Com o passar dos anos, é público e notório que se difundiu entre os usuários do Xbox a prática de usar VPN, e comprar jogos em lojas alternativas à Xbox Live, como Eneba e Gamivo, buscando pagar valores mais baixos do que na loja oficial.
Essas lojas alternativas vendem códigos de diversas regiões ao redor do mundo, e, após a compra, os usuários utilizavam VPN para simular estar na região e conseguir resgatar os códigos.
Contudo, a Microsoft já demonstrava estar de olho nessa prática, e em abril deste ano, removeu a opção de enviar jogos como presente, o principal meio que os vendedores utilizavam para adquirir os códigos para revenda.
Com a redução da oferta de códigos de jogos, os usuários passaram a comprar gift cards com saldo do Xbox, principalmente da Turquia, e, mudando a região do console, realizavam a compra diretamente na loja.
Porém, neste final de semana, a Microsoft adotou mais uma medida para coibir a prática. Agora, mesmo com saldo na conta, os usuários não conseguem finalizar a compra, aparecendo um erro de região.
Na prática, o Xbox agora possui um bloqueio de região, removendo uma das funcionalidades que o diferenciavam do PlayStation e da Nintendo.
Segundo rumores, em e-mails enviados aos usuários da plataforma, a empresa afirma que no dia 30 de setembro os termos de uso da Xbox Live serão atualizados, com definições claras de que não se deve comprar jogos de regiões diferentes da originalmente configurada na conta.
Muitos jogadores serão prejudicados, já que a Xbox Live não está presente em todas as regiões do mundo, e algumas pessoas utilizavam essa possibilidade para comprar seus jogos, como os jogadores do Marrocos e da Ucrânia.
Ainda assim, a atitude da empresa é compreensível, visto que a prática prejudica os jogadores de regiões com economias mais fragilizadas, já que uma das formas de coibi-la é aumentando o preço dos jogos nessas regiões, como a PlayStation e a Steam fizeram.
Além disso, a divisão nacional também é prejudicada, já que a Microsoft arca com toda a estrutura para operar no país, e os jogadores, ao comprar de outras regiões, deixam de fomentar sua loja.
Você já utilizou VPN para realizar compras na loja do Xbox? O que achou da medida? Deixe sua opinião os comentários!