Eu nunca fui um “cara dos carros”. Essa paixão, relativamente comum mundo afora, nunca me fisgou. É claro que eu assistia bastante o Autoesporte nos domingos pela manhã e vira e mexe me pego pensando em como deve ser a sensação de dirigir uma Lamborghini, mas o ABC técnico e a cultura do automobilismo nunca fizeram meus olhos brilharem. Bom, até jogar The Crew Motorfest. O novo jogo da Ubisoft Ivory Tower é tão bom a ponto de fazer com quem joga se interessar mais pela cultura das corridas.
Coloque o cinto e acelere comigo em direção à mais um review do República!
A beleza de O’ahu
O’ahu é uma das principais ilhas do Havaí e abriga a capital Honolulu. Com paisagens diversificadas, que vão desde florestas até cadeias de montanhas, a ilha caiu como uma luva na ideia que o estúdio teve em construir um festival de corrida pra servir como um alicerce narrativo.
Não temos uma campanha tradicional em The Crew Motorfest, mas playlists lindamente construídas que reforçam a paixão que o estúdio possui pela cultura automotiva. Temos playlists dedicadas à Porsche, aos carros do futuro, às lanchas e até à empresas reais que fazem parte do mundo automotivo, como é o caso da Liberty Walk. É fantástico poder se divertir e aprender de maneira simultânea! A coisa ganha um charme maior com os vídeos gravados por pessoas reais que trabalham nessas empresas. Um ponto negativo é que a queda de frames nas cutscenes é MUITO perceptível e prejudica um pouco a experiência.
Os tipos de corrida seguem o padrão que já conhecemos: Sprint, Circuito, Drag, Drift.. A playlist da Donut Media, outra empresa real, nos coloca pra participar de disputas icônicas do mundo dos carros como Lamborghini x Ferrari. As paisagens exuberantes de O’ahu ajudam a tornar cada corrida especial e, aliado a isso, temos a engine da Ubisoft funcionando de maneira magistral, entregando um dos jogos mais bonitos que eu já tive a oportunidade de experimentar.
Uma carta de amor ao automobilismo
The Crew Motorfest conta com mais de 600 veículos espalhados em categorias diferentes. Temos veículos de rally, drag, drift, corrida de rua, hypercars, lanchas, motos de rally, motos de rua, aviões.. E o melhor de tudo? Todos os veículos são licenciados.
Se você sempre sonhou em andar por aí montando numa Kawasaki ou pisando fundo no acelerador de uma Lambo, saiba que isso é possível no jogo. The Crew Motorfest honra ao máximo sua missão de ser uma carta de amor aos fãs da cultura automotiva. Além de conter dezenas de marcas conhecidas até por quem não entende praticamente nada desse mundo, temos opções robustas de personalização. Alterar rodas, capôs, aerofólios, aplicar LEDs. O jogo contém ferramentas o suficiente pra que você monte cada carro do seu jeito!
A progressão também se faz presente e é bem engenhosa. Cada veículo apresenta níveis que são conquistados ao equipar peças de diferentes raridades e bônus. Essas peças são divididas em categorias. A categoria de Rally tem peças diferentes do que a categoria de Drift. Mas o que é incrível é que as peças são compartilhadas entre TODOS os carros da categoria. Não existe a necessidade de ficar igual um louco grindando peças em cada um dos mais de 600 veículos.
Ajustou seu veículo? Você pode registrar o “bichão” no Custom Show para tentar ganhar votos de outros jogadores reais e ser agraciado com boas recompensas mediante a posição que você ficar no ranking geral.
Ciência de Foguete
A progressão de conta em The Crew Motorfest é um tanto confusa. Nós podemos obter experiência em três atividades diferentes: as já mencionadas Playlists, as atividades voltadas para Exploração e as atividades focadas nas disputas contra outros jogadores reais.
A variedade de tipos de corrida e atividades é gigantesca, permitindo que cada jogador trace sua rota e selecione previamente em qual atividade ele vai engajar no momento. Tirar fotos em locais históricos, disputar corridas longas contra jogadores reais ou cumprir tarefas em playlists de marcas conhecidas… Dificilmente você vai enjoar de The Crew Motorfest ou ficar sem ter o que fazer.
Após conquistar o nível 4 em cada linha do tempo e obter as merecidas recompensas, o jogador passa a conquistar experiência de Lenda, um nível geral da conta que funciona como uma espécie de Passe de Temporada e que será resetado em cada season. Sinto que a progressão poderia ter sido mais unificada e melhor explicada para os jogadores.
Além das atividades tradicionais que envolve cada uma das linhas do tempo, temos as Façanhas. As façanhas são objetivos espalhados no mundo aberto que demandam que o jogador faça algo específico. Passar por um radar em X velocidade, fugir de uma bomba, passar por checkpoints em um curto período de tempo.. São MUITAS opções. O mundo aberto também guarda uma série de colecionáveis e de tesouros que concedem uma boa quantidade de peças.
The Crew Motorfest conta com um conteúdo extremamente robusto para um jogo de corrida que só é rivalizado pelo excelente Forza Horizon.
Tunagem calibrada
Tecnicamente falando, The Crew Motorfest é impressionante. Com exceção das raras cutscenes do jogo, o game não apresenta queda de frames e a transição entre um veículo de terra, ar ou água é instantânea. O trabalho feito com a iluminação é impecável, concedendo um charme ainda maior para O’ahu. Os cenários apresentam cores vibrantes, uma flora variadíssima, além de diversos reflexos provenientes da luz do sol.
Durante a noite, a cidade ganha ainda mais vida com luzes de neon e a luz do luar. A experiência sensorial foi elevada graças aos recursos do DualSense. A incorporação realizada pela Ubisoft Ivory Tower foi uma das melhores que já vi para o controle da PlayStation e as sensações são aprimoradas graças ao trabalho sonoro.
Os sons dos motores, o barulho de um adversário usando o nitro bem atrás de você, toda essa parte de efeitos ficou impressionante. O ponto negativo vai pra trilha sonora que contém poucas faixas conhecidas ou faixas marcantes no general.
O game tem um loading considerável antes de carregar o menu mas felizmente é o único carregamento presente em The Crew Motorfest. Fora isso, pode esperar por uma das jogabilidades mais responsivas e completas no gênero. Você sente cada acelerada e cada freada, além da possibilidade de ligar ou desligar diversas funções de assistência.
Review de The Crew Motorfest: Vale muito a pena!
The Crew Motorfest é o resultado do aprimoramento de uma fórmula que começou a ser construída em Dezembro de 2014. Um pouco menos de 9 anos depois, a Ubisoft conseguiu entregar uma bela carta de amor à cultura do automobilismo, introduzindo milhões de jogadores nesse universo frenético e que preza pela liberdade. Se você gosta de carros, motos, lanchas ou aviões, esse jogo definitivamente é pra você!
A Ubisoft Ivory Tower "escreveu" uma belíssima carta de amor para a cultura automotiva, entregando uma das melhores experiências do gênero.
- Narrativa
- Jogabilidade
- Conteúdo Secundário
- Direção de Arte
- Som
- Parte Técnica