Martha is Dead é um jogo controverso e um tanto quanto perturbador. Será que em meio a tantos jogos de terror psicológico ele se destaque e surpreenda o público? Saiba que ele leva a experiência ao limite, te deixando desconfortável do começo ao fim e mexendo com o pior lado do ser humano. Uma experiência única que você só encontra neste título incrível da Wired Productions.
Martha is Dead será lançado no dia 24 de fevereiro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC (Steam e Epic Games Store).
Antes de começar, eu gostaria de alertá-los que Martha is Dead aborda temas sensíveis como suicídio, automutilação, desmembramento, aborto e desfiguração de corpos humanos. Muitas das cenas apresentadas no game causam desconforto e ataques de ansiedade que podem ser prejudiciais para alguns espectadores. Esteja preparado para iniciar a jornada de Martha quando seu psicológico estiver totalmente equilibrado.
Caso esteja passando por momentos difíceis e não sabe mais o que fazer, ligue para o CVV (Centro de Valorização a Vida) 188, onde especialistas da área estarão disponíveis 24 horas para atendê-lo da melhor maneira possível!
Um agradecimento mais do que especial para a Wired Productions por ter fornecido a Key do jogo de forma gratuita e antecipada.
Pode ficar tranquilo(a), esta Review é totalmente livre de Spoilers!
O que é Martha is Dead
Martha is Dead é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa ambientado na Itália de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Na trama controlamos Giulia, a irmã de Martha que busca descobrir como sua irmã gêmea morreu durante uma sessão de fotos no Lago próximo de casa. Nosso principal objetivo é coletar pistas que comprovam sua morte e o resultado disso tudo pode ser um tanto quanto chocante. Durante o game, acabamos descobrindo novos dramas e potenciais inimigos que estariam envolvidos na morte de sua irmã, causando ainda mais dúvidas em Giulia sobre o possível assassinato. O jogo faz uma mescla de sonho e realidade deixando o jogador imaginar se tudo aquilo foi real ou apenas parte da imaginação perturbada da garota. É justamente isso que deixa o jogo cada vez mais cativante e fornece aquela sensação de dúvida o tempo inteiro, sem precisar apelar para o terror, comprovando mais uma vez que a mente do ser humano pode ser o verdadeiro problema. Esteja preparado para revelações bombásticas sobre potenciais assassinos e vivencie momentos únicos de caos sobre a guerra que causou muitos danos a diversas famílias.
Encontrando provas
Em Martha is Dead, nosso principal aliado é a câmera de Giulia, capaz de encontrar provas espalhadas pela floresta. Logo que tiramos uma foto, retornamos para casa com o objetivo de revelar a imagem através do processo de exposição da fotografia, muito utilizado antigamente já que as câmeras eram analógicas. O processo é feito totalmente pelo jogador, desde tirar a melhor foto com o melhor ângulo até a revelação da imagem, mas tome cuidado! Você não vai querer perder esta imagem de jeito nenhum.
Através da fotografia desbloqueamos alguns mini trechos da história que podem ser úteis para a exploração e ambientação da Segunda Guerra Mundial, como por exemplo um capacete que pode ser encontrado próximo a floresta.
O jogo também possui diversos “upgrades” para a câmera, desde skins até itens essenciais para fotografar como um tripé ou lente infravermelho para captar espíritos espalhados ao redor do game.
Missões secundárias
O jogo possui diversas missões secundárias que estão espalhas pelo mapa e que podem ser de grande ajuda para a exploração, já que muitas pessoas possuem um certo grau de dificuldade para alavancar em jogos que possam conter alguns puzzles. Não senti dificuldade em Martha is Dead, no qual estava sendo guiado o tempo todo facilitando a jogatina e focando apenas na história e na pressão psicológica fornecida pelo título. Convenhamos que é extremamente frustrante ficar preso em puzzles desnecessários que ocorrem muitas vezes em jogos de terror, mantendo sempre aquela fórmula de caçar um determinado item em um mapa gigantesco.
