O que acontece se você misturar Fall Guys, Five Nights at Freddy’s e adicionar uma pitada de Round 6? O resultado será o Finding Frankie! Lançado no dia 25 de Outubro para PC e com lançamento previsto para agora dia 11 de Abril nos consoles, o jogo foi desenvolvido pelo estúdio SUPERLOU e publicado pela Perpetual Europe.
Finding Frankie é um jogo indie do gênero de terror mas que traz uma proposta diferente por envolver elementos de parkour na sua gameplay. Basicamente o jogo irá te colocar em uma corrida com cenários ao estilo Scape Room onde você terá que resolver alguns Puzzles, à medida que você utiliza do parkour para poder avançar nos ambientes, e é claro, enquanto foge de ameaças que querem te eliminar de forma definitiva do jogo, se é que você me entende.

Quando eu disse que o jogo me lembrou muito o Fall Guys é porque simplesmente o game possui vários dos desafios presentes no Fall Guys, como o Fall Mountain, onde o jogador tem que chegar ao topo da montanha enquanto as armadilhas do cenário tentam te derrubar. Slime Climb, onde você tem que chegar no topo também, porém enquanto um rio de slime sobe para tentar te afogar. O Roll Out, onde você deverá permanecer na plataforma enquanto se desvia de objetos indo em sua direção. E o Hex-a-gone, que é aquele joguinho onde o piso vai caindo e você deve ser o último a sobreviver.

Já com relação ao Five Nights At Freddy’s, o jogo traz uma grande semelhança ao trazer monstros animatrônicos, como o Frankie, o coelho mágico, e o Henry Hotline, um monstro humanoide com aparência de telefone, que tentarão constatemente eliminar você da corrida. E, por fim, o Round 6, pois se você falhar durante os jogos, a sua morte é certa. Porém, se você conseguir vencer os jogos e a corrida, no final poderá ganhar um prêmio de 5 milhões de dólares.

História
A história do Finding Frankie já se inicia com o seu personagem comprando o cereal Frankie’s Fruit Flakes no mercado e ganhando uma fita premiada de brinde. A fita premiada em questão iria colocar ele na maior corrida de obstáculos com parkour de trampolim interno do mundo. O que ele não sabia era que essa corrida poderia custar a vida dos participantes. Então você será colocado em um game show com mais de três andares de pistas de obstáculos, onde o vencedor irá receber o prêmio de 5 milhões de dolares.

Você já irá iniciar o jogo dentro de um galpão vendo as instruções da corrida. Ao terminar o vídeo, você poderá encontrar logo em frente o uniforme de coelho da corrida e mais para frente a linha de largada junto com os outros três participantes. E aqui o jogo já começa de forma intensa, pois um dos participantes decide queimar a largada e sair na frente e o Frankie simplesmente aparece do nada e come vivo o participante. A partir daí você deverá correr pela sua vida e para conseguir fugir do parque, além, é claro, de conseguir o desejado prêmio.

Assim que você se livrar do Frankie, o jogo irá te apresentar o tutorial em um pequeno trecho do parque onde você poderá se familiarizar com os comandos e a gameplay do jogo. Depois que você concluir o percurso, aí o jogo de verdade irá começar.

Durante o jogo você irá encontrar diversos cenários com vários puzzles ou minigames diferentes que você precisará vencer para progredir no jogo. Um dos Puzzles mais comuns que você irá encontrar no Finding Frankie é o de ativar vários quadros de energia ao mesmo tempo que ficarão escondidos no cenários, e que por muitas vezes você terá que usar do parkour para conseguir acessá-lo. E assim você deverá fazer até chegar ao último desafio do Finding Frankie e finalmente conseguir vencer o jogo, garantindo sua sobrevivência e o prêmio.

Mecânicas
Sobre as mecânicas do jogo, logo no menu principal você poderá fazer alguns ajustes de áudio, como legendas e idioma que inclusive tem o português brasileiro, e ajustar os volumes de música, efeitos e ambiente. Você poderá ajustar também as configurações de jogo, como os botões para os comandos de movimento, que por padrão já vem com o pular no X, correr no L2 e agachar ou deslizar no R2.

