Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Bluepoint Studios, de Demon’s Souls Remake, foi fechada pela PlayStation

    fevereiro 19, 2026

    Xenoblade Chronicles X recebe versão surpresa para Nintendo Switch 2

    fevereiro 19, 2026

    Remakes de God of War podem ter novo sistema de combate

    fevereiro 19, 2026
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Bluepoint Studios, de Demon’s Souls Remake, foi fechada pela PlayStation

      fevereiro 19, 2026

      Xenoblade Chronicles X recebe versão surpresa para Nintendo Switch 2

      fevereiro 19, 2026

      Remakes de God of War podem ter novo sistema de combate

      fevereiro 19, 2026

      Confira a lista de troféus de Constance, metroidvania muito promissor

      fevereiro 19, 2026

      Bethesda confirma uso da Creation Engine 3 em The Elder Scrolls 6

      fevereiro 18, 2026
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review: Yakuza Kiwami 1 e 2 (PS5 Pro)
    Reviews

    Review: Yakuza Kiwami 1 e 2 (PS5 Pro)

    gspetrigspetrijaneiro 11, 20267 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Yakuza Kiwami 1 e 2
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Não é surpresa para ninguém que a franquia Yakuza e seus spin-offs se popularizam no ocidente, principalmente após a chegada de Kiwami, o Remake do primeiro título lançado no PlayStation 2 em 2005. Apesar de ser um título focado no público oriental, sua narrativa e personagens carismáticos fizeram com que novos jogadores tivessem acesso, incluindo o ocidente.

    Embora Yakuza 0 Director’s Cut tenha sido o primeiro título da franquia que finalizei no PlayStation 5, também tive a oportunidade de jogar Yakuza 1 no PlayStation 2 em meados de 2005. No entanto, na época, não levei a experiência tão a sério, principalmente por conta da barreira linguística, que dificultava a compreensão de diálogos e momentos narrativos que são a essência do game. Por um lado, a SEGA vem acertando ao buscar novos jogadores, optando por relançar os títulos seguindo a ordem cronológica.

    A campanha de Kiwami 1 e 2 não possui a mesma complexidade ou profundidade narrativa de 0 Director’s Cut, mas cumpre bem seu papel ao introduzir a franquia, apresentar novos personagens e criar um vínculo inicial com o jogador. Não é obrigatório finalizar o Director’s Cut antes, porém, diversas referências e até personagens surgem na trama sem uma contextualização, o que pode acabar afastando quem não está familiarizado com o universo da série.

    Com o anúncio e o lançamento do Nintendo Switch 2, a Ryu Ga Gotoku Studio e a SEGA entregam um remake impressionante, agora com a adição de legendas em Português do Brasil, tornando a experiência narrativa ainda mais acessível e imersiva para o público.

    OBS: Esta análise tem como objetivo priorizar os aspectos técnicos da versão de PlayStation 5. Para uma abordagem mais aprofundada da narrativa de Kiwami 1 e 2, as análises já estão disponíveis no site e podem ser lidas abaixo.

    Esta review foi produzida graças a um código de PS5 cedido gentilmente pela SEGA.

    Revisitando Kiwami 1

    Se de um lado a narrativa de Yakuza Kiwami é um dos seus pontos mais fortes, de outro, temos o seu mundo aberto e sistema de combate que são aspectos um pouco mais “básicos” do jogo. Sobre o combate, primeiramente, temos um sistema muito inspirado por jogos de beat ‘em ups, onde Kiryu pode desferir combos combinando golpes fracos, golpes fortes, agarrões, golpes especiais, além de armas e objetivos que você pode pegar no cenário para te ajudar.

    Uma narrativa impactante e repleta de reviravoltas. – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    Embora seja um remake, Yakuza Kiwami traz alguns elementos “antiquados” quando consideramos o ritmo de jogo e, principalmente, o balanceamento e cadenciamento dos combates. É muito comum você passar quase uma hora inteira avançando na narrativa, assistindo cutscenes e não fazendo nada além de andar de um lado para outro na cidade (como curiosidade, o meu Switch 2 chegou a entrar em “modo de economia de energia” em alguns momentos enquanto jogava Yakuza Kiwami, pois fazia tempo demais que eu apertava qualquer botão). Parece então que o jogo repara o que está acontecendo, e decide então te jogar em uma longa arena de lutas, com sequências infindáveis e com alguns picos de dificuldade esquisitos.