Cenas perturbadoras de Martha is Dead
Chegamos ao momento mais intrigante e que tornou o título ainda mais popular graças a censura recebida nos consoles da PlayStation. Como havia mencionado anteriormente, o jogo possui uma temática totalmente pesada e que pode chocar as pessoas mais sensíveis com temas de automutilação e até assassinato. O jogo sabe utilizar esse recurso para deixar o jogador ainda mais tenso durante a maior parte da trama, sem ser aquele tipo de terror forçado cheio de jumpscares. Não pense que você irá tomar sustos, já que a maior parte do game tenta manter o foco de mexer com seu psicológico. Confira abaixo uma das cenas que ficou popular devido a violência extrema:
Obs: O vídeo a seguir pode causar incômodo no leitor. Caso se sinta incomodado, pule o vídeo imediatamente.
Infelizmente a versão de PlayStation recebeu uma censura capaz de ser notada durante a gameplay. Assim que jogar Martha is Dead no PC, pretendo fazer um comparativo sobre as versões do PC e PS5. Já os usuários do PC e Xbox poderão disfrutar do game sem cortes. Vale ressaltar que no menu do game podemos utilizar o filtro de censura disponibilizado pela empresa, mas, eu não recomendo caso queira ter uma experiência completa e que será capaz de mexer com o jogador.
Escolhas de impacto
Algumas escolhas estão presentes em Martha is Dead e que podem impactar em resoluções de mistérios futuros. Saiba qual o momento certo de realizar determinada missão e fique atento a todos os toques e diálogos de Giulia para não perder nenhum trecho da narrativa. Podemos também utilizar cartas de Tarot todos os dias para revelar alguns acontecimentos futuros de cada dia. Saiba que ele pode fazer toda a diferença em suas escolhas futuras!
Uma das mecânicas presentes no game consiste em fazer ligações para alguns contatos que desbloqueamos conforme progredimos. Você pode fazer uma ligação se passando por outra pessoa para obter informações essenciais para as missões principais ou secundárias.
Martha is Dead não te assusta
Deixando claro novamente, Martha is Dead é um título de terror psicológico no qual mexe totalmente com a cabeça do jogador. Não pense que você estará jogando Outlast, onde diversos jumpscares estão presentes. O título atende o jogador que busca ser impactado mentalmente e psicologicamente, então não espere terror constante, mesmo que o jogo possua uma lenda local sobre a Mulher de Branco. Acredite, você não irá gostar de conhecê-la!
Bugs
Durante toda minha gameplay, tive problema com bugs apenas 2 vezes. Na primeira vez meu jogo congelou e tive que reiniciar, perdendo um pouco do meu progresso. Na segunda vez Giulia acabou saindo do mapa sozinha e atravessando o mar. É claro que em nenhum momento estes bugs foram capazes de estragar toda a experiência única que Martha is Dead fornece, porém podem frustrar por conta da perda de progressão. Vale ressaltar que no momento da análise, nenhum patch de correção estava presente, mas, o jogo receberia uma atualização corrigindo todos esses problemas no dia do lançamento oficial.
O jogo não é repetitivo mas…
Se tem algo que me incomoda em jogos de terror/terror psicológico são as repetições constantes em ir do ponto A+B coletando um item e voltando. Notei a mesma similaridade em Martha is Dead, apesar da grande variedade de missões que o jogo fornece. Giulia precisa ir para floresta, tirar uma foto e voltar para sua sala de revelação de imagem. No dia seguinte, a mesma coisa acontece e isso se repete algumas vezes mesclando os objetivos para não se tornar tudo tão igual. Gostaria muito que o título inovasse um pouco mais neste aspecto. Lembrando que isso não tira o brilho e destaque que o game merece, mas que poderia ser diferente dos títulos que já estamos acostumados no mercado.
