Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    PlayStation VR2 recebe cupom e está com preço histórico na Amazon

    novembro 28, 2025

    Dying Light: The Beast recebe atualização com New Game+ e muito mais

    novembro 28, 2025

    Top 10 jogos mais vendidos no Japão são todos do Nintendo Switch

    novembro 27, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      PlayStation VR2 recebe cupom e está com preço histórico na Amazon

      novembro 28, 2025

      Dying Light: The Beast recebe atualização com New Game+ e muito mais

      novembro 28, 2025

      Top 10 jogos mais vendidos no Japão são todos do Nintendo Switch

      novembro 27, 2025

      Novo modo 18v18 chega ao Marvel Rivals

      novembro 27, 2025

      Assassin’s Creed Shadows não receberá uma nova DLC robusta em 2026

      novembro 27, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review: Source of Madness (PS4)
    PlayStation Reviews

    Review: Source of Madness (PS4)

    Ruancarlo SilvaRuancarlo Silvajulho 19, 20225 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Source of Madness
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Source of Madness é mais um título que busca surfar na recente onda dos roguelikes. Desenvolvido pelo estúdio Carry Castle e publicado pela Thunderful Publishing, o jogo aposta em sua atmosfera de terror para se destacar dos demais games do gênero.

    A história e o mundo de Source of Madness

    Em jogos do gênero, o componente narrativo acaba sendo deixado um pouco de lado em prol da jogabilidade. Uma movimentação similar acontece em Source of Madness. Nós temos personagens e objetos que se assemelham a colecionáveis que contam um pouco da história do mundo e do que se passa nele, contudo, as informações são dispostas de uma maneira bem vaga, passando a ser facilmente ignoradas por quem joga. Inspirado fortemente nos contos de H.P. Lovecraft, considerado um dos maiores escritores de terror, o game é protagonizado pelos Acólitos.

    Ao morrer, o jogador escolhe um novo Acólito (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Nosso objetivo é descobrir os segredos ocultos da Lua enquanto lutamos contra monstros grotescos. Como falei acima, é bem díficil se importar com a narrativa, muito pela maneira que a equipe escolheu em apresentar a mesma. O protagonista, um acólito, acaba sendo trocado a cada morte. Com isso, cada personagem jogável possui habilidades passivas e magias de ataque diferentes um dos outros. Roguelikes são muito pautados em ciclos e a repetição desses ciclos, logo, esta mecânica foi bem implementada e traz uma boa diversidade para a jogatina.

    A história, se é que podemos chamar assim, é dividida em três Atos que acontecem em diversos biomas diferentes.

    Menos é mais

    Um mecanismo interessante de Source of Madness é que os inimigos são gerados de forma procedural, o que traz uma boa sensação de “novo” em cada ciclo iniciado. O problema é que apesar dos visuais dos monstros serem quase sempre uma novidade, o padrão de ataque e comportamento deles não muda, o que é um tanto frustrante. Outro detalhe que me incomodou muito é a disposição visual das coisas no jogo.

    Paleta de cores deixa Source of Madness bem confuso (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Graças a paleta de cores usadas, os monstros, o cenário e o personagem em muitos momentos se tornam uma coisa só, dificultando e muito identificar o que está acontecendo nas lutas. Também não ajuda o fato dos inimigos serem um conjunto de órgãos e membros bagunçados, trazendo muito mais um aspecto de poluição visual do que design inovador.

    Quanto mais tempo passei com o jogo, mais fiquei com a sensação de que o foco da equipe foi entregar quantidade e não qualidade. Por ser um roguelike, o objetivo principal parece ter sido o de apresentar coisas novas sempre que possível, o que acabou prejudicando alguns sistemas como o departamento visual. É difícil se conectar com um jogo, ainda mais com um roguelike, sendo que boa parte do tempo você mal consegue entender o que está acontecendo na tela. Uma mudança na paleta de cores faria um bem tremendo ao jogo!

    Os anéis de poder

    Se você já jogou algum título do gênero, já sabe o que esperar da progressão de Source of Madness. Temos melhorias temporárias, que são perdidas ao morrer, e melhorias permanentes. As permanentes usam dois tipos de recursos distintos: os orbes vermelhos e os azuis. Os vermelhos são obtidos ao eliminar inimigos comuns e os azuis ao abater monstros de elite que se assemelham a chefes.

