Os amigões da vizinhança, Peter Parker e Miles Morales, retornam em uma jornada épica para defender Nova York, desta vez, estrelando a versão definitiva de Marvel’s Spider-Man 2 para PC!
Lançado originalmente em 20 de outubro de 2023 para PlayStation 5, o jogo ganhou uma versão para PC somente em 2025, trazendo promessas de melhorias significativas no desempenho, gráficos aprimorados com resolução 4K e 120FPS e melhorias na tecnologia de Ray-Tracing.
Apesar das novidades anunciadas na versão de PC (via Steam e Epic Games Store), será que o jogo consegue obter melhores resultados do que a versão de PlayStation 5 e PlayStation 5 Pro? É isso que você irá descobrir em nossa análise técnica!
Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela PlayStation Brasil!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Revisitando a trama
Para tornar Marvel’s Spider-Man 2 grandioso, a Insomniac decidiu usar dois dos maiores antagonistas do Teioso: Kraven e Venom. Os dois personagens são introduzidos aos poucos na história e suas motivações vão sendo explicadas ao longo da trama.
A personalidade e essência de ambos segue à risca o material da HQ, que serve como um excelente chamariz para os fãs dos quadrinhos. Kraven é implacável e representa uma das maiores ameaças enfrentadas pelo Aranha.

Seus formidáveis Caçadores não descansam até que a Grande Caçada se complete, trazendo um frescor muito bem-vindo na lore. Já se tratando de Venom, o simbionte de outro planeta, sua escala de poder e múltiplas facetas são apresentadas de maneira magnífica e arrisco dizer que se tornou um dos melhores vilões de um game da PS Studios. O estúdio precisava aumentar o senso de urgência e perigo em relação ao jogo anterior e fico feliz em dizer que conseguiram isso com maestria.
- Confira nossa Review completa de Marvel’s Spider-Man 2!
Novidades da versão de PC
Como de costume, a PlayStation e a Nixxes trazem ports das versões de grandes jogos da PlayStation Studios do PS5 para PC, proporcionando diversos benefícios aos jogadores. Dentre eles, o lançamento de Marvel’s Spider-Man 2 vem chamando a atenção dos jogadores devido à uma série de melhorias apresentadas pelo estúdio. Confira as principais novidades da versão de PC abaixo:
- Gráficos aprimorados – O jogo recebeu suporte ao Ray-Tracing, garantindo melhorias significativas no sistema de iluminação e sombras.
- Recursos de Upscaling – O port recebeu tecnologias de Upscaling, como o NVIDIA DLSS 3, AMD FSR 3.1 e Intel XeSS.
- Suporte ao DualSense no PC – Ao conectar o controle DualSense no PC, os jogadores poderão desfrutar do feedback háptico e gatilhos adaptáveis, aprimorando a experiência e imersão.
- Modos Gráficos – O jogo apresenta os Modos Performance e Qualidade, proporcionando resolução em 4K e taxas de quadros de até 120 FPS.
- Trajes e Conteúdo secundário – Marvel’s Spider-Man 2 conta com todos os trajes já lançados e o modo New Game+ para todos os jogadores.
Ao iniciar meus primeiros testes na versão de PC com todas as configurações no Ultra, notei pequenos bugs nas texturas (incluindo áreas internas) e fragmentos nos rostos dos NPCs. Embora esse problema não ocorresse com tanta frequência, era perceptível durante os combates.

Durante a exploração, essas falhas se restringiam a alguns encontros aleatórios com bandidos pela cidade de Nova York. Um outro problema que me incomodou bastante foi que no lançamento de Marvel’s Spider-Man 2, o game apresentava crashes em algumas cutscenes e combates. Felizmente, esses problemas diminuíram após a segunda atualização, reduzindo os crashes.
Após a atualização, os problemas de carregamento também pareciam ter sido corrigidos no portátil Steam Deck. Para isso, fui obrigado a alterar as configurações e utilizar Protons Experimentais para conseguir rodar o jogo sem crashes ou engasgos. Além disso, tive que reduzir a qualidade de algumas texturas para garantir que o jogo se mantivesse estável a 30 FPS.