Fonte utilizada em Martha is Dead
Muitas vezes nos sentimos incomodados com a fonte utilizada para a escrita no game. Como joguei ele totalmente em italiano, muitas vezes não conseguia captar o que a mensagem transmitia. Algumas vezes tive que me aproximar da televisão para conseguir ler aquelas letras miúdas. Infelizmente é impossível alterar a fonte, podendo apenas expandir o tamanho da escrita, o que não facilita no entendimento. É totalmente compreensível que a empresa tenha escolhido esta fonte para dar um ar de antiguidade.
Uso do DualSense
Quando joguei pela primeira vez não estava muito confiante sobre a utilização do recurso do DualSense mas aos poucos fui sentindo a diferença conforme avançava na história. Podemos sentir o movimento dos passos e a mudança climática em diversos momentos. Não é algo inovador mas me surpreendeu que a empresa utilizou muito bem o controle.
Gráficos
No quesito gráficos, o jogo surpreende entregando itens detalhados, como podemos observar em quadros espalhados pela casa, itens ao redor da mini cidade, no cemitério e em quase todas as partes dividas pelo game. O jogo todo aparenta estar rodando no modo desempenho a 30FPS, com grande foco e destaque nos detalhes. Infelizmente (até o momento desta review) o jogo não fornece nenhuma opção de Modos de Jogo como Desempenho ou Fidelidade, forçando o jogador a manter sempre os 30FPS constantes, que incomodam os players da nova geração. Alguns bugs de texturas também foram relatados durante a jogatina mas acabaram passando batido muitas vezes.
É incrível o trabalho realizado por Luca Dalcò, o fundador e diretor da LKA, com sua visão brilhante em Martha is Dead. Vale destacar que a LKA é um grupo de apenas 10 pessoas e que foram capazes de realizar este projeto incrível e com muita imersão, causando diversas reações nos jogadores.
Trilha Sonora
Algumas pessoas consideram trilhas sonoras antigas bizarras e eu não discordo! Felizmente o jogo soube utilizar músicas marcantes para a época, assim como algumas informações disponibilizadas sobre a guerra. A trilha sonora te deixa tenso e em muitos momentos percebemos que o rádio desliga sozinho, dando a impressão de que não estamos sozinhos. O sentimento de melancolia está presente conforme avançamos e novas músicas acabam surgindo. O jogo foi totalmente caprichado e com boas escolhas nas músicas temáticas… ponto altíssimo para a empresa!
Legendas e Dublagem
O jogo possui legendas em Português do Brasil, facilitando o entendimento do jogador, principalmente por se tratar de um título focado totalmente em sua narrativa. Além disso, a dublagem italiana ficou perfeita e combinando demais com cada personagem de Martha is Dead. Realizei o teste com a dublagem em inglês e o resultado é impressionante, trazendo muita emoção nos diálogos, deixando claro todo o amor empenhado neste projeto.
Apesar do estúdio ser pequeno, podemos notar o carinho e respeito pelo público brasileiro, diferente de muitas empresas que sequer pensam em nosso país.
Vale a pena comprar Martha is Dead!
Sem dúvidas o título apresenta conteúdos polêmicos e que causam desconforto no usuário, mas que geram uma grande curiosidade. Em Martha não é diferente, você só irá querer parar de jogar quando descobrir quem matou Martha. Entretanto, o título merece uma chance mas o preço não colabora muito para a realidade do brasileiro nos consoles. O jogo é altamente recomendado para os jogadores que possuam uma boa sanidade mental e que não sejam sensíveis aos temas abrangentes. Recomendo jogar Martha is Dead mas aguarde uma futura promoção do game. Caso você seja um jogador do PC, poderá comprar o título sem medo!
Review em vídeo
Caso você tenha interesse, nossa review em vídeo já está disponível no YouTube! Confira abaixo:
Compre o jogo aqui
- PlayStation 4 e PlayStation 5
- Xbox One e Xbox Series X|S
- Steam PC
- Epic Games Store PC