    • Confira nossa Review CLICANDO AQUI!

    Revisitando Kiwami 2

    Para além das melhorias visuais e mudanças no combate, Yakuza Kiwami 2 traz uma narrativa que continua diretamente de onde o primeiro Kiwami parou. Diferente do primeiro jogo, contudo, há uma diferença de foco, já que os novos acontecimentos envolvendo Kiryu e sua trupe parecem (ao menos em um primeiro momento) serem menos “pessoais” do que nos primeiros jogos. Todavia, esse não é um aspecto necessariamente ruim.

    Kiryu está de volta em Kiwami 2! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    Esse segundo título se foca em um embate direto entre duas facções de cidades distintas. De um lado, temos o Clã Tojo, uma das maiores facções da Yakuza de Kamurocho, representado pelo nosso protagonista Kiryu. De outro, a Aliança Omi de Kansai ergue-se como os principais antagonistas da trama, liderados por Ryuji Goda. À princípio, a trama desse segundo jogo se configura como uma história mais direta e simples envolvendo a luta entre esses dois poderes distintos, mas alguns outros elementos e twists interessantes tornam essa uma narrativa digna dos jogos da série Yakuza.

    • Confira nossa Review CLICANDO AQUI!

    Novidades de Yakuza Kiwami 1 e 2

    Com foco nos consoles da nova geração, Yakuza Kiwami 1 e 2 receberam aprimoramentos no PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Entre as principais melhorias, destacam-se os avanços visuais com resolução 4K e taxa de quadros estável a 60 FPS, tornando-se assim um dos títulos mais bonitos da série.

    Além da resolução, o jogo implementou algumas melhorias adicionais, sendo elas:

    • Adição de legendas em Português do Brasil (PT-BR);
    • Desempenho e Gráficos em 4K 60FPS, mantendo a experiência estável durante toda a gameplay;
    • Adição de novas músicas como “Receive You [Reborn]” e “Bleed”;
    • Texturas e iluminações aprimoradas no Remake.

    Embora Kiwami tenha focado em aprimoramentos gráficos, diferentemente de 0 Director’s Cut, fica a sensação de que faltaram conteúdos adicionais, especialmente aqueles que foram inseridos de na versão Director’s Cut de Yakuza 0.

    Isso não o torna menos divertido que seu antecessor, porém a adição de novos conteúdos pela Ryu Ga Gotoku poderia enriquecer ainda mais a experiência, oferecendo mais contexto para determinados personagens, seja por meio de flashbacks ou de novas cutscenes.

    O jogo recebeu melhorias gráficas e adição de legendas em PT-BR. – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    Para os jogadores que já estão familiarizados com a franquia, as semelhanças entre o clássico e o remake são facilmente perceptíveis. Nesta nova versão, os personagens ganham maior destaque na narrativa, o que contribui para uma aproximação mais intensa com o público e favorece a criação de uma conexão emocional entre jogador x personagem.

    Apesar dos gráficos e a localização em português se tornarem os principais pontos positivos do jogo, a experiência é prejudicada por diversos problemas técnicos. Há problemas constantes nas legendas, erros de ortografia e até bugs de áudio que, em algumas cutscenes, chegam a comprometer.

    As texturas e a iluminação sofreram alterações drásticas, dando um tom mais realista para Kamurochō, distrito fictício de Kabukichō – Tokyo, com neon e luzes ao redor dos bares e casas de entretenimento adulto. Felizmente, o jogo retrata muito bem, dando um tom real ao Japão de 1995/2005.

    Revisitando um clássico

    Apesar de considerar Kiwami 1 e Kiwami 2 inferiores a Yakuza 0 Director’s Cut, é inegável que a construção de seus personagens continua emocionante, especialmente quando jogados nos consoles de nova geração. Ainda assim, nem tudo funciona como deveria. Conforme mencionado anteriormente, o título apresenta pequenos problemas de áudio e sincronização, além de erros de ortografia e trechos sem tradução adequada.

    Outro ponto que gerou incômodo entre os jogadores foi o fato de o upgrade para a versão de nova geração ser pago. A decisão causou certa insatisfação, especialmente entre o público da Steam, onde muitos usuários consideraram a atualização desnecessária ou enxergaram as melhorias apenas como um patch que poderia ter sido disponibilizado gratuitamente, sem custos adicionais.

