Lançado originalmente no Super Famicom em 1994, Live A Live marcou a geração e se popularizou com suas mecânicas de RPG tático que estavam surgindo no mercado de games. 30 anos se passaram e a Square Enix resolveu dar uma segunda chance para o clássico que até então não havia emplacado no território nacional. Com a crescente demanda de JRPG’s no mercado, o Remake HD-2D de Live A Live finalmente foi lançado no PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC, tornando-se acessível para aqueles que nunca haviam jogado ou sequer conheciam a franquia. É válido ressaltar que o jogo apresenta 7 narrativas e períodos históricos distintos, evitando uma conexão entre os personagens. Pensando nas inovações técnicas e reformulações ao longo dos últimos anos, a Square Enix nos brindou com narrativas envolventes, personagens carismáticos e diálogos que causam impacto. Hoje você irá conhecer Live A Live, um JRPG clássico que merece a sua atenção!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PlayStation 5 cedido pela Square Enix!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Conhecendo os 7 heróis
Antes de iniciar a jornada por Live A Live, os jogadores terão a oportunidade de escolher um dos 7 protagonistas presentes no game. Para tornar esta Review ainda mais dinâmica, apresentarei os nossos heróis na lista abaixo:
- Pré-História – Guiado pelos instintos pré-históricos, um jovem chega à idade adulta através da sobrevivência e caça.
- Velho Oeste – Como nos filmes de “bang-bang”, controlamos um andarilho procurado pelas forças locais
- China Imperial – Para encontrar um sucessor leal, o mestre de Kung Fu parte em uma incessante por um guerreiro
- Edo no Japão – Conhecido em seu tempo, um jovem shinobi recebe uma missão secreta
- Dias Atuais – Um artista marcial busca se tornar um dos guerreiros mais fortes do mundo
- Futuro Próximo – Em busca de proteger seus aliados, um jovem com poderes psíquicos é capaz de controlar os ataques
- Futuro Distante – A vida de um robô é assombrada por uma tragédia ocorrida no espaço
Os capítulos de Live A Live são relativamente curtos, podendo levar até 3 horas para serem concluídos. Esta duração poderá aumentar ou diminuir de acordo com as habilidades dos jogadores, principalmente para aqueles que nunca tiveram contato com RPG’s por turno.
Conforme progredia na minha narrativa, pude sentir que o jogo não forçava os jogadores com grinds desnecessários! É importante ressaltar que Live A Live poderá ser jogado em qualquer ordem, sem a intenção de seguir uma linha cronológica principal ou até mesmo um script.
O péssimo sistema por turnos
O sistema por turnos é um dos principais pilares que afastam os jogadores dos JRPG’s! Mesmo sabendo que Live A Live trata-se de um Remake e que poucas alterações foram realizadas, o sistema por turnos não é intuitivo e se torna cansativo com o passar do tempo. Desta maneira, os inimigos avançam no mapa com uma quantidade limitada de movimentos, utilizando barras de ações que são consumidas após determinados ataques.
Os jogadores também poderão utilizar habilidades especiais para causar dano em mais de um inimigo ao mesmo tempo. Mesmo assim, será necessário realizar um gerenciamento para não ser abatido ou derrotado com golpes básicos do oponente. Embora a proposta do sistema por turnos seja exatamente essa, o jogo não oferece “recompensas” que tornem a experiência justificável ou que force o jogador a realizar um grind constante para adquirir novos itens.
Gráficos e Level Design
Embora o jogo ofereça belíssimos gráficos HD-2D que são alternados com pequenos trechos em 3D, infelizmente não podemos dizer o mesmo sobre o seu Level Design! Com poucos ambientes exploráveis, os jogadores passarão inúmeras vezes pelas mesmas áreas já que ambas são pequenas e possuem poucos detalhes que possam agregar na narrativa. Se você já jogou Chrono Trigger ou Octopath Traveler através do Nintendo Switch ou outra plataforma, tenho certeza que irá notar as semelhanças visuais de ambos projetos. Embora o sistema de grind de Final Fantasy pareça repetitivo, o Level Design acabou me incomodando menos do que a sequência constante presente em Live A Live. Em suma, seus gráficos agradáveis compensam as falhas do Level Design que poderiam ter sido mais caprichadas.
Caso você tenha jogado, o que achou sobre isso?
Trilha Sonora
O jogo possui uma trilha sonora exclusiva composta pelo icônico compositor Yoko Shimomura, responsável por títulos como Kingdom Hearts e muito mais! Essa relação harmônica da trilha sonora e efeitos sonoros remetem a momentos de paz e liberdade mesmo em eras devastadas por inimigos perigosos. Durante minha jogatina, fui deixando a trilha sonora me levar graças ao headset que tornava esta conexão ainda mais viva. A sensação de liberdade e todo o contato com os cenários é indescritível, tornando-se o jogo com uma das melhores trilhas sonoras de 2023 (em minha opinião).
Onde foram parar as legendas em PT-BR?
Diferente de Final Fantasy Pixel Remaster, o game não recebeu legendas em Português do Brasil, tornando a experiência ainda mais limitada e menos atrativa. Esta transição e falta de legendas não fazem o menor sentido já que a Square Enix possui um histórico e carinho muito grande com o povo brasileiro. Talvez a baixa popularidade do jogo acabou evitando que a empresa realizasse este “corte” na versão nacional.
Embora os JRPG’s não façam parte da cultura do povo brasileiro, é inadmissível que os jogos não possuam legendas para o nosso idioma em pleno 2023. Que pisada na bola!
Vale muito a pena jogar Live A Live!
Mesmo com os problemas em seu Level Design e a falta de legendas em português do Brasil, Live A Live é uma experiência que merece ser compartilhada por todos os jogadores! Com a chegada do JRPG no mercado brasileiro, novas pessoas tiveram a curiosidade de conhecer o game, principalmente por evitar grinds desnecessários que aumentam apenas o tempo de duração do jogo. Tudo isso se enquadra em gráficos estonteantes e uma trilha sonora composta pelo lendário Yoko Shimomura. Em suma, o jogo é divertido e a compra é obrigatória, porém, minha indicação é aguardar uma futura promoção ou baixar através do PC com um pack de legendas para aqueles que não possuem conhecimento da língua e querem se aprofundar ainda mais da lore. Dito isso, o que você está esperando para jogar?
Live A Live é uma grata surpresa para 2023, entretanto, seus problemas no sistema de combate e falta de legendas em Português do Brasil poderão desmotivar os jogadores!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos e Level Design
- Trilha Sonora
- Desempenho