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    Home » Review: Atelier Yumia – The Alchemist of Memories & the Envisioned Land (PS5)
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    Review: Atelier Yumia – The Alchemist of Memories & the Envisioned Land (PS5)

    Leonardo LimaLeonardo Limamarço 14, 20259 Mins Read
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    review atelier yumia
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    Com lançamento marcado para 21 de março de 2025, a franquia Atelier, bastante conhecida por ser um JRPG com foco maior em exploração, criação de itens e desenvolvimento de personagens, receberá seu próximo grande lançamento: Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land.

    Semelhante a Final Fantasy, a cada novo Atelier, somos apresentados a uma nova protagonista e um novo universo, sem ligações com os jogos anteriores, salvo algumas continuações, como Atelier Ryza que possui 2 sequências.

    Será que esse novo Atelier faz jus a franquia e nos agracia com um RPG com uma boa história, gameplay, criação de itens e personagens? É isso que você vai descobrir nesse review de Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land.

    A História

    No universo de Atelier Yumia, ao morrerem, as memórias dos seres vivos retornam para a terra, gerando uma energia chamada mana. Os alquimistas utilizam dessa energia para a criação de diversos itens.

    Ao iniciarmos o jogo, somos apresentados a Yumia, uma jovem alquimista que está ajudando uma equipe de expedição a explorar um continente que a algum tempo foi destruído por uma enorme explosão de mana e que atualmente está com uma grande concentração da mesma, representada por uma névoa branca, o que acaba por afetar negativamente os seres humanos.

    Protagonista do jogo (imagem: Leonardo Lima)

    O objetivo da equipe é entender o que ocasionou a explosão, e com a ajuda de Yumia, controlar a concentração de mana em todos os locais do continente para que a exploração continue e o convívio humano possa retornar.

    Mesmo possuindo um tom mais leve, a história já começa nos mostrando os locais destruídos pela explosão de mana, e um certo preconceito para com os alquimistas, pois a alquimia é considerada uma prática proibida e tem-se dito que os próprios alquimistas foram os culpados pela explosão na região.

    Durante a jornada, Yumia é auxiliada por uma máquina voadora chamada Flammi, que foi entregue a ela por sua falecida mãe, que também era alquimista, e por alguns personagens, que inicialmente entram em seu grupo para ajudar na exploração a mando do capitão da expedição, mas que conforme a história progride, se tornam grandes amigos da protagonista.

    Isla, uma das companheiras de Yumia (Imagem: Leonardo Lima)

    Cada personagem tem seus motivos pessoais para participar da exploração e conforme a trama progride, esses motivos são mais e mais explorados. Todos possuem um grande carisma e são muito bem trabalhados na história.

    No geral, a trama do jogo é muito bem escrita, com diversas reviravoltas, mistura muito bem um tom mais leve em algumas partes e um tom mais pesado em outras. Yumia a cada momento tenta se provar como uma ótima alquimista e provar que os alquimistas não são ruins, mas conforme a campanha progride, certas descobertas acabam afetando bastante nossa protagonista.

    Isla e seu irmao Viktor (Imagem: Leonardo Lima)

    A Exploração

    Uma das bases de Atelier Yumia, e de todos os jogos da franquia, a exploração é vital para conseguirmos itens diversos para utilizar na alquimia. Neste jogo em especial, Yumia cria diversos apetrechos para ajudar na locomoção e exploração.

    Podemos utilizar de uma espécie de baioneta, a qual faz parte da arma que Yumia utiliza nas batalhas, para atirar em itens que estão em locais mais altos ou que não conseguimos acessar normalmente, podemos utilizar até mesmo uma motocicleta, que nos dá maior mobilidade e rapidez, para acessar mais rapidamente áreas muito distantes.

    Yumia e sua arma descendo uma escada (Imagem: Leonardo Lima)

    Nossa personagem possui um estoque de energia que é consumido conforme criamos itens, exploramos partes com grandes concentrações de mana, usamos certos acessórios como a moto, e quando caímos de alturas muito altas.

