Considerado por muitos como o melhor jogo já feito na história dos videogames, The Last of Us: Parte 2 Remastered retorna com grande estilo e gráficos repaginados para o PlayStation 5. Lançado originalmente em 19 de junho de 2020, o game recebeu o título de Game of the Year (GOTY 2020), se destacou com sua narrativa profunda e gameplay fluída.
Com a chegada da série, The Last of Us se tornou uma febre mundial e despertou o interesse de pessoas que nunca tiveram contato com games. Embora não se trate de um jogo novo, o que impressiona ainda mais nesta remasterização para os consoles de nova geração são os conteúdos removidos da versão final e o novo modo “Sem Volta” (roguelike), além das melhorias gráficar perceptivas! Pensando nisso, a equipe da República DG preparou uma análise completa de The Last of Us: Parte 2 Remastered para você conferir todas as novidades presentes na versão definitiva!
Obs: A análise de hoje não será focada em sua narrativa, tendo como principal destaque seus aspectos técnicos, desempenho geral e novidades sobre a versão remasterizada.
Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido gentilmente pela PlayStation Brasil!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
As novidades da remasterização
Como um brinde aos fãs da franquia, a Naughty Dog implementou diversas novidades e modos especiais em The Last of Us: Parte 2 Remastered para os jogadores aproveitarem após finalizar a campanha. Ao acessar as configurações de visualização, os usuários poderão alterar o modo de Renderização do game, disponibilizando 2 novos resoluções:
- Modo Fidelidade – Prioriza a resolução, oferece renderização e saída em 4K e disponibiliza 30 FPS constantes (frames por segundo) em áreas internas e externas;
- Modo Desempenho – Prioriza a resolução e taxa de quadros balanceadas, renderiza em 1440, com uma resolução ampliada de até 4K e disponibiliza 60 FPS constantes (frames por segundo) em áreas internas e externas.
É importante ressaltar que a versão original do game limitava os jogadores aos 30 FPS. Além das novidades e modos de renderização, os usuários poderão desfrutar de uma experiência ainda mais imersiva com gráficos realistas graças ao suporte ao 4K. Durante as primeiras horas de gameplay, pude observar paisagens e objetos remodelados, expressões faciais ainda mais realistas e loadings curtos que levavam minutos para serem carregados no PlayStation 4.
Para oferecer melhorias gráficas significativas, The Last of Us: Parte 2 Remastered usa e abusa do suporte ao VRR (taxa de atualização variável) e o HDR para tornar as cores ainda mais vivas. Por falar em novidade, graças ao poder da nova geração e o controle DualSense, é possível sentir todas as emoções com os gatilhos adaptáveis e o feedback háptico que foi muito bem implementado durante o combate e cutscenes impactantes!
Embora o jogo não tenha sofrido com alterações em sua gameplay, é perceptível todo o capricho aplicado pela Naughty Dog em um de seus maiores projetos. Além disso, os jogadores que já possuem a versão de PlayStation 4 poderão realizar o upgrade para a nova geração por apenas R$ 50,00.
Em relação às modificações de gameplay, The Last of Us: Parte 2 oferece o sistema de skins para Ellie e Abby (similar ao Remake da Parte 1) com novas roupas, modificadores para as armas e muito mais! As alterações de skins podem ser realizadas após concluir a campanha e obter pontos para trocar por itens especiais da loja.
Ao acessar a aba de “Extras” no menu principal, podemos alterar as skins, realizar modificações durante a gameplay ativando as trapaças, selecionar filtros que alteram os gráficos do game ou até mesmo habilitar o Modo de Speedrun para bater recordes e se destacar na comunidade.
Partindo para a aba de “Bastidores”, os jogadores poderão explorar as artes conceituais de cada capítulo, assistir ao trailer da criação de The Last of Us e escutar o podcast oficial. Uma das maiores novidades desta aba são as “Fases Perdidas” que foram removidas e podem ser jogadas com comentários especiais dos desenvolvedores. Dentre elas, podemos citar:
- Festa em Jackson – novos trechos da festa e vizinhança de Jackson;
- Esgoto de Seattle – trecho de aproximadamente 10 minutos que foi cortado da versão final;
- A caçada – trecho perturbador do capítulo final de The Last of Us: Parte 2 que foi removido antes do lançamento oficial.
Para aqueles que pretendem platinar The Last of Us: Parte 2 Remastered, o jogo oferece a mesma lista de troféus da versão anterior, permitindo importar o save da versão de PS4 para todos os troféus caírem automaticamente. Além disso, o Modo Punitivo já está disponível para os jogadores hardcore que buscam uma experiência definitiva em combate e sobrevivência realistas!
Em suma, as novas adições foram muito bem-vindas e tornaram The Last of Us: Parte 2 uma remasterização obrigatória para os fãs de carteirinha da Naughty Dog!
O Modo Sem Volta (roguelike)
Levando o maior destaque da remasterização, o Modo Sem Volta acabou me surpreendendo positivamente com uma grande variedade de níveis e desafios que devem ser concluídos para derrotar o chefe final. Neste modo, os jogadores deverão escolher uma trilha para seguir com inúmeros desafios e modificadores que poderão afetar (de forma positiva ou negativa) durante o combate. O objetivo principal do roguelike é concluir todos os confrontos aleatórios e chegar no chefe final, entretanto, a morte é permanente e poderá afastar você do sucesso.
