A Xbox fechou os estúdios Arkane Austin (Dishonored, Redfall) e Tango Gameworks (Hi-Fi Rush, The Evil Within). Além disso, as subsidiárias Alpha Dog Studios e Roundhouse Games também foram fechadas mas essas foram incorporadas na Zenimax Online Studios.
O fechamento dos estúdios foi divulgado por Jason Schreier, jornalista da Bloomberg. Até o momento, pouco se sabe sobre os motivos, mas, não precisa ser um gênio para assumir que se trate de uma mera questão financeira.
Redfall foi um desastre tanto de críticas quanto comercial e colaborou para manchar demasiadamente a imagem já arranhada da marca Xbox. A maior surpresa é o encerramento da Tango Gameworks. Hi-Fi Rush fez grande sucesso com a crítica especializada, mas, pelo visto, o jogo não atingiu metas comerciais significativas para justificar a existência do estúdio.
Vale lembrar que a Tango já vinha de um “fracasso” comercial com Ghostwire: Tokyo. É sempre bom fixar na mente que CNPJ não tem coração e a empresa-mãe da Xbox, a Microsoft, não tem medo de tomar decisões difíceis ou polêmicas para manter-se competitiva.
Casos de fechamento de estúdios geralmente são motivados pela necessidade de reduzir o custo fixo da empresa, reduzindo a quantidade de funcionários na folha salarial e mais. Sem dúvidas este é o momento mais sensível da indústria no século atual, com demissões em massa, dezenas de projetos sendo cancelados e estúdios de respeito sendo encerrados.