    Durante a exploração, é vital ficar atento ao medidor de energia pois caso ele acabe, nossa mobilidade diminui bastante. Existem diversas maneiras de recuperar essa energia como: coletar certas plantas especiais localizadas no mapa e até mesmo criando um gerador de energia.

    Descendo em uma espécie de tirolesa (Imagem: Leonardo Lima)

    Existem diversos pontos marcados nos mapas onde podemos encontrar monstros normais, monstros maiores, que dão recompensas melhores, podemos encontrar um tipo de partícula especial, para criar os recipientes dos itens, calabouços com diversos itens valiosos em seus interiores, entre várias outras coisas.

    Ao explorarmos e batalharmos, conseguimos pontos de experiencia, que aumentam o nível dos nossos personagens, proporcionando melhores estatísticas, e liberando mais habilidades. Temos uma arvore de habilidades, que melhoram nossa exploração, nossa produção de itens e auxiliam nas batalhas, liberando mais habilidades especiais. Conforme liberamos mais opções, melhor fica nosso gameplay.

    O Combate

    Temos aqui uma das partes mais legais do jogo, pois semelhante a Atelier Ryza, jogo que antecede Atelier Yumia, novamente temos um sistema que busca misturar combates de turno com combates de ação.

    Durante a exploração, ao encostarmos em um inimigo, entramos no modo de combate, onde nossa mobilidade é reduzida, nos possibilitando dar alguns passos da esquerda pra direita, e vice e versa, e mudar nossa distancia dos inimigos com um pulo pra trás e um passo pra frente. A estratégia consiste em evitar áreas demarcadas onde os inimigos vão utilizar os golpes. À primeira vista pode ser algo simples, mas na pratica é bastante legal e intuitivo.

    A dificuldade começa quando existem vários inimigos na batalha, nas quais as áreas para evitar os ataques diminuem bastante, e em certos bosses, a área que será desferida os ataques mudam constantemente. Aí que entra a estratégia nas batalhas, evitar os ataques e utilizar os ataques e habilidades dos personagens para zerar a vida dos monstros.

    Um pouco da batalha (Imagem: leonardo lima)

    Todos os personagens possuem habilidades para serem usadas a curta distancia e a longa distância. Cabe ao jogador testar e escolher quais habilidades usará com mais frequência. Yumia por exemplo, ao ficar a longa distância, pode usar um ataque bem poderoso que atinge diversos inimigos na batalha.

    Um dos chefes do jogo (Imagem: Leonardo Lima)

    Cada habilidade dos personagens possui uma quantidade especifica para uso, ao utilizarmos por completo, devemos esperar alguns segundos para a mesma recarregar. Podemos equipar certos itens para utilizar em momentos específicos, como itens para curar nossos personagens e até mesmo bombas, itens causadores de dano, para utilizar em momentos em que a fraqueza de um inimigo estiver abalada.

    Podemos equipar 3 personagens no time principal e deixar 3 personagens de apoio, para o caso de algum personagem desmaiar. Durante o combate, controlamos apenas um personagem, o restante é controlado por IA, mas sempre podemos alternar o controle entre eles, além de podermos determinar o comportamento deles nas batalhas, deixando-os mais agressivos ou defensivos.

    Tela de seleção de times (Imagem: Leonardo Lima)

    O Sistema de Alquimia

    A criação de itens é a parte principal do jogo, pois nos possibilita enfrentar inimigos mais fortes, construir acessórios para nos ajudar na campanha, e até mesmo criar a nossa própria base. Acredite, é possível criar quase tudo com a alquimia, até mesmo uma moto.

    Para a pratica de alquimia, devemos seguir alguns caminhos. Primeiramente precisamos criar um recipiente. Conforme progredimos na história, exploramos os mapas e fazemos missões secundárias, aprendemos a criar diversos recipientes e para isso, precisamos de um tipo especial de partícula e alguns outros itens que conseguimos durante a exploração.

