Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Vazamento indica que Silent Hill 2 chega ao Xbox no dia 21 de novembro

    novembro 8, 2025

    SEGA anuncia redução de preço de Sonic Racing: CrossWorlds

    novembro 7, 2025

    Terry Crews se junta a Igão e Mítico em propaganda de Black Ops 7

    novembro 7, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Vazamento indica que Silent Hill 2 chega ao Xbox no dia 21 de novembro

      novembro 8, 2025

      SEGA anuncia redução de preço de Sonic Racing: CrossWorlds

      novembro 7, 2025

      Terry Crews se junta a Igão e Mítico em propaganda de Black Ops 7

      novembro 7, 2025

      Trailer destaca os modos de jogo de My Hero Academia: All’s Justice

      novembro 7, 2025

      Hollow Knight: Silksong recebe atualização 4; confira as mudanças

      novembro 7, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review: Source of Madness (PS4)
    PlayStation Reviews

    Review: Source of Madness (PS4)

    Ruancarlo SilvaRuancarlo Silvajulho 19, 20225 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Source of Madness
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Source of Madness é mais um título que busca surfar na recente onda dos roguelikes. Desenvolvido pelo estúdio Carry Castle e publicado pela Thunderful Publishing, o jogo aposta em sua atmosfera de terror para se destacar dos demais games do gênero.

    A história e o mundo de Source of Madness

    Em jogos do gênero, o componente narrativo acaba sendo deixado um pouco de lado em prol da jogabilidade. Uma movimentação similar acontece em Source of Madness. Nós temos personagens e objetos que se assemelham a colecionáveis que contam um pouco da história do mundo e do que se passa nele, contudo, as informações são dispostas de uma maneira bem vaga, passando a ser facilmente ignoradas por quem joga. Inspirado fortemente nos contos de H.P. Lovecraft, considerado um dos maiores escritores de terror, o game é protagonizado pelos Acólitos.

    Ao morrer, o jogador escolhe um novo Acólito (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Nosso objetivo é descobrir os segredos ocultos da Lua enquanto lutamos contra monstros grotescos. Como falei acima, é bem díficil se importar com a narrativa, muito pela maneira que a equipe escolheu em apresentar a mesma. O protagonista, um acólito, acaba sendo trocado a cada morte. Com isso, cada personagem jogável possui habilidades passivas e magias de ataque diferentes um dos outros. Roguelikes são muito pautados em ciclos e a repetição desses ciclos, logo, esta mecânica foi bem implementada e traz uma boa diversidade para a jogatina.

    A história, se é que podemos chamar assim, é dividida em três Atos que acontecem em diversos biomas diferentes.

    Menos é mais

    Um mecanismo interessante de Source of Madness é que os inimigos são gerados de forma procedural, o que traz uma boa sensação de “novo” em cada ciclo iniciado. O problema é que apesar dos visuais dos monstros serem quase sempre uma novidade, o padrão de ataque e comportamento deles não muda, o que é um tanto frustrante. Outro detalhe que me incomodou muito é a disposição visual das coisas no jogo.

    Paleta de cores deixa Source of Madness bem confuso (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Graças a paleta de cores usadas, os monstros, o cenário e o personagem em muitos momentos se tornam uma coisa só, dificultando e muito identificar o que está acontecendo nas lutas. Também não ajuda o fato dos inimigos serem um conjunto de órgãos e membros bagunçados, trazendo muito mais um aspecto de poluição visual do que design inovador.

    Quanto mais tempo passei com o jogo, mais fiquei com a sensação de que o foco da equipe foi entregar quantidade e não qualidade. Por ser um roguelike, o objetivo principal parece ter sido o de apresentar coisas novas sempre que possível, o que acabou prejudicando alguns sistemas como o departamento visual. É difícil se conectar com um jogo, ainda mais com um roguelike, sendo que boa parte do tempo você mal consegue entender o que está acontecendo na tela. Uma mudança na paleta de cores faria um bem tremendo ao jogo!

    Os anéis de poder

    Se você já jogou algum título do gênero, já sabe o que esperar da progressão de Source of Madness. Temos melhorias temporárias, que são perdidas ao morrer, e melhorias permanentes. As permanentes usam dois tipos de recursos distintos: os orbes vermelhos e os azuis. Os vermelhos são obtidos ao eliminar inimigos comuns e os azuis ao abater monstros de elite que se assemelham a chefes.

