Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Terror, soulslike e mais: tudo que foi mostrado no showcase da Perp Games

    janeiro 30, 2026

    Versão de Apex Legends para Nintendo Switch será descontinuada

    janeiro 30, 2026

    Project Genie: IA do Google pode mudar completamente o desenvolvimento de jogos

    janeiro 30, 2026
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Terror, soulslike e mais: tudo que foi mostrado no showcase da Perp Games

      janeiro 30, 2026

      Versão de Apex Legends para Nintendo Switch será descontinuada

      janeiro 30, 2026

      Project Genie: IA do Google pode mudar completamente o desenvolvimento de jogos

      janeiro 30, 2026

      Leilão traz super lote com vários PS5 e Xbox por R$ 6,9 mil; saiba como comprar!

      janeiro 30, 2026

      Genigods: Nezha traz ação da mitologia chinesa para PS5 e PC; veja trailer!

      janeiro 30, 2026
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review: Multiversus (PS5)
    Reviews

    Review: Multiversus (PS5)

    Dácio AugustoDácio Augustojulho 22, 20226 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    MultiVersus
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Crossovers, aquela junção de várias franquias em um grande evento, são coisas que vendem. Veja, no mundo dos videogames, a franquia Smash Bros., da Nintendo, que a cada novo lançamento se torna um sucesso e até mesmo um fenômeno cultural, pelo fato de, além de serem ótimos jogos de combate em plataformas, também dão chances aos fãs de franquias da Big N de verem o Mario batendo no Link, por exemplo.

    O fato é que a fórmula de Smash Bros. já tentou ser replicada por várias empresas com resultados que variam de qualidade – mas em 2022, acredito que pela primeira vez um oponente digno surgiu: Multiversus, da Warner. O Desconto em Games teve a oportunidade de começar a jogar o game em acesso antecipado, e contamos nossas impressões a seguir:

    Além do crossover e do fan service

    Não é Injustice 2. (Imagem: Dácio Augusto/Desconto em Games)

    Antes de prosseguir no texto, quero deixar claro meu compromisso em só comparar Multiversus com Smash Bros. nessa primeira parte da análise – não por não serem jogos que tem características em comum, mas sim para avaliar o título das franquias da Warner mais como seu produto próprio.

    Entretanto, para falar sobre um dos principais acertos do título, é importante mostrar o que torna Smash Bros. tão bom e outros jogos que tentaram surfar na mesma estrutura de gameplay parecem não ter entendido – o fan service. Veja, ter referências aos personagens e suas franquias de origem é importante e adiciona uma estrutura confortável de familiaridade e até mesmo amor com as séries para estes jogos, só que existe uma dose certa, que ainda torna o game algo próprio e não uma colagem de vários momentos que criam buzz.

    Smash Bros. faz isso com maestria desde sempre, com pequenos toques como o menu de ações do protagonista de Dragon Quest sendo retirado diretamente do jogo de origem, mas que não modificam ou saem do padrão do gameplay do título. É uma referência, mas você ainda está em Smash Bros. Multiversus repete isso com maestria, se esforçando em trazer familiaridade as peças selecionáveis sem perder o sentido com sua jogabilidade.

    Os personagens disponíveis no Acesso Antecipado do jogo. Mais serão adicionados com o passar do tempo. (Imagem: Dácio Augusto/Desconto em Games)

    Peguemos o Batman, por exemplo. O seu gancho, batarangue e demais utensílios estão presentes em seu gameplay, mas de forma integrada genialmente as batalhas, sem parecer leviano ou que está lá só por estar. Eles fazem sentido mecanicamente e, para quem não se interessar por essas coisas, são legais e dão dano. É a mistura perfeita e necessária.

    Ao mesmo tempo, quando necessário, o jogo bebe de fontes até mesmo não oficiais para deixar os personagens engajantes – é o caso com o Salsicha, que em vez do covarde bem conhecido retratado nas animações de Scooby Doo, aqui é um lutador excelente com tons de… Dragon Ball – consequência de um popular meme que existe desde 2018. 

    Quem quiser um fan service mais avançado também encontra em Multiversus. Assim como Smash Bros. muitas vezes usa jogos obscuros em menus e itens, o crossover da Warner utiliza seu sistema de skins para colocar, por exemplo, um visual do Superman de uma saga limitada dos quadrinhos dos anos 1990, DC Um Milhão, como opções. É a forma perfeita, no fim, de utilizar marcas tão fortes que estão sobre controle da Warner e ainda sim fazer uma experiência completa – e que, com dubladores como Guilherme Briggs dando vida ao Homem de Aço na versão brasileira, ainda ganham tons confortáveis, remetendo a infância.

    Multiversus e o dilema F2P

    A jogabilidade de Multiversus é básica se comparada a jogos de luta como Street Fighter e afins, mas mesmo assim consegue ter nuances o suficiente para tornar ele algo que, quanto mais treino investido pelo jogador, mais habilidoso e com chances de vitória ele fica – e isso é algo positivo, já que se trata de um jogo F2P.

