Poucos títulos conseguiram movimentar tanto a indústria com rumores e expectativas “frustradas” ao longo dos últimos anos quanto Hollow Knight: Silksong. Durante a gamescom Alemanha, a equipe da República DG finalmente teve a chance de testá-lo e provar na prática por que todo o hype em torno do jogo era real.
Prepare-se para conhecer Silksong, um dos jogos mais aguardados dos últimos anos!
Uma experiência do passado
Minha primeira experiência com Hollow Knight aconteceu em 2015, mas, para ser sincero, o jogo não conseguiu me prender nas primeiras horas. Acabei deixand de lado, ainda mais porque The Legend of Zelda: Breath of the Wild estava prestes a ser lançado no Nintendo Switch.
Algum tempo depois, após ter finalizado Breath of the Wild, decidi dar uma nova chance ao título da Team Cherry e essa acabou sendo uma das melhores decisões da minha vida! Ao reiniciar a jornada, consegui avançar de verdade durante a campanha e fiquei viciado.

Os anos se passaram, Silksong foi anunciado e um silêncio quase ensurdecedor tomou conta da indústria. As dúvidas surgiram: o projeto ainda existia? A Team Cherry continuava viva? O que teria acontecido com a franquia?
Então, algo inesperado simplesmente aconteceu: Silksong estava disponível na gamescom. E posso garantir que nem mesmo uma fila de quase três horas seria capaz de me fazer desistir da oportunidade de testar os “preciosos” 10 ou 15 minutos de gameplay.
Uma nova experiência!
Sem enrolações, vamos direto ao ponto! Em Hollow Knight: Silksong os jogadores assumem o papel de Hornet, a princesa de Hallownest, que acaba sendo capturada e levada a um mundo sombrio desconhecido repleto de criaturas. Nosso principal objetivo é chegar ao topo do reino para escapar das criaturas e voltar para casa.

Além das novidades apresentadas para a campanha, a demonstração de cerca de 10 a 15 minutos mostrou as novas mecânicas de combate que estarão disponíveis durante a gameplay.
Logo de início, ficou claro que Hornet está muito mais ágil, algo que favorece tanto nos confrontos quanto na exploração. Agora é possível executar ataques encadeados em combos, realizar esquivas precisas e até mesmo ataques aéreos. Essa é uma estratégia que não só amplia as possibilidades no combate, como também ajuda a evitar danos desnecessários contra inimigos no solo.
Tive a oportunidade de jogar duas áreas da campanha, sendo elas:
- Moss Grotto
- Deep Docks
Ao iniciar Moss Grotto (Gruta de Musgo), os jogadores são introduzidos ao mundo de Pharloom, com diversos inimigos presentes no mapa para que os jogadores pudessem conhecer um pouco mais das mecânicas de combate, alguns trechos de plataformas e um combate com um chefe da área chamada de Mãe Musgo.
Esta área serve como uma introdução ou tutorial para que os jogadores estejam familiarizados com o que o jogo tem a oferecer em seu lançamento final. Apesar do tempo relativamente curto, consegui concluir a primeira área em meio a inúmeras mortes que ocorreram durante os combates contra a chefe. Toda essa experiência transmitiu a “sensação” de estar diante de um jogo realmente novo, com esquivas responsivas e ataques muito mais fluidos.

Partindo para a segunda área (Deep Docks) me fizeram lembrar um pouco do universo do primeiro título da franquia. Essa sensação se deve ao fato de um level design similar ao explorado anteriormente. É claro que este é um mundo novo, com mais de 150 criaturas ao longo da jornada, portanto, tudo é novo, divertido e único.
Infelizmente não tive a oportunidade de finalizar a demonstração pela falta de tempo, entretanto, pude sentir que estava de fato jogando uma continuação digna e respeitosa para os fãs.
Conclusão de Hollow Knight: Silksong
Pode parecer clichê e até mesmo bobo, mas Hollow Knight: Silksong é a experiência definitiva de metroidvania, tornando-se um título obrigatório para os fãs e até mesmo os novatos que querem entrar para este universo.
A demonstração mostrou com clareza o que podemos esperar para o lançamento final, com potencial para se tornar um dos grandes jogos de 2025. O mais impressionante é como uma sessão tão curta conseguiu causar uma sensação tão positiva, entregando uma experiência marcante e se destacando como um dos títulos mais divertidos que testamos na gamescom!

Hollow Knight: Silksong será lançado em 4 de setembro de 2025 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC. Os usuários que possuem uma assinatura ativa do Xbox Game Pass poderão jogá-lo no dia do lançamento sem custo adicional.
Quer acompanhar todas as novidades sobre a gamescom Alemanha? Não perca tempo! Acesse nossos grupos no WhatsApp e Telegram ou acompanhe todo o conteúdo do evento CLICANDO AQUI!