    Progressão em Source of Madness é bem intuitiva (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Podemos liberar uma poção de cura e aumentar sua carga, adicionar cargas em nossa esquiva, liberar novos anéis que servem como armas e desbloquear outros equipamentos como amuletos e capuz. Esses equipamentos modificam os status do personagem, aprimorando categorias como life, velocidade e tempo de recarga das habilidades. A progressão é bem intuitiva e o jogador sente que está evoluindo bem, o que é fundamental para um jogo como esse.

    Os equipamentos possuem diferentes graus de raridade, trazendo um senso maior de importância para a exploração dos biomas. O combate como um todo é pautado no uso de magias que são provenientes de anéis. Existem anéis que soltam bolas de fogo, de raio, outros cortam os inimigos usando magia arcana, outros disparam projéteis que perseguem os inimigos.. A variedade de magias é legal e permite que o jogador não se canse do combate, sempre testando novas combinações. Surpreendentemente, Source of Madness não é um jogo difícil quando comparado aos outros títulos do gênero. Você pode sempre se posicionar de uma maneira que os inimigos mal te alcancem. Apesar do poder dos inimigos escalarem bastante a partir do segundo bioma, o padrão de ataque deles não muda, tornando-se facilmente desviáveis. O problema é que eles ganham muito life, tornando-se esponjas de dano e consequentemente deixando o combate bem entediante.

    Itens fazem a diferença em Source of Madness (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Source of Madness: Vale a Pena?

    Apesar de visualmente ser uma bagunça, Source of Madness consegue entregar o loop viciante que é vital para um roguelike. Mesmo que em certos trechos eu não conseguia enxergar nenhum elemento presente na tela, mesmo estando bem em minha frente, queria continuar voltando para o mundo do jogo e tentar novamente. A progressão é intuitiva e funciona bem, assim como o combate implementa boas ideias, se apoiando totalmente no uso de magias. Se você gosta do gênero, o título certamente vale a pena desde que seja comprado em uma promoção.

    • Source of Madness na PS Store (R$104,90)
    Carry Castle PS4 Source of Madness Thunderful Publishing
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleSaiba como escapar da primeira perseguição de Zurks em Stray sem ser pego
    Next Article John Romero, criador de DOOM, está trabalhando em um novo FPS
    Ruancarlo Silva
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Apaixonado por Jogos, principalmente por Indies! Você me encontra lá no Twitter: @ruancarlo97

    VEJA TAMBÉM

    Notícias

    Vazamento indica que Silent Hill 2 chega ao Xbox no dia 21 de novembro

    novembro 8, 2025
    Notícias

    SEGA anuncia redução de preço de Sonic Racing: CrossWorlds

    novembro 7, 2025
    Especiais

    Dicas e truques para upar rápido em ARC Raiders

    novembro 7, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    PlayStation 5 está em ótima promoção no Aliexpress, confira

    lucien.gilbert Notícias

    GTA VI é adiado novamente

    lucien.gilbert Jogos

    7 celulares potentes que oferecem ótimo custo benefício e desempenho

    Eric Bortoleto Especiais

    Os 10 jogos mais aclamados da Konami segundo Metacritic

    Eric Bortoleto Especiais

    Conheça os 10 Jogos de terror mais bem avaliados no Metacritic

    Eric Bortoleto Especiais
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.0
    Reviews

    Review: Simon the Sorcerer Origins (PS5)

    André Custódionovembro 7, 20255 Mins Read
    8.4
    Reviews

    Review: Tales of Xillia Remastered (PS5)

    Leonardo Limanovembro 7, 20257 Mins Read
    6.8
    Reviews

    Review: Anima – Gate of Memories 1 & 2 Remaster (PS5)

    Renan Venturinnovembro 7, 20254 Mins Read
    Bombando 🔥

    GTA VI é adiado novamente

    novembro 6, 20251 Min Read

    Conheça os 10 Jogos de terror mais bem avaliados no Metacritic

    novembro 3, 20257 Mins Read

    As habilidades que você deve desbloquear logo no início em ARC Raiders

    novembro 3, 20253 Mins Read
    Escolhas do Editor

    6 melhores purificadores de água preto para Sua Cozinha

    novembro 7, 2025

    10 melhores jogos do PS4 segundo Metacritc

    novembro 7, 2025

    6 jogos da Nintendo que você precisa ter na coleção

    novembro 7, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.