Na guerra não existe vencedor, principalmente quando um estado se declara o “vencedor”. Atualmente, a Rússia e Ucrânia estão vivendo um conflito armado onde inúmeros residentes do país estão sofrendo com as enormes perdas e marcas que jamais serão esquecidas em toda a história da humanidade. É surreal imaginar que em 2022 isso ainda está acontecendo e não há sequer uma previsão para acabar, o que torna ainda mais preocupante para as pessoas que estão tentando levar uma vida comum e em paz como sempre foi. Diante desta situação lamentável, a equipe da Desconto em Games se solidariza com as vítimas que perderam seus familiares na Ucrânia.
É com esta mensagem que apresento This War of Mine, o título desenvolvido pela 11 bits studios que foi lançado originalmente em 14 de Novembro de 2014, chegando apenas a sua edição definitiva em 9 de Maio de 2022. O título foi muito bem avaliado e se tornou obrigatório para todos os players que buscam uma temática séria e cheia de apelo emocional. Será que This War of Mine: Final Cut irá surpreender? Confira agora a análise completa do game!
Um agradecimento mais do que especial para a 11 bit studios por ter fornecido a cópia de acesso antecipado para que esta análise pudesse acontecer!
O que é This War of Mine: Final Cut
This War of Mine: Final Cut é a versão definitiva e remasterizada contendo todas as expansões lançadas até hoje. O jogo se passa na Graznavia, um país fictício que está vivendo um grande conflito armado onde diversas pessoas estão desabrigadas, famintas e até mesmo passando diversas dificuldades para sobreviver a este mundo cruel e caótico. Diferente de tudo aquilo que já vimos em Call of Duty com soldados em busca de vencer a guerra, o game aborda a vida de diversos cidadãos que tentam sobreviver a cada dia que passa em condições extremas, como a fome, as baixas temperaturas e as doenças que podem aparecer ao longo dos dias. Mas você já parou para pensar que na guerra não existem apenas problemas físicos? Pois é, nossos personagens podem sofrer graves problemas e traumas da perda de seus entes queridos causados pela guerra.
A versão Final Cut apresenta os seguintes conteúdos:
- Edição de Aniversário – DLC gratuito que acrescenta novos personagens, novas áreas de exploração e um novo final para o game
- The Little Ones – história de sobrevivência em meio a guerra na perspectiva de uma criança
- Stories – modo com mini histórias, incluindo “Promessa de um Pai”, “A última Transmissão” e “Brasas Esvaídas”
- Novas missões e eventos
- Gráficos refeitos
Todas as escolhas feitas pelo jogador impactam no futuro e podem causar certas dificuldades no avanço de cada dia. Um grande exemplo disso foi quando sai a procura da filha do personagem em “Promessa de um Pai” e quando retornei ao abrigo notei que havia sido saqueado, perdendo todos os alimentos e prejudicando a saúde nos dias seguintes.
Com escolhas difíceis, o jogo se torna ainda mais interessante quando criamos a nossa própria história, onde será gerado um mundo totalmente aleatório e diferente do que é apresentado no Stories. Na busca incessante pela vida, controlamos alguns amigos ou familiares que estão tentando sobreviver a qualquer custo, mesmo que seja roubando de famílias mais carentes ou matando soldados, afinal, o ser humano é capaz de fazer tudo em condições extremas.
Administar recursos é essencial
Por se tratar de uma experiência realista, economizar recursos é essencial para a sobrevivência dos personagens, mesmo que sua fome seja extrema e o frio seja constante. Vale ressaltar que não vivemos sozinhos, então podemos atribuir atividades e tarefas para cada personagem, como sair a noite para buscar suprimentos ou ajudar a construir e manter atividades benéficas em seu abrigo.
Se o alimento e os remédios estiverem acabando, separe tarefas para cada personagem realizar e mantenha sempre alguém em casa para evitar ser saqueado e sofrer ainda mais as consequências. Este é sem dúvidas um verdadeiro simulador de sobrevivência no qual irá testar sua sanidade e seu controle emocional diante a guerra.
Equipamentos e utensílios para o abrigo
Podemos construir itens no abrigo para facilitar a exploração mundo afora, além de melhorias que tornam sua sobrevivência ainda melhor. Quando estamos no abrigo, podemos criar camas, fogões e até recipientes para coleta de água da chuva, na qual pode ser utilizada para matar a sede dos sobreviventes.
Equipamentos e armas podem dar ainda mais chance ao jogador na exploração noturna, mas, tenha em mente que a melhor forma de sobreviver é evitando fazer barulho e coletar os itens sem que os soldados sejam alertados.
Mudanças significativas
O jogo nos fornece mudanças significativas em sua gameplay como a correção de bugs, gráficos remasterizados e melhorados e novos conteúdos emocionantes e chocantes que agregam ainda mais na história.
O que mais chama atenção em This War of Mine: Final Cut são os novos locais exploráveis que estão presentes apenas na versão mais recente da obra, fornecendo ainda mais imersão e uma experiência “nova” mesmo se tratando de um jogo de 2014.
Gráficos
Os gráficos já eram lindos para a época e ficaram ainda mais com suas nova adições de textura e filtros que tornam ainda mais realistas. Com essas adições, a obra acaba se tornando ainda mais melancólica, mexendo com o emocional do jogador.
Trilha Sonora
Sem muitas surpresas, a trilha sonora apresenta momentos de pura tensão e remete o sentimento de puro vazio e solidão em meio a destruição causada pela guerra. Um tanto quanto chocante, tendo em vista toda a situação que o jogo fornece com o modo Stories, apresentando histórias e dramas familiares que irão mexer com o psicológico do jogador.
Jogabilidade
Apesar de apresentar melhorias na jogabilidade, o título ainda peca quando muitas opções estão próximas, limitando ainda mais o jogador que utiliza o controle do console para realizar os comandos. Por se tratar de um point-and-click, esta limitação pode acabar prejudicando ao realizar escolhas dentro do abrigo ou até mesmo quando estamos explorando a zona de guerra graças ao comando realizado pelo personagem. Seria interessante se a desenvolvedora criasse um método de escolha através de uma lista de opções ou ativadades para serem realizada.
Legendas em PT-BR
Por se tratar de um título narrativo e com a presença de diversos itens destacados, as legendas em português são cruciais para o fácil entendimento do jogador. A empresa fez um trabalho impecável na tradução dos itens e falas dos personagens. Não notei nenhum erro de tradução durante minha experiência no modo Stories e sobrevivência.
Bugs
Durante minha experiência com This War of Mine: Final Cut, não sofri com nenhum bug ou com problemas de desempenho. O jogo permanece estável mantendo sua taxa de 60 quadros durante toda a gameplay.
Vale MUITO a pena jogar This War of Mine: Final Cut!
Com um grande apelo emocional e histórias chocantes sobre a guerra, o título não poupa esforços para apresentar a dura realidade dos sobreviventes da cidade fictícia de Graznavia. Com novos conteúdos adicionados, o jogo ganha ainda mais personalidade mantendo sua genialidade com a temática abordada. Este é o momento de jogar e refletir sobre as pessoas que são afetadas todos os dias graças aos conflitos armados de cada país. Se você for uma pessoa sensível, minha recomendação é passar longe do título para evitar problemas psicológicos e que possam nos afetar de alguma maneira. Vale ressaltar que o game possui um ótimo valor, além de garantir horas de gameplay para conhecer a Graznavia como ela realmente é. This War of Mine: Final Cut foi lançado em um momento em que exige muita reflexão para abordar temas sobre guerras como a da Rússia e Ucrânia, onde muitas famílias estão desesperadas.