A Sony realmente está decidida em mergulhar de cabeça no mundo dos “jogos serviço”. Após anunciar que cerca de 10 jogos em desenvolvimento seguem este modelo de negócios, a companhia iniciou o processo de aquisição da Bungie, empresa conhecida por criar Destiny, um dos maiores jogos serviço dos consoles. A principal justificativa da compra foi justamente obter a expertise em construir comunidades e jogos que se comportam como um serviço.
Agora, a companhia japonesa fez outro investimento direcionado a esta nova filosofia. A Sony investiu um valor de U$60 milhões na AccelByte, empresa conhecida por desenvolver ferramentas dedicadas a jogos serviço. Entre as diversas áreas de atuação da empresa, duas despertam atenção: monetização e análise de dados. Outras duas empresas participaram da rodada de investimentos: a NetEase e a Galaxy Interactive.
Um dos títulos mais aguardados e que se encaixa neste modelo é The Last of Us: Factions, um suposto standalone do segundo jogo focado no online. Apesar das grandes expectativas dos fãs, o suposto projeto segue sem anúncio oficial. Outro rumor bastante comentado é a existência de um novo SOCOM sendo desenvolvido pela Guerrilla Games, o mesmo estúdio responsável por Horizon. Contudo, é mais outro projeto que até hoje não foi anunciado pela PlayStation.
O silêncio da companhia tem começado a incomodar bastante os fãs. O último grande lançamento da marca foi Gran Turismo 7 no começo de Março. Atualmente os donos de um PS5 estão sem expectativas para o segundo semestre.