Eu tentei fazer uma alteração nos comandos de corrida e agachar que para mim ficariam mais dinâmicos usando os botões L3 e R3, mas por algum motivo o jogo não aceita colocar comandos neles. Então acabei deixando da forma padrão mesmo. Ainda é possível também editar a opção de inverter eixo y e alterar o FOV, que é o campo de visão do jogador.
Então é uma mecânica bastante simples, sem complicações, e que você não deverá ter problemas para se adaptar. Logo no início, no meu caso, custou um pouco para mim ficar correndo pressionando o L2, pois normalmente corro usando o L3, e ficar pressionando o gatilho cansou um pouco minha mão. Mas logo depois acabei de acostumando, e não seguiu sendo um problema para mim.
Além dos ajustes, ainda é possível acessar sua classificação global no jogo. No Finding Frankie, você poderá ver seu tempo correndo no canto inferior esquerdo, o que com certeza será um prato cheio para os speedrunners de plantão.
Gameplay
Com relação à gameplay do Finding Frankie, ela é bem simples e sem maiores mistérios, visto que você terá poucos comandos sendo eles correr, pular, agachar, deslizar e interagir com os objetos. Além disso, os cenários trazem pistas de obstáculos bastante intuitivas e bem trabalhadas, o que torna o jogo bastante dinâmico e gostoso de progredir.

Mas não se engane achando que o jogo será mamão com açúcar! Haverá várias pistas de obstáculos com puzzles que poderão demandar mais tempo para serem resolvidos ou até mesmo os minigames do Fall Guys que com certeza farão com que você morra algumas vezes antes de conseguir pegar o jeito. Além disso, se as armadilhas não te matarem, com certeza os animatrônicos o farão! Haverá vários momentos em que Frankie e o Henry irão te perseguir enquanto você tenta completar a pista de obstáculos, e caso eles te alcancem, aí é game over meu bruxo!

Apesar de você ter um objetivo principal bem definido que é vencer a corrida, esse não será a única atividade que você terá para fazer durante sua gameplay. Será possível você explorar ambientes e pistas secretas que terão Easter Eggs e colecionáveis que poderão te render trófeus, além de trazerem um pouco mais de detalhes sobre a história do Finding Frankie. Então, por exemplo, você poderá encontrar o verdadeiro Frankie em uma das salas de câmera e ele irá te falar que o game show é a única coisa que impede a falência do Palácio do Parkour do Frankie.

Esse jogo também é bem tranquilinho de platinar, contendo 15 trófeus e sendo que a maioria deles está relacionado a história principal do jogo, sendo necessário só passar dos cenários para ganhar o troféu.
Algumas considerações finais minha é que o jogo, apesar de ser de terror, não causa tanto medo assim. Aqui, diferentemente de um Resident Evil 7 ou um Outlast da vida, que você estará em ambientes mais escuros e tenso o tempo inteiro, o Finding Frankie irá se apoiar mais em Jumpscares e os personagens, por terem uma aparência mais animada, não causarão tanto medo. Então se você for cagão para jogo de terror, assim como eu, isso não será problema.
Esse jogo também não é longo. Para falar a verdade, ele é bem curtinho, levando em torno de 2 horas ou menos para você conseguir zerar. E você ainda poderá jogar quantas vezes quiser para quebrar seu próprio recorde ou recordes globais.

Para concluir, Finding Frankie é a combinação perfeita de parkour e elementos de terror e garante uma experiência intensa e imersiva. Com certeza será uma boa pedida para os fãs do gênero, e até mesmo para os que não curtem muito games de terror, por ser um jogo dinâmico e simples que acaba prendendo a atenção do jogador, e por isso eu dou nota 7 de 10 para esse game.
Uma experiência de terror com parkour intensa e imersiva!
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Som