Indika é um jogo, se é que podemos usar essa denominação pra ele, bem diferente do comum. Isso é entregue já na premissa da aventura: controlamos Indika, uma freira que conversa com o próprio Demônio.
A ideia central do projeto do estúdio da Odd Meter é um tanto inusitada mas esperada, evocando quase que um Tolstói reverso. O lendário autor russo defendia que Deus está em nosso interior e o estúdio segue a mesma tese, usando uma figura mais controversa.
E o controverso aqui é uma palavra perfeita para descrever nossa protagonista. Indika é uma freira menosprezada entre suas semelhantes e, após causar várias desventuras, é enviada para fora do monastério em uma missão.
Completamente focado na narrativa, Indika não é um jogo para quem tem estômago fraco ou mente fechada. A cada trecho, a fé da personagem é questionada, visando gerar reflexão no jogador. Se você se considera uma pessoa fervorosamente religiosa, recomendo passar longe.
A medida que progredimos na história, que conta com duração de 3 horas, a fé de Indika é colocada mais e mais a prova e conhecemos todo o background da personagem, descobrindo inclusive por que ela se tornou uma freira.
No fim, Indika é uma história sobre o controle. Sobre as várias formas dele, seja através de instituições políticas ou religiosas. É um título que usa o absurdo para nos convidar à racionalidade e que, felizmente, faz isso com maestria e um roteiro inteligente.
Indika no PS5
O jogo não é nada exigente e roda sem problemas no PS5. Os loadings praticamente não existem, toda a parte sonora é impecável e os diálogos estão formidáveis graças à atuação impecável do elenco.
Curiosamente, o jogo congelou uma vez perto do fim e a única forma de solucionar o problema foi tirando o cabo de força do console.
Fora esse episódio, não tive nenhum bug ou crash. Por ser bem curto, a platina pode ser obtida entre 2 a 3 horas. O jogo conta com seleção de capítulos e nenhum troféu é perdível.
Review de Indika: Vale a pena para alguns
Indika é um walking simulator com um baixo nível de interatividade que foi esculpido com um propósito bem claro – criticar instituições e fazer os jogadores refletirem.
Se você busca algo mais dinâmico ou um jogo propriamente dito, melhor procurar outro game para se divertir.
-
Narrativa
-
Jogabilidade
-
Visuais
-
Som
-
Desempenho