Ah, Kirby. Em toda sua fofura e esforço absurdo em derrotar entidades sombrias que roubam sua comida, a visão da bolota da Nintendo é sem dúvidas uma das mais importantes marcas da indústria – seus jogos podem nem sempre ser excelentes, mas servem como um bom conforto para jogadores.
Kirby’s Dream Buffet, para Nintendo Switch, é mais um exemplo desse cenário – só que saindo dos padrões da franquia para uma abordagem mais semelhante com Fall Guys – Kirbys e Waddle Dee competindo em provas bizarras que envolvem comidas. O resultado é um jogo simples e bem interessante, como falamos em nossa review:
Uma divertida abordagem para Kirby
É importante frisar, logo de cara, que este jogo não é uma experiência como os outros Kirbys – ou seja, não espere uma grande campanha nem nada do tipo. O foco de Dream Buffet é o jogador engajar em partidas Multiplayer em que o principal objetivo é coletar o maior número de morangos possíveis para se consagrar campeão da competição.
A diferença é que conforme Kirby vai coletando os morangos, ele vai crescendo de tamanho, dificultando um pouco seu controle ao mesmo tempo em que consegue ter uma área de aderência maior – permitindo a maior captura da fruta e também ser um problema maior para seus oponentes.
Junte a isso as frutas especiais espalhadas pelos percursos, que rendem habilidades diversas para Kirby que podem tanto auxiliar na captura de pontos quanto também atrapalhar ainda mais seus adversários, e a fórmula do jogo está completa. Assim como Fall Guys, não é complexo, ele só é divertido.
E isso é bom! Veja, não precisamos que todo jogo seja um grande arcabouço de mecânicas e profundidade, basta às vezes nos entreter em um momento de descanso do trabalho, por exemplo – e Kirby’s Dream Buffet faz isso perfeitamente.
Além disso, para quem não quiser jogar online, o jogo conta com uma vantagem em relação a sua principal inspiração – existe um modo offline, que serve como um bom treino mas também uma forma de jogar o título em sessões rápidas nos momentos em que internet não estiver disponível.
Pouca variedade não deixa o cardápio perfeito
Em outro ponto, porém, ao mesmo tempo em que o jogo é divertido, existe uma baixíssima variedade nas competições, tornando ele um tanto quanto… cansativo, após algumas horas – em especial para quem está acostumado a cabeçudar esse tipo de título, como em Fall Guys.
Kirby’s Dream Buffet é uma estrutura muito diferente, incentivando mais as partidas rápidas do que as horas e horas coladas na tela do portátil. Ele é um jogo para distrair, e isso é importante de entender – principalmente considerando que mesmo com a possibilidade de liberar outras skins para Kirby, no fim o jogo não tem um sistema real de incentivo para você ganhar partidas além da realização pessoal.
Isso cria um cenário curioso, em que jogadores podem experimentar o game como uma experiência realmente temporária ou esperar algo muito maior por ser algo com o pedigree da Nintendo – a realidade, porém, é que se trata de um título com preço menor do que R$ 100 e com uma proposta bem definida, dependendo mais do jogador saber e ter noção disso do que qualquer outra coisa.
Conclusão
Kirby Dream’s Buffet é uma experiência curiosa. Ele diverte ao mesmo tempo que frustra pela falta de conteúdo, mas dependendo da abordagem do jogador, pode se tornar algo quase terapêutico.
Eu gostei bastante do jogo, embora não tenha jogado mais do que quatro horas por perceber rapidamente que já havia visto o que tinha disponível nele. Ao mesmo tempo, em momentos rápidos de descanso, me vejo ligando o Switch Lite e rapidamente entrando em uma partida, saindo alegre e satisfeito, além de até mesmo feliz.
Ele não vai mudar a indústria, mas para donos do Switch sem dúvidas é uma experiência bem agradável e que merece uma chance, no fim.
[content-egg module=Amazon template=custom/simple_list]