Apesar de estar um pouco distante da franquia Digimon ao longo dos últimos anos, tive a oportunidade de jogar Digimon Survive e confesso que me apaixonei pelas mecânicas de combate, tornando a experiência de RPG tático ainda mais imersiva. Embora o jogo tenha recebido análises positivas, seu lançamento acabou passando batido pela maior parte dos jogadores, por se tratar de um gênero complexo e pouco explorado. Mas desta vez, as coisas parecem diferentes!
Digimon Story: Time Stranger foi anunciado pela primeira vez em 2017, mas acabou passando por inúmeros adiamentos que deixaram tudo ainda mais incerto. Somente em fevereiro de 2025, o game foi divulgado durante o State of Play e acabou despertando o interesse de novos jogadores e fãs veteranos da franquia. No Summer Game Fest Play Days, a equipe da República DG foi convidada para testar o game em uma sessão privada que foi conduzida por um membro da equipe da Bandai Namco.
Ao longo da sessão de testes, tive a oportunidade de conhecer as novas mecânicas do game, testar o novo sistema de combate por turnos e explorar um pouco do mundo encantador de Digimon. Confira nossa Preview de acesso antecipado agora!
Esta Preview foi produzida graças a um convite realizado pela Bandai Namco!
Pode ficar tranquilo(a): esta análise de primeiras impressões é totalmente livre de SPOILERS!
Um mundo de possibilidades
Digimon Story: Time Stranger é um RPG por turnos diferente de tudo aquilo que já estamos acostumados! A história leva os jogadores a uma jornada entre o mundo humano e o mundo digital, onde um agente de uma organização secreta descobre uma misteriosa criatura momentos antes de uma explosão destruir a cidade.
A explosão faz com que o agente acorde 8 anos no passado, dando início a uma exploração sem fim pelo universo digital e humano para entender o que realmente está acontecendo. Com a ajuda de um Digimon, cruzaremos o mundo digital povoado por essas criaturas, onde nossa missão principal será sobreviver e proteger a cidade de Tokyo, no Japão.

Durante a sessão de testes, o mundo digital estava disponível, onde inúmeros Digimons vagavam livremente pela cidade. Enquanto me aproximava de um baú misterioso, fui surpreendido por um inimigo e assim a batalha havia se iniciado.
O combate por turnos é o grande destaque de Time Stranger, permitindo que os jogadores tomem decisões estratégicas a cada rodada. Durante o turno, é possível atacar, lançar magias, usar itens para restaurar o HP (poções), ou se defender dos golpes dos inimigos.
Conforme progredíamos na versão de demonstração, os inimigos ficavam cada vez mais fortes, e com isso, a estratégia era a chave para a vitória. Ainda falando sobre o sistema de combate, alguns inimigos possuem fraquezas que podem ser exploradas utilizando o sistema de análise com um Digimon. Após descobrir sua fraqueza, era possível atacar o inimigo e causar ainda mais dano.
Os jogadores poderão realizar os seguintes movimentos:
- Atacar;
- Defender;
- Analisar o inimigo;
- Utilizar itens durante o combate.

Ao acessar uma nova área, o representante da Bandai Namco revelou que o jogo contará com montarias em Digimons, facilitando na movimentação e exploração das áreas externas. Além disso, o mundo do game está em constante evolução, com uma quantidade considerável de NPCs e atividades secundárias.
Outro ponto interessante é que os jogadores poderão realizar digievoluções, “criando” novos Digimons para batalhar e progredir na campanha principal. Não foram reveladas informações sobre conteúdos secundários ou o que poderemos fazer em cada mundo.
Aspectos técnicos
Com estilo gráfico cartoonizado, parece que estamos assistindo um anime ao invés de jogar! Tudo isso colabora para manter o universo de Digimon ainda mais divertido e intuitivo.
Ao testar o game por aproximadamente 60 minutos, fiquei muito surpreso com a “área aberta” do game, pela variedade e quantidade de Digimons presentes. Embora isso possa parecer um detalhe bobo, é nítido o capricho durante o desenvolvimento.

Para os fãs de uma boa trilha sonora, Time Stranger promete uma experiência única, com transições durante os combates. No lançamento, os jogadores poderão esperar músicas marcantes e efeitos sonoros impactantes!
Preview de Digimon Story: Time Stranger – MUITO PROMISSOR!
Com a introdução de um sistema de combate por turnos, Digimon Story: Time Stranger tem tudo para se tornar o melhor jogo da franquia. Além da grande quantidade de mecânicas implementadas no jogo, ambas são de fácil compreensão, garantindo horas de diversão ao longo da nossa jornada.
Vale destacar que muitas novidades ainda serão reveladas no lançamento, mas arrisco dizer que este pode ser o jogo mais divertido e complexo de toda a franquia.
Digimon Story: Time Stranger será lançado em 3 de outubro de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (via Steam).
Confira outros previews que fizemos na Summer Game Fest 2025:
- Primeiras Impressões – Onimusha: Way of the Sword promete ser um dos melhores jogos de 2026
- Primeiras Impressões de Resident Evil Requiem
- Testamos Crimson Desert na Summer Game Fest 2025
- Testamos Wuchang: Fallen Feathers na Summer Game Fest 2025
- Testamos Dying Light: The Beast na Summer Game Fest 2025
- Testamos Toem 2 na Summer Game Fest 2025
- Testamos Sonic Racing: CrossWorlds na Summer Game Fest 2025
- Preview: Demon Slayer – The Hinokami Chronicles 2 (SGF 2025)