    Criando um recipiente (Imagem: Leonardo Lima)

    Depois de criado o recipiente, podemos dar seguimento e partir para a criação dos itens, os quais também necessitam de materiais que conseguimos explorando os mapas e enfrentando monstros, a exploração e as batalhas são essenciais. Um grande detalhe aqui é que a animação da criação dos itens é belíssima.

    Criando um item com alquimia (imagem: Leonardo Lima)

    Durante a exploração, conseguimos diversos tipos de itens, com diversas qualidades. O principal ponto na criação dos itens é fazer combinações buscando sempre utilizar os melhores materiais para conseguir itens com maiores qualidades e efeitos, os quais possuem melhores bônus e melhorias para os personagens.

    Problemas Importantes

    Por ser um jogo com muitas mecânicas, é necessário que tenham muitos tutoriais para explicar aos jogadores como proceder no jogo, mas infelizmente, senti que alguns tutoriais são um pouco confusos e alguns menus não ajudam muito o jogador.

    Por exemplo, ao criar um item de cura, ele vai para um baú no acampamento, mas eu demorei um pouco para entender em como equipa-lo para utilizar em uma luta. Acredito que a desenvolvedora necessita rever alguns tutoriais para proporcionar um melhor entendimento e aproveitamento ao jogador.

    Desempenho

    Atelier Yumia possui 2 modos gráficos, o modo de qualidade e o modo de desempenho, padrão para os consoles atuais. Eu particularmente não senti diferença nenhuma, estranhamente, no desempenho entre os 2 modos, me parece que ambos rodam a 60. Pode ser que no modo qualidade possa haver mais quedas dependendo da quantidade de coisas na tela, mas em toda minha jogatina foram poucas as partes em que houveram quedas de FPS.

    Um dos grandes cenários do jogo (Imagem: Leonardo Lima)

    Gráficos e Som

    A franquia Atelier nunca foi muito sinônimo de gráficos, a empresa sempre optou por focar na ambientação, e nesse novo jogo, isso não poderia ser diferente. Somos agraciados o tempo todo por diversas localizações extremamente bonitas, e com vida. Visitamos diversas comunidades, cada uma mais diferente que a outra.

    Belíssima localização, mesmo que dominada pela mana descontrolada (imagem: Leonardo Lima)

    O visual dos personagens e monstros é baseado no estilo gráfico Cel-Shading, que lembra muito estilo artístico de um anime, o tempo todo me senti jogando um anime de fantasia medieval.

    Por outro lado, por ser um jogo novo, é de se esperar que exista uma evolução gráfica comparado com seu irmão mais novo, Atelier Ryza. Infelizmente não percebi uma grande evolução. Em certas partes, senti que Ryza era mais bonito e mais polido. Espero que melhorem isso com algumas atualizações.

    Nina, uma das companheiras da protagonista (Imagem: Leonardo Lima)

    Dublado somente em japonês, temos aqui uma dublagem excelente, excelentes músicas com um tom mais calmo durante a exploração e musicas mais animadas durante as batalhas. Padrão da franquia.

    Infelizmente, o jogo não possui nem legendas em português, o que atrapalha bastante jogadores brasileiros que não possuem um alto entendimento do inglês. Já é hora da desenvolvedora dar um foco maior no brasil né?

    Review de Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land – Vale a Pena?

    Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land é uma ótima nova entrada na franquia, possui uma ótima história, excelentes personagens, uma gameplay que mistura bem batalhas de turno com uma mobilidade maior e mais ação. Peca um pouco com alguns tutoriais um pouco confusos e em pouca evolução gráfica comparada com seu irmão mais novo, mas seus pontos fortes fazem valer a pena a compra para quem é fã do gênero.  

    8.4
    Pontos positivos
    1. História bastante rica
    2. Personagens carismaticos
    3. Gameplay viciante
    Pontos Negativos
    1. Falta de legenda em portugues
    2. Alguns tutoriais e menus confusos
    3. Pouca evolução gráfica
    • História 9,5
    • Desempenho 8,5
    • Visuais 7,5
    • Jogabilidade 9
    • Som 9
    Atelier Yumia: The Alchemist of Memories Koei Tecmo Review
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