    Progressão em Source of Madness é bem intuitiva (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Podemos liberar uma poção de cura e aumentar sua carga, adicionar cargas em nossa esquiva, liberar novos anéis que servem como armas e desbloquear outros equipamentos como amuletos e capuz. Esses equipamentos modificam os status do personagem, aprimorando categorias como life, velocidade e tempo de recarga das habilidades. A progressão é bem intuitiva e o jogador sente que está evoluindo bem, o que é fundamental para um jogo como esse.

    Os equipamentos possuem diferentes graus de raridade, trazendo um senso maior de importância para a exploração dos biomas. O combate como um todo é pautado no uso de magias que são provenientes de anéis. Existem anéis que soltam bolas de fogo, de raio, outros cortam os inimigos usando magia arcana, outros disparam projéteis que perseguem os inimigos.. A variedade de magias é legal e permite que o jogador não se canse do combate, sempre testando novas combinações. Surpreendentemente, Source of Madness não é um jogo difícil quando comparado aos outros títulos do gênero. Você pode sempre se posicionar de uma maneira que os inimigos mal te alcancem. Apesar do poder dos inimigos escalarem bastante a partir do segundo bioma, o padrão de ataque deles não muda, tornando-se facilmente desviáveis. O problema é que eles ganham muito life, tornando-se esponjas de dano e consequentemente deixando o combate bem entediante.

    Itens fazem a diferença em Source of Madness (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Source of Madness: Vale a Pena?

    Apesar de visualmente ser uma bagunça, Source of Madness consegue entregar o loop viciante que é vital para um roguelike. Mesmo que em certos trechos eu não conseguia enxergar nenhum elemento presente na tela, mesmo estando bem em minha frente, queria continuar voltando para o mundo do jogo e tentar novamente. A progressão é intuitiva e funciona bem, assim como o combate implementa boas ideias, se apoiando totalmente no uso de magias. Se você gosta do gênero, o título certamente vale a pena desde que seja comprado em uma promoção.

    • Source of Madness na PS Store (R$104,90)
    Carry Castle PS4 Source of Madness Thunderful Publishing
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleSaiba como escapar da primeira perseguição de Zurks em Stray sem ser pego
    Next Article John Romero, criador de DOOM, está trabalhando em um novo FPS
    Ruancarlo Silva
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Apaixonado por Jogos, principalmente por Indies! Você me encontra lá no Twitter: @ruancarlo97

    VEJA TAMBÉM

    Especiais

    7 fornos elétricos de bancada para aproveitar na Black Friday

    novembro 28, 2025
    Especiais

    6 tablets Xiaomi para comprar na Black Friday 2025

    novembro 28, 2025
    Especiais

    6 celulares Xiaomi com câmera boa para comprar na Black Friday 2025

    novembro 28, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    PS Plus Essential de dezembro (2025) conta com 2 jogos bônus

    Ruancarlo Silva Notícias

    PS5 Slim com leitor está saindo por menos de R$ 3.000 com cupom imperdível da Black Friday

    gspetri Notícias

    Guia de Platina: Clair Obscur – Expedition 33

    Ruancarlo Silva Guias de Platina

    Dune: Awakening está disponível gratuitamente nesta semana

    Sherman Castelo Notícias

    Once Upon a Katamari ganha primeiro DLC com várias novidades

    Sherman Castelo Notícias
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.5
    Reviews

    Review: Pools (PS5/PS VR2)

    André Custódionovembro 25, 20256 Mins Read
    8.4
    Reviews

    Review: A.I.L.A. (PS5)

    André Custódionovembro 25, 20257 Mins Read
    7.2
    Reviews

    Review: Kill It With Fire 2 (PS5)

    André Custódionovembro 25, 20256 Mins Read
    Bombando 🔥

    PS Plus Essential de dezembro (2025) conta com 2 jogos bônus

    novembro 26, 20251 Min Read

    Guia de Platina: Clair Obscur – Expedition 33

    abril 24, 202516 Mins Read

    Once Upon a Katamari ganha primeiro DLC com várias novidades

    novembro 26, 20253 Mins Read
    Escolhas do Editor

    Videogame retrô: 7 ótimos modelos acessíveis para comprar em 2025

    novembro 27, 2025

    As melhores opções de controle de Xbox para comprar em 2025

    novembro 27, 2025

    Stranger Things 5: confira o final explicado do Volume 1

    novembro 27, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.