Recentemente, foi aprovada a lei AB 2426 na Califórnia, que obriga as lojas de conteúdos digitais a avisarem os consumidores de que uma compra digital não garante o produto, mas apenas uma licença de uso dele.
A lei ainda não entrou em vigor, mas a Steam já se antecipou e colocou um alerta no momento da compra em sua loja digital. Confira um exemplo logo abaixo:
A lei tem como objetivo deixar claro para o consumidor que, ao possuir apenas a licença de uso de um produto, ele pode ser removido de forma unilateral pela empresa que o fornece, evidenciando que produtos digitais não são de sua propriedade.
A título de exemplo, a Ubisoft desligou os servidores do jogo The Crew e, logo em seguida, o removeu da biblioteca dos jogadores sem aviso prévio.
A lei entrará em vigor em 2025, apenas no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. No entanto, devido à sua importância no cenário mundial, é provável que todas as outras lojas digitais, como a Xbox Store e a PlayStation Store, também passem a exibir avisos do tipo em breve.
Você acha que a Steam acertou ao avisar seus usuários de antemão que os jogos digitais não são deles? Deixe sua opinião nos comentários!