    Yakuza é uma franquia obrigatória para fãs e novatos! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    Por se tratar de um relançamento da versão de PS4 para PS5, o upgrade acaba tendo um custo mais acessível. Ainda assim, a disponibilização de uma atualização gratuita seria extremamente bem-vinda para os jogadores que já possuíam o título. Apesar desse ponto negativo, as legendas cumprem bem o seu papel ao auxiliar quem não domina o inglês, ampliando a acessibilidade e tornando a experiência mais amigável para o público brasileiro.

    Review de Yakuza Kiwami 1 e 2 – Vale a Pena?

    Diferentemente de seu antecessor, Yakuza Kiwami 1 e 2 não trazem novos modos de jogo ou conteúdos secundários capazes de expandir a experiência. Ainda assim, esta continua sendo uma das melhores portas de entrada para a franquia, especialmente pelo esforço da SEGA em tornar o título mais acessível ao público brasileiro por meio de legendas em Português do Brasil.

    Com melhorias gráficas expressivas, novos efeitos de iluminação e faixas musicais adicionais, Yakuza Kiwami 1 e 2 se mostram praticamente obrigatórios para os novatos, elevando ainda mais a imersão em uma narrativa densa e repleta de reviravoltas. Para aqueles que já concluiram o jogo anteriormente, o upgrade se justifica como uma ótima oportunidade de reviver a experiência. Sem dúvidas, a franquia Yakuza e seus spin-offs são indispensáveis para qualquer jogador!

    8.0
    Pontos Positivos
    1. Legendas em Português do Brasil
    2. Melhorias gráficas perceptíveis
    3. Narrativa imersiva e personagens únicos
    Pontos Negativos
    1. Falta de conteúdos secundários
    2. Legendas em PT-BR com erros de ortografia
    • História 8
    • Jogabilidade 7
    • Gráficos 9
    • Trilha Sonora 8
    • Desempenho 8
    Análise Review Ryu Ga Gotoku Studio Yakuza Kiwami 1 Yakuza Kiwami 2
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleForza Horizon 5 ultrapassa 5 milhões de cópias no PlayStation 5
    Next Article 12 animes incríveis para quem está esperando Jujutsu Kaisen em 2026
    gspetri
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Apaixonado por Games há 24 anos e fanático por Resident Evil. Radialista e atualmente Streamer na plataforma roxinha! Você pode entrar em contato comigo pelo Twitter: @gspetri

    VEJA TAMBÉM

    Listas

    12 animes para começar a assistir mesmo sem ser otaku

    fevereiro 19, 2026
    Listas

    8 fones de ouvido que garantem estabilidade em treinos intensos

    fevereiro 19, 2026
    Listas

    8 geladeiras do mais barato ao mais completo para comprar em 2026

    fevereiro 19, 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Top Posts

    Confira os jogos da PS Plus Extra e Deluxe de Abril (2023)

    Ruancarlo Silva Notícias

    O que você precisa saber sobre o Max, serviço que vai substituir o HBO Max

    Ruancarlo Silva Especiais
    8.0

    Review – Dead Island 2 (PS5)

    gspetri Reviews

    PS5 e DualSense estão em promoção nas principais varejistas

    Ruancarlo Silva Ofertas

    A Warner Play está sorteando vários prêmios para os fãs; participe!

    Ruancarlo Silva Notícias
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    9.2
    Reviews

    Review: Death Howl (PS5)

    André Custódiofevereiro 19, 20265 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review: Mario Tennis Fever (Switch 2)

    Jhonatan Carneirofevereiro 18, 202610 Mins Read
    9.0
    Reviews

    Review: Avowed (PS5 Pro)

    Ruancarlo Silvafevereiro 17, 20268 Mins Read
    Bombando 🔥

    Confira os jogos da PS Plus Extra e Deluxe de Abril (2023)

    abril 12, 20232 Mins Read

    O que você precisa saber sobre o Max, serviço que vai substituir o HBO Max

    abril 12, 20233 Mins Read
    8.0

    Review – Dead Island 2 (PS5)

    abril 18, 202313 Mins Read
    Escolhas do Editor

    Preview – Planet of Lana 2 promete mais puzzles e foco em Mui

    fevereiro 9, 2026

    Entrevistamos Miguel Hasson, co-diretor de Mariachi Legends

    fevereiro 9, 2026

    Os lançamentos do Prime Video em Fevereiro (2026)

    fevereiro 3, 2026
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Listas
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2026 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.