    Veja, por mais que FPS e afins estejam constantemente presentes como jogos gratuitos para jogar, games de luta ainda são novatos nesse meio, o que causa que muitas pessoas fiquem com um pé atrás ou esperem políticas de monetização predatórias, que acabem impedindo o jogador de vencer caso não invista algum dinheiro no game. Multiversus mostra que o caminho é outro, disponibilizando sua monetização principalmente para acelerar o processo de liberar novos personagens ou para liberar cosméticos.

    Isso cria uma estrutura em que o jogador que se dedicar ao game e não tiver interesse em itens cosméticos poderá ter acesso a todos personagens, enquanto roupas alternativas vão chamar atenção daqueles que quiserem jogar com seus bonecos de uma maneira diferente e se destacar no online. É divertido e exatamente o mesmo modelo que jogos como Valorant e os populares MOBA fazem, e que caiu como uma luva para o universo de um jogo de luta – potencialmente se tornando o primeiro exemplo de algo que, pode no futuro, ser uma tendência.

    Ao mesmo tempo, o jogo conta com uma mecânica que, embora não seja premium, parece ser um resquício do mundo de jogos F2P – as vantagens, ou perks no original, em que antes de cada batalha o jogador pode customizar seus personagens com habilidades ganhas durante as lutas.

    Essa customização é algo comum em F2P, mas não sei se estou sendo um tanto protetor do meu gênero favorito, só que em luta me parece algo que tira um pouco da graça dos combates. Ambientes controlados em que as habilidades de cada boneco são imutáveis me parecem incentivar mais a melhoria e o treino, enquanto o uso das vantagens pode criar situações em que, mesmo com esforço, os oponentes sejam imbatíveis pela escolha de um poder específico – embora, sendo sincero, não encontrei nada do tipo nas minhas horas em Multiversus, talvez sendo então um medo infundado.

    Conclusão

    Multiversus é um jogo excelente, e que sinto pode ser uma porta de entrada para muitas pessoas para o gênero de luta como um todo. Com um elenco empolgante, visuais bonitos, direção sonora primorosa e referências constantes aos mundos que amamos, mas que em nenhum momento mudam a forma em que o título se apresenta como um exemplar eficaz das pelejas virtuais, ele com certeza é uma surpresa agradável.

    Agora, para ele continuar sendo interessante e com base de jogadores ativas, só precisamos que a Warner continue lançando conteúdos para ele – o que faz com que, daqui a uns meses, após a agitação do lançamento ter passado, o momento perfeito para entender realmente o que será esse jogo no grande escopo do mundo dos videogames.

    Multiversus Review
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleSpider-Man é o destaque em novo trailer de Marvel’s Midnight Suns
    Next Article Devs de Gotham Knights reafirmam: Batman está morto
    Dácio Augusto

    VEJA TAMBÉM

    Notícias

    Terror, soulslike e mais: tudo que foi mostrado no showcase da Perp Games

    janeiro 30, 2026
    Notícias

    Versão de Apex Legends para Nintendo Switch será descontinuada

    janeiro 30, 2026
    Especiais

    Principais jogos que chegam em fevereiro já estão em pré-venda no Brasil

    janeiro 30, 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Sony revela jogos do PS Plus de fevereiro de 2026

    Jean Azevedo Notícias

    GTA 6 não deve ter mídia física no lançamento

    Ruancarlo Silva Notícias

    PS Plus de fevereiro de 2026 pode ter jogo “nota 70”; veja qual

    Jean Azevedo Notícias

    O Agente Secreto: final explicado, história e significado do filme

    Erick Felipe Especiais

    PS Store vaza detalhes da versão de PS5 de Kingdom Come: Deliverance 1

    Ruancarlo Silva Notícias
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.7
    Reviews

    Review: Cairn (PS5)

    Sherman Castelojaneiro 29, 202610 Mins Read
    5.9
    Reviews

    Review: I Hate This Place (PS5)

    Sherman Castelojaneiro 28, 202610 Mins Read
    7.8
    Reviews

    Review: Dynasty Warriors Origins – Visions of Four Heroes (PS5)

    Jean Azevedojaneiro 27, 20265 Mins Read
    Bombando 🔥

    Sony revela jogos do PS Plus de fevereiro de 2026

    janeiro 28, 20261 Min Read

    PS Store vaza detalhes da versão de PS5 de Kingdom Come: Deliverance 1

    janeiro 28, 20261 Min Read

    Jogo gratuito da PS Store oferece platina de 25 minutos

    janeiro 28, 20262 Mins Read
    Escolhas do Editor

    [Crítica] Terror exagerado, Socorro! é um agradável retorno de Sam Raimi às origens

    janeiro 26, 2026

    O Agente Secreto: final explicado, história e significado do filme

    janeiro 24, 2026

    Tudo o que você precisa saber sobre Fable

    janeiro 23, 2026
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Listas
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2026 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.