Para entender Windjammers 2, precisamos primeiro falar um pouco do passado. O NeoGeo, da SNK, é conhecido principalmente por sua grande gama de jogos de luta, que partem desde King of Fighters até Samurai Shodown. Isso faz com que alguns dos outros títulos lançados para a plataforma, embora sejam relativamente famosos, tenham uma visão de serem games “nichados”.
Um desses títulos é Windjammers, um jogo multiplayer de arremesso de disco que, embora pareça extremamente simples, escondia uma complexidade digna dos títulos de luta da SNK.
E mais de 20 anos depois do primeiro título, uma sequência, Windjammers 2, é lançada. O que achamos dela? Veja em nosso review:
Visuais lindos, jogabilidade satisfatória
Windjammers 2 é mais um título feito pela Dotemu, empresa que em 2020 trouxe a franquia Streets of Rage de volta com um novo título, com um visual desenhado a mão que lembrava muito HQs americanas.
A sequência do título de arremesso de disco segue a mesma linha, mas agora com cores ainda mais vivas, já que a maioria das partidas se passa durante o dia. Ao mesmo tempo, ela mantém a direção artística parecia com o título dos anos 90, onde cada um dos competidores são extremamente musculosos e caricatos.
Em termos de jogabilidade, temos aqui a mais próxima fusão entre Street Fighter e Pong em sua melhor forma. Cada personagem tem movimentos especiais que, na verdade, só servem para rebater o disco para o outro lado, na esperança de o adversário não conseguir o resgatar e assim marcar pontos.
Lugares específicos da arena podem dar mais pontos, mas ao mesmo tempo são mais difíceis de serem atingidos, principalmente com a ação da física do jogo no disco entre os vários vai e vem entre os competidores.
E tudo isso já descreve o básico do jogo, e mesmo assim, nas duas semanas que tive posse do título, eu não conseguia não tirar uma rápida partida antes de começar meu expediente. É incrível e viciante ao mesmo tempo que se o jogador quiser, pode ser muito mais complexo que o esperado.
O online de Windjammers 2
Mas talvez ficar só no modo Arcade não seja o suficiente para muitos jogadores, e por isso Windjammers 2 também oferece um modo online, onde as opções de lobby entre jogadores, partidas casuais e partidas rankeadas estão disponíveis.
No período de testes, haviam poucos jogadores online, então não consegui experimentar muito o modo, jogando um total de 3 partidas. Porém, fiquei surpreso com a qualidade da conexão, que muitas vez fez parecer que eu estava jogando com o oponente lado a lado.
Isso se dá graças a decisão acertada da Dotemu de colocar um online baseado em netcode rollback em vez do customeiro delay. Esse tipo de conexão, muito pedido principalmente na comunidade de jogos de luta, acaba sendo importante para trazer uma experiência com menos lag e mais próxima da jogatina de sofá.
Conclusão
Windjammers 2 é um jogo que continua um legado um tanto nichado de mais de 20 anos atrás, mas faz isso de forma genial e agradável. Embora talvez faltem mais opções de modos para o jogo, como um de praticar ou mesmo quem sabe alguns com desafios específicos para cada uma das quadras, mas ao mesmo o que temos agora já é satisfatório.
Para quem tem as versões relançadas há alguns anos do primeiro título pela Dotemu, no fim o lançamento pode desapontar um pouco por ser mais do mesmo, mas ao mesmo tempo pode ser considerado como um substituto mais moderno. Vai depender, realmente, das preferências de cada um, assim como a escolha em qual plataforma jogar.
PS: Este review foi feito com um código do jogo para PC cedido pela assessoria da Dotemu.