Em cada sessão, um novo mapa aleatório é gerado e novos inimigos estarão presentes para comandar cada área. Ao finalizar as sessões e concluir pequenos objetivos, os jogadores receberão moedas e sucata para comprar novos itens para a sobrevivência ou desbloquear novos personagens jogáveis para as novas sessões. Cada personagem possui um estilo de jogo e habilidades especiais para confrontos contra humanos ou Infectados, garantindo uma taxa maior de sucesso conforme o estilo de combate. The Last of Us: Parte 2 Remastered oferece 10 personagens jogáveis, sendo eles:
- Ellie
- Dina
- Jesse
- Tommy
- Joel
- Abby
- Lev
- Yara
- Mel
- Manny
Ao selecionar um personagem, o jogo disponibilizará 3 sessões do Modo Sem Volta, com confrontos aleatórios, sessões personalizadas (podem ser criadas pelos jogadores) ou até mesmo sessões diárias para disputar no ranking contra outros jogadores.
- Sessão Padrão – experiência tradicional com confrontos aleatórios e morte permanente;
- Sessão Personalizada – partidas criadas pelos jogadores, permitindo realizar ajustes nos inimigos e criar modificadores;
- Sessão Diária – partidas geradas de forma aleatória com um sistema de ranking para disputar contra outros jogadores.
OBS: Todas as sessões oferecem níveis de dificuldade que podem aumentar os multiplicadores de pontuação. Quanto mais difícil for a sessão, mais pontos para os jogadores.
Ao iniciar a gameplay, os jogadores terão acesso ao quadro de notas com diversos modos de jogo que darão acesso até o chefe final. Confira os principais modos e os detalhes abaixo:
- Caçada – sobreviva ao ataque com hordas de Infectados ou humanos durante o tempo solicitado;
- Captura – abra o cofre para coletar recompensas em apenas 2 minutos e 20 segundos ou derrote todos os inimigos do mapa;
- Ataque – sobreviva a 3 rodadas de humanos ou Infectados (tempo ilimitado);
- Resistência – proteja o seu companheiro da horda de infectados em uma pequena área;
- Desconhecido – desafio aleatório que oferece o dobro de recompensas;
- Chefe – derrote o chefe final (chefe aleatório).
Todas as missões oferecem recompensas para realizar upgrades no arsenal, habilidades e muito mais! Você também pode adquirir skins, novos inimigos e chefes ao concluir desafios.
Embora tenha me divertido muito com o Modo Sem Volta, acredito que a Naughty Dog poderia ter focado em novos modos de jogo ou até mesmo uma sessão online. Ao que tudo indica, a empresa pode estar trabalhando para oferecer novos conteúdos aos jogadores. Felizmente, o modo é divertido e prende os jogadores por horas e horas até concluir todas as missões.
Para os caçadores de plantão, o Modo Sem Volta apresenta 13 novos troféus, garantindo uma recompensa por cada personagem jogado. Prepare o seu arsenal para garantir o 100%!
A história
The Last of Us: Parte 2 transporta os jogadores para uma viagem comovente onde a vingança é a principal motivação de nossos protagonistas. Seguindo os acontecimentos cronológicos de seu título antecessor, os jogadores vivenciarão a experiência do resgate de Ellie após ser levada para o laboratório para realizar experimentos e salvar a humanidade. Não satisfeito, Joel toma uma decisão que poderia mudar a sua vida de uma vez por todas e afetar todas as pessoas que vivem ao seu redor. Em busca de respostas, Ellie promete matar todas as pessoas que cruzarem o seu caminho e impedirem a vingança contra Abby.
Com uma narrativa ousada, The Last of Us: Parte 2 se tornou um dos jogos mais importantes da indústria de games, levando mais de 200 prêmios com sua genialidade narrativa e excelência em gameplay. É importante ressaltar que este resumo não conta com spoilers, limitando os jogadores a conhecerem este universo maravilhoso!
Review em vídeo de The Last of Us: Parte 2 Remastered
Caso tenha interesse, você pode acompanhar nossa Review em vídeo abaixo:
Review de The Last of Us: Parte 2 Remastered – Vale muito a pena!
3 anos se passaram desde o seu lançamento e The Last of Us: Parte 2 Remastered continua sendo um dos títulos mais impactantes da indústria dos games! Com uma gameplay inovadora e uma narrativa emocionante, é impossível deixar de indicar a remasterização para os fãs e novos jogadores no PlayStation 5.
A remasterização trouxe consigo novidades em skins, modos de jogo e até mesmo conteúdos adicionais que foram removidos da campanha principal. Embora não tenham sido implementados na versão final, podemos vivenciar estes momentos únicos através da visão dos desenvolvedores. Além disso, o Modo Sem Volta é uma experiência divertida e que poderá segurar os jogadores por horas e horas para desbloquear todos os personagens e derrotar todos os chefes. Por apenas R$ 50,00, os jogadores poderão reviver um dos jogos mais importantes de 2020, entretanto, aqueles que nunca tiveram contato com a franquia poderão aproveitar esta narrativa envolvente de maneira definitiva!
The Last of Us: Parte 2 não é apenas uma remasterização, mas uma carta de amor para os fãs que sempre sonharam em presenciar as aventuras de Ellie, Joel e Abby de forma definitiva!
The Last of Us: Parte 2 Remastered é uma carta de amor para os fãs e uma excelente oportunidade para aqueles que nunca tiveram contato com a franquia. Tornando-se a experiência definitiva, os usuários poderão desfrutar de belíssimos gráficos e novos modos de jogo surpreendentes!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho