Já estamos na iminência do lançamento do iPhone 16, mas o aparelho que está com grande procura no Brasil é o modelo base da linha 13.
Já respondendo à pergunta do título, a resposta é sim. O aparelho da Apple ainda entrega o necessário para a maioria das pessoas.
Com sua alta demanda e queda de preço devido a constantes promoções, resolvi escrever este artigo comentando um pouco sobre a usabilidade do iPhone 13 em pleno 2024. Comentando seus pontos positivos e negativos, fazendo comparações modestas com aparelhos mais recentes.
Construção do aparelho
O iPhone 13 foi o primeiro celular da Apple a inserir as câmeras em diagonal, um formato que se mantém até as linhas mais recentes.
A tela é uma OLED de 6.1 polegadas, e sua qualidade é inquestionável. O brilho não é dos mais altos; contudo, sob a luz solar, o resultado ainda é satisfatório.
Uma das principais críticas ao iPhone 13 e a todos os aparelhos básicos da maçã é que a taxa de atualização é limitada a 60Hz, já que a empresa só oferece os 120Hz (chamados por eles de ProMotion) nos celulares da linha Pro.
No geral, 60Hz não é ruim, longe disso, mas torna esse quesito do aparelho um pouco defasado, considerando que é possível encontrar aparelhos Android de entrada com pelo menos 90Hz. Quem gosta de jogar no celular acaba ficando limitado.
Entretanto, a taxa de atualização mais baixa tem algumas vantagens: muitas pessoas não jogam e fazem apenas uso básico.
Com a taxa limitada, o processador não é tão exigido, o que faz com que o aparelho não esquente tanto e ainda aumenta a duração da bateria (falaremos dela em um tópico mais à frente).
O notch, entalhe frontal que abriga a câmera e os sensores para o desbloqueio facial, ficou cerca de 20% menor em comparação aos iPhones anteriores. Ainda não é a ilha dinâmica que estreou nos iPhones 14 da linha Pro, mas é uma diferença considerável que ajuda a melhorar a estética do aparelho.
Bateria
Já que citamos a bateria, podemos dizer que a linha 13 possui a melhor autonomia de todos os iPhones já criados.
A Apple conseguiu resolver o problema de dissipação de calor do iPhone 12 e otimizou tão bem o processador que os 3.227 mAh do iPhone 13 dure pelo menos dez horas de uso.
O problema desse aspecto do aparelho é que, como de costume, a Apple não envia um carregador na caixa, obrigando o usuário a comprá-lo separadamente.
Outro ponto que pode ser negativo é a limitação da taxa de carregamento a apenas 22W, bem abaixo de aparelhos concorrentes da Motorola e Xiaomi que entregam até 100W.
Porém, estudos indicam que taxas de carregamento muito altas podem degradar mais rapidamente a vida útil da bateria.
Então, o iPhone 13 demora um pouco para carregar, mas sua autonomia de bateria é tão boa que não é necessário recarregá-lo várias vezes ao dia, prolongando também a vida útil do aparelho.
Câmeras
Não vou entrar em números de megapixels e aberturas de lentes, mas focarei no que as câmeras do iPhone 13 podem entregar. Todas as câmeras do aparelho filmam em 4K a 60 fps.
A filmagem possui ótima estabilidade e, para redes sociais como o Instagram, a postagem direta não perde qualidade.
Como ponto negativo, a câmera de zoom presente na linha Pro pode fazer falta.
Usabilidade
O iPhone 13 possui 4 GB de RAM e o chipset A15 Bionic, mais do que o suficiente para rodar o iOS e seus aplicativos. Ele receberá a atualização para o iOS 18 e terá suporte, pelo menos, até 2027.
É um aparelho leve e compacto, com ótimo aproveitamento de tela.
Seus alto-falantes não são os mais impressionantes, mas também não são baixos; estão dentro do padrão do mercado.
Preço
Atualmente, o iPhone 13 está bem mais barato e frequentemente aparece em promoções que variam entre 3.000 e 3.500 reais. No mercado de usados, pode ser encontrado, em média, por 2.700 reais.
Conclusão
Conforme mencionei no início deste texto, o iPhone 13 ainda vale muito a pena em 2024. Com seu conjunto de hardware e software, aliado ao preço relativamente baixo para os padrões da Apple, oferece o melhor custo-benefício entre os iPhones.
Seu único defeito significativo é a frequência da tela, que está abaixo dos padrões atuais.
Lançado com o iOS 15, o iPhone 13 já receberá o iOS 18 e ainda terá suporte para mais três versões do sistema, com o fim do suporte a grandes atualizações previsto para 2027, podendo ser estendido conforme os precedentes recentes da Apple.
Então, caso deseje comprar um iPhone 13, não deixe de acompanhar nossos grupos para conseguir ótimas promoções.
Você usa um iPhone 13 em 2024? Acha uma boa opção? Deixe sua opinião nos comentários!