesma fluidez do PvE. Melhora com prática, mas claramente pode evoluir.
Um mundo perigoso, estiloso e bonito de explorar

A direção de arte combina sci-fi com um clima de faroeste espacial. A superfície tem personalidade: limpa, aberta, com ruínas, prédio, etc. Não é o jogo mais bonito do mundo, mas dentro do gênero ele impressiona e cria uma atmosfera marcante.
Os sons são um espetáculo à parte. Alarmes robóticos, explosões que denunciam combate alheio, e sinalizadores subindo ao céu sempre que alguém cai. O jogo te dá pistas o tempo todo sobre onde existe perigo, mas isso pode ser uma oportunidade para os aventureiros.
Personalização, loja justa e espaço para collabs
Você pode personalizar seu Raider com roupas, mochilas, capacetes e estilos variados, além de gênero, tom de pele, cabelo, cicatrizes e mais. É simples, mas dá identidade.

A loja merece elogio: se você gostar só do chapéu, pode comprar só o chapéu.
Nada de pagar por um conjunto inteiro só por uma peça legal.

Colaborações com outras obras devem acontecer, espero que de forma criativa, e não espalhafatosa. Tem potencial para ser bem divertido.
Progressão e bugs: tem espaço pra melhorar
Tudo que você faz dá XP: saquear, matar Arc, eliminar outros Raiders… é praticamente impossível não subir com XP no fim da partida. São 75 níveis no lançamento, e a evolução é interessante, mas poderia ser melhor.

Tive a sensação que minhas habilidades não evoluem como deveriam, por exemplo, tem uma que você aumenta o vigor do seu Raider, algo que, na prática, eu não senti em nenhum momento.

O nosso Raider dá uma sensação que estamos jogando The Evil Within, onde o nosso personagem cansa com uma facilidade enorme. Assim como outra habilidade de fazer menos barulho ao abrir caixas, etc. Algo que eu também não senti acontecer na superfície.
Além disso, o mesmo acontece parecido na evolução das armas e peças que acoplamos nela. Melhora, mas não é algo tão perceptível quanto deveria ser.
Alguns bugs na superfície
Mas encontrei problemas técnicos no PS5 base:
- Cenário demorando para carregar
- Travamentos que exigiram reiniciar o jogo
- Personagem atravessando pedras ou deslizando estranho
Não arruinam a experiência, mas precisam de patch rápido.
O que esperar daqui pra frente
Mesmo com apenas quatro grandes áreas e alguns tipos de Arc, já tem conteúdo suficiente para muitas horas e a Embark deixou claro que vai expandir. Novos inimigos, eventos e até uma quinta área já aparecem nos planos.
O jogo foi feito para crescer como serviço, como Helldivers 2. Se o suporte continuar firme, Arc Raiders tem tudo para se tornar um dos grandes destaques do gênero.
O jogo nasceu como live service e tem tudo para crescer igual (ou melhor) do que Helldivers 2.
Considerações finais desta review de ARC Raiders
Finalizo esta review de ARC Raiders, fazendo uma pergunta retórica: Vale a pena jogar? A resposta é: sem dúvida! Arc Raiders é um dos shooters mais intensos e surpreendentes de 2025. A IA dos ARCs é sensacional, a gunplay é de primeira e o PvE entrega histórias que você vai querer contar depois.
Sim, o PvP pode melhorar e há alguns bugs. Mas o que já existe aqui é uma base forte, viciante e cheia de personalidade. Pretendo voltar para a superfície muitas vezes. E sigo na minha missão pessoal: recuperar meu FERRO IV que levaram!
Curtiu esta review de ARC Raiders? Tá jogando o game ou pretende jogar? Comente!
Nunca foi tão tenso esperar um elevador
ARC Raiders acerta onde realmente importa para um jogo de sobrevivência cooperativa: inimigos que pensam, reagem e punem qualquer vacilo. A sensação de enfrentar as máquinas e conseguir escapar com o que você encontrou é o que dá valor a cada partida e isso o jogo faz muito bem.
A experiência não é perfeita. O PvP ainda precisa de ajustes para ficar mais fluido, e alguns bugs técnicos atrapalham aqui e ali. Mesmo assim, quando tudo engrena, o ciclo de explorar, lutar e tentar voltar vivo mantém o foco da atenção o tempo todo.
No fim, ARC Raiders vale o tempo investido, especialmente para quem gosta de PvE com desafio real. Há espaço para crescer nas próximas atualizações, e isso pode torná-lo ainda mais forte com o tempo. Torço para uma indicação ao jogo do ano, o meu voto é dele!
Não pode faltar na sua biblioteca
- IA dos inimigos: oferece um dos combates PvE mais inteligentes e difíceis que experimentei
- Atmosfera de tensão constante: cada incursão te deixa mais tenso e entusiasmado
- Coop viciante: jogar com amigos é maravilhoso
- Exploração recompensadora: tudo te dá XP
- Direção visual e mundo: visual muito bonito e mapas interessantes
- Gunplay maravilhosa e estratégica
- Efeitos sonoros dão um show a parte
Cadê aquela habilidade que conquistei?
- PvP travado: confrontos entre Raiders poderiam ser bem mais fluídos.
- Problemas técnicos: crashes e pequenos bugs de cenário atrapalham às vezes.
- Progressão de personagem e evolução de armas poderiam ser melhores
- Visuais
- História
- Efeitos Sonoros
- Jogabilidade
- Desempenho