O ex-presidente da PlayStation, Shawn Layden, fez duras críticas ao modelo de serviços por assinatura, como o Xbox Game Pass, em entrevista recente.
Para ele, a principal discussão não é se o serviço é lucrativo para a Microsoft, mas se é “saudável para os criadores de jogos”.

Shawn Layden argumenta que o formato do Game Pass pode transformar estúdios em “escravos assalariados”, reduzindo a motivação criativa e incentivando produções mais corporativas e menos inspiradas.
Ele compara o impacto potencial à forma como o Spotify mudou a percepção de valor da música, fazendo com que o público passe a esperar conteúdo gratuito.
Jogos day one podem ser ruins para os negócios
O executivo também considera problemática a inclusão de jogos “day one” em serviços de assinatura, afirmando que isso é “ruim para os negócios” e improvável para grandes lançamentos, como GTA.
Embora reconheça que estúdios menores possam se beneficiar do modelo, Layden alerta que a indústria, que tradicionalmente se manteve forte mesmo em períodos de crise, enfrenta agora um desafio maior: equilibrar a acessibilidade para o público e a sustentabilidade para os desenvolvedores.
Qual a sua opinião sobre o Xbox Game Pass? Acha que ele pode prejudicar os desenvolvedores? Fala para gente nos comentários!
Fonte: Gamesindustry