A Microsoft tem se empenhado para aumentar a inclusão em sua empresa, abrangendo todos os públicos. A fim de contrariar padrões de beleza considerados irrealistas, a divisão Xbox está solicitando que os desenvolvedores de jogos evitem criar personagens com corpos que tenham proporções exageradas, especialmente femininas que possam ser sexualizadas.
A ação é chamada de “Ação de inclusão de produtos: Ajude os clientes a se sentirem reconhecidos” e contém diretrizes para que os futuros jogos da empresa alcancem o maior público possível.
Essa tendência não é novidade, não só nos jogos, mas em grande parte das empresas ocidentais, e é um tema polêmico toda vez que é discutido. Isso porque há quem acredite que definir padrões de beleza é prejudicial à saúde mental das pessoas, enquanto outra linha de pensamento argumenta que os ideais são subjetivos e que existem pessoas desfavorecidas, assim como também existem pessoas que possuem corpos considerados padrões.
Um exemplo disso é o próximo lançamento da Shift Up em parceria com a Sony, Stellar Blade, onde sua protagonista cativou muitos jogadores pela sua beleza. Sendo que ela é inspirada em uma modelo coreana real.
Uma parte da crítica dessa decisão acredita que impor regras gerais ao desenvolvimento limita a criatividade dos desenvolvedores de jogos. Um exemplo disso é a 2B, protagonista do Nier: Automata, que surgiu da mente de Yoko Taro, diretor do jogo. Embora 2B tenha um corpo considerado belo, o jogo não foca nisso, mas sim nas mecânicas de gameplay e na complexa narrativa.
Fonte: Eurogamer
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