As discussões envolvendo a compra da Activision Blizzard King pela Microsoft ganharam um novo capítulo. A Microsoft lançou um site para tratar da situação e afirmou que a aquisição trará benefícios. Além disso, a Sony e a Nintendo continuarão à sua frente no mercado de games.
De acordo com a Microsoft, a compra será boa para todos. A companhia de Redmond afirma que a concorrência no mercado de games aumentará, além de que jogadores e criadores de games também serão agraciados com as mudanças mesmo que não tenham um Xbox. A Microsoft afirma que sua estratégia é permitir ao jogador desfrutar dos títulos em qualquer lugar, hora e dispositivo.
A empresa divide seus principais argumentos em três.
Primeiramente, em relação a benefícios para os gamers, é afirmado que haverá mais jogos em mais dispositivos, incluindo os relacionados ao PlayStation. Além disso, com a opção de assinar o Game Pass ou comprar o game em separado, haveria maior liberdade de escolha. Também seria uma alternativa ao público que joga em celulares.
Em segundo lugar, em relação aos criadores de jogos, a Microsoft afirma que a compra trará mais acesso, investimento e suporte aos jogos. Também diz que as regras para vendas serão mais justas. Além disso, promete grande flexibilidade nos sistemas de pagamento.
Por último, em relação à indústria de games, a Microsoft diz que haverá maior competição no mercado de jogos para celular. Em relação a PCs e consoles, a concorrência aumenta, mas Sony e Nintendo ainda estariam na dianteira. Haveria mais investimento e ênfase em uma cultura de trabalho saudável.
Este movimento da Microsoft é mais um que envolve o cabo de guerra entre a empresa e suas concorrentes por conta da compra da Activision. Há pouco tempo, por exemplo, a PlayStation e a Google consultaram autoridades da União Europeia a respeito da compra.
A Activision foi comprada pela Microsoft por 70 bilhões de dólares, com a aquisição sendo anunciada em janeiro. Desde então, órgãos reguladores de diversos países analisam a transação. A Activision é proprietária de IPs gigantescas no mercado como Call of Duty e Diablo.
Fonte: Eurogamer