Confesso que MIO: Memories in Orbit foi uma das maiores surpresas da gamescom até agora! Apesar de ter passado despercebido pelo público, o jogo entrega uma experiência envolvente em meio a um universo em colapso.
Durante o evento, a equipe da República DG teve a oportunidade de participar de uma demonstração de MIO: Memories in Orbit! Mas será que o jogo entrega uma experiência divertida e repleta de reviravoltas? É isso que você irá descobrir nesta análise!
Um game envolvente
No controle do carismático robô MIO, o jogador desperta a bordo da nave Nau, um lugar misterioso e completamente em ruínas. À medida que exploramos esse ambiente, logo fica claro que o mundo ao redor foi tomado por uma vegetação mortal e por máquinas assustadoras. Nesse contexto, a missão é desvendar as memórias perdidas de MIO e compreender o que realmente aconteceu com a nave Nau.
Como essa minha primeira experiência com o jogo, mesmo já havendo uma demonstração disponível na Steam, fiquei surpreso como as mecânicas são simples, fáceis e rápidas de aprender.
Durante a gameplay, MIO possui uma barra de stamina que limita suas ações, permitindo executar movimentos como saltar e se prender a superfícies, realizar pulos duplos, atacar inimigos em combate e até mesmo esquivar de golpes do adversário. Durante a demo, tive acesso a uma boss fight bem interessante… O inimigo era um armário, demonstrando assim toda a criatividade da equipe de desenvolvimento.

No aspecto de combate, cada ação de MIO exige precisão, já que qualquer erro pode resultar em ataques desnecessários. Além disso, o jogo apresenta uma espécie de árvore de habilidades, que libera poderes especiais para o robô.
Essas habilidades podem ser equipadas, mas há um limite de slots disponíveis, o que obriga o jogador a planejar a melhor combinação antes de enfrentar cada batalha, garantindo a melhor estratégia para derrotar os inimigos. A esquiva acaba se tornando seu maior aliado, criando um looping viciante na gameplay.
Apesar do pouco tempo de teste, ficou claro que dominar a esquiva será essencial. Os inimigos mostram-se cada vez mais rápidos e agressivos, exigindo que o jogador aprenda o timing perfeito para não cometer erros que possam comprometer na sua progressão e avanço da campanha.
O que chama atenção?
De cara, o principal aspecto que mais chama a atenção são os gráficos! É impossível não se apaixonar pelas cores presentes no cenário, além das mudanças constantes dos biomas, impactando ainda mais na iluminação e vegetação.

Outro fator que chama a atenção é a trilha sonora, que sofre com alterações constantes a cada combate. SIMPLESMENTE INCRÍVEL!
Conclusão de MIO: Memories in Orbit
Ainda é cedo para falar sobre o jogo, já que pude jogar MIO: Memories in Orbit apenas durante a gamescom. Mesmo assim, o que experimentei já mostrou um grande potencial, com o equilíbrio certo entre desafio e um combate viciante.
Os 20 minutos de gameplay não são suficientes para afirmar se o jogo vale a compra, mas minha recomendação é adicionar o game na Lista de Desejos e dar uma chance para testar a demonstração!
- Teste a DEMO CLICANDO AQUI!