Em suma, a experiência de Marvel’s Spider-Man 2 foi um tanto quanto desastrosa, tendo em vista os problemas de desempenho constantes, falta de otimização e até mesmo crashes em momentos específicos.
Bancadas de teste para Marvel’s Spider-Man 2
Para tornar esta análise ainda mais completa, realizei testes em 5 computadores com especificações distintas. Como nosso objetivo é demonstrar os melhores resultados nos computadores, separamos abaixo algumas observações e todas as bancadas que foram utilizadas para garantir a melhor configuração, sendo um PC de entrada ou high end para os apaixonados em tecnologia.
Obs 1: O HD Seagate Mach.2 Exos 2X14 foi utilizado apenas para os testes de desempenho e carregamento.
Obs 2: Embora as recomendações mínimas exijam uma memória de 8GB RAM, o recomendado é utilizar entre 16 a 32GB de RAM.
Obs 3: Reduzir as configurações para o mínimo podem melhorar o desempenho no Steam Deck.
Obs 4: Até o momento, Marvel’s Spider-Man 2 ainda não recebeu o selo de verificação para o Steam Deck.
PC 1 – Bancada principal
- Processador Ryzen 9 9950X
- 128GB de RAM DDR5 6000MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4090
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 120 FPS (áreas internas e externas). O jogo oferece suporte ao Ray-Tracing.
- A qualidade “Muito Alta” é recomendada para GPUs de 8 GB na resolução 1440p ou GPUs de 10 GB em 4K (2160p).
PC 2 – Bancada secundária
- Processador Ryzen 9 5900X
- 64GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3080 Ti
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 120 FPS (áreas internas e externas).
PC 3 – Notebook Gamer Alienware M16 R1
- Processador Intel Core i9 13900HX
- 16GB de RAM DDR5 5600MHz
- 1 TB M.2 SSD NVMe
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4060
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Média” ou “Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 60 FPS com quedas em diversos trechos (áreas internas e externas).
PC 4 – Notebook Gamer Acer Nitro 5
- Processador Ryzen 7 4800H
- 8GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce GTX 1650
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixa”, é possível atingir picos de 30 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do game em resoluções como 720p e 1080p.
PC 5 – Steam Deck
Embora o jogo não possua certificação de compatibilidade da Steam, é possível jogar Marvel’s Spider-Man 2 utilizando todas as configurações na qualidade “Baixa” ou “Média”, garantindo resultados que oscilam entre 27/30 FPS. Nestas configurações, é obrigatório utilizar o upscaling AMD FSR 3.1
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixa” e com AMD FSR 3.1 ativado, é possível atingir picos de 27/30 FPS (áreas internas e externas).

Conclusão – Apesar do port oferecer inúmeras configurações manuais, o uso do Upscaling é essencial para manter o “bom funcionamento” do game em diversas áreas. Novas atualizações serão essenciais para melhorar o desempenho do game no PC e Steam Deck.

Review de Marvel’s Spider-Man 2 – Vale a Pena?
É até difícil acreditar que após tantos acertos nos ports de PC, a Nixxes acabou falhando com gravíssimos problemas de desempenho que foram capazes de afetar a experiência de forma negativa.
Por se tratar de um jogo tão importante e aguardado da PlayStation Studios, problemas como esse deveriam ser evitados, tendo em vista que o lançamento de Marvel’s Spider-Man 1 e Marvel’s Spider-Man Miles Morales foram muito bem recebidos pelos usuários do PC que aguardavam por tanto tempo.
Minha indicação é aguardar uma promoção do game ou até mesmo futuras atualizações que corrijam esses problemas de desempenho que podem acontecer ao longo das 20/30 horas de gameplay de Marvel’s Spider-Man 2.
Para os jogadores que planejam jogar no Steam Deck, recomendo “desapegar” dos gráficos e optar por configurações mais baixas para manter uma experiência estável a 30 FPS. Algumas ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a estabilidade do jogo; no entanto, algumas delas podem impactar significativamente na qualidade técnica das texturas.
Marvel’s Spider-Man 2 já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 5 Pro e PC.
Marvel's Spider-Man 2 traz um grande avanço gráfico ao PC, mas enfrenta problemas de desempenho e crashes em momentos cruciais da trama. Devido a esses problemas, é difícil recomendar o jogo antes que a Nixxes lance novas atualizações.
Pontos Positivos
- Recursos de upscaling
- Belíssimos gráficos em PCs de entrada e high end
- Recursos do DualSense
Pontos Negativos
- Graves problemas de desempenho
- Crashes em determinadas áreas
- Problemas de textura
- Algumas configurações podem impedir a inicialização no Steam Deck
- Gráficos
- Desempenho