Existem várias formas de explorar o terror em videogames. Podemos ter algo cheio de jumpscares, algo mais ligado ao desconforto e também sempre algo mais conectado ao desespero existencial – particularmente, este último é o meu favorito, já que envolve muito mais nossas percepções em geral do que qualquer outra coisa.
E foi nessa toada que me surpreendi bastante com Little Goody Two Shoes, jogo publicado pela Square Enix e produzido por desenvolvedores portugueses, que mostra o terror em uma pequena vila a protagonista começa pouco a pouco a priorizar a ganância de seus objetivos. Confira nosso review a seguir:
Ganância e gerenciamento de recursos
Em Little Goody Two Shoes, você controla Elise, uma personagem criada em uma pequena vila extremamente religiosa e que, independentemente dos valores que foram colocados em sua educação, espera obter fama e dinheiro de maneira abundante. Essa ganância faz com que a personagem encontre sapatos vermelhos e que dão o título ao jogo, e com eles seus conflitos com sua vila começam.
É na verdade interessante como o jogo coloca esses conflitos como uma metade importantíssima do gameplay em um quase simulador de dia a dia. Elise, durante a manhã, deve ajudar a vila, conhecer pessoas, auxiliar de diferentes maneiras, seja coletando coisas ou mesmo somente ouvindo alguns dos habitantes, para que possa continuar sendo vista como uma menina de Deus, enquanto a noite, onde o grosso do jogo acontece, ela deve explorar uma floresta de seus pesadelos enquanto lida contra seus próprios demônios vindos de sua ganância.
É nessa segunda parte que o jogo se mostra um quase survival horror, com os terrores do psicológico da pequena garota vindo à tona em todo momento e sua barra de sanidade e de fome sofrendo danos notáveis enquanto ela tenta chegar ao fim do período. É surreal e um tanto assustador, principalmente conforme o jogo progride e mais percebemos que tudo isso se trata de uma manifestação da psique de Elise e de sua ganância, gerando desconforto para os jogadores que entendem a interpretação dos desejos e sua deturpação a noite – algo que tenho certeza que muitos de nós já passaram em diferentes momentos da vida.
Estética noventista dá um charme a mais para o jogo
Little Goody Two Shoes se apresenta nas descrições de loja como um jogo que remete muito a era PlayStation dos videogames, e é fácil entender o porquê disso. Desde seu começo até cada uma das cutscenes ou cenas de diálogo a estética do jogo remete aos animes e videogames dos anos 1990, o que traz um charme e sensação bem único em 2023 para o jogo.
A trilha também conta com momentos felizes e momentos mais assustadores, que parecem sugar a alma do jogador para um momento mais terrível, e tudo isso também ao mesmo tempo lembrando títulos como Tokimeki Memorial ou outros clássicos da estética noventista do PlayStation de maneira genial, ainda que com o gameplay de gerenciamento de recursos modernos permita que o jogo se destaque e não fique maçante.
Além disso, os puzzles conseguem parecer modernos ao mesmo tempo que por conta da estética, conseguem remeter a essa época dos videogames. É um processo bem interessante e que sem dúvidas mostra bem como o jogo é bem feito, sem ficar apelando para nostalgia em todos os momentos – a dosagem certa pode construir um clássico, afinal.
E é nesses aspectos de clássico que o jogo se destaca, trazendo uma experiência consolidada e efetiva que por mais que, de longe, pareça um tanto entediante na descrição, se torna extremamente engajante para quem está com o jogo em mãos, já que tudo é suficientemente dinâmico para transformar o jogo em uma experiência única e bem construída dentro de suas limitações.
Review de Little Goody Two Shoes: Vale a Pena!
Não será um dos concorrentes ao GOTY, sem dúvidas, mas Little Goody Two Shoes é um daqueles jogos que quem jogar não esquecerá tão cedo, seja pela estética ou mesmo pelo horror psicológico leve que ele usa.
Além disso, contando com vários finais e com diferentes formas de interpretar e reagir a ações do mundo, o jogo conta com um clássico fator replay bem colocado, mais uma vez rementendo aos clássicos de PlayStation.
Se tiver uma oportunidade, recomendamos que jogue Little Goody Two Shoes. Ele está disponível para Nintendo Switch, PC, Xbox Series X/S e PS4/PS5, por US$ 19,99.
- História
- Jogabilidade
- Visuais
- Trilha Sonora