Um dos metroidvanias mais elogiados de 2026 está prestes a perder seu estúdio. A francesa Douze Dixièmes, responsável por MIO: Memories in Orbit, encerrará suas atividades apenas cinco meses após o lançamento do jogo.
A informação foi divulgada pelo jornal francês Le Figaro. Até o momento, o estúdio ainda não publicou um comunicado oficial sobre a situação.

MIO foi um dos destaques do início de 2026
Lançado em janeiro, MIO: Memories in Orbit rapidamente chamou atenção dos fãs do gênero. O jogo chegou ao PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC, além de estrear diretamente no Xbox Game Pass.
O título recebeu avaliações positivas por sua direção artística e exploração inspirada nos clássicos metroidvanias. Meses depois, em abril, o jogo também ganhou edições físicas para os consoles da Nintendo.
Apesar da recepção favorável, o sucesso de crítica não foi suficiente para garantir o futuro da desenvolvedora.
Funcionários desligados
Segundo a publicação francesa, a controladora Focus Entertainment dispensou todos os funcionários da Douze Dixièmes. Os fundadores do estúdio teriam recomprado as ações da empresa antes da decisão final pelo encerramento das operações.
A reportagem não detalha os motivos que levaram ao fechamento. Também não há informações sobre possíveis negociações para venda do estúdio ou continuidade de seus projetos.
Fundada em 2017, a Douze Dixièmes lançou apenas dois jogos durante sua trajetória: Shady Part of Me e MIO: Memories in Orbit.
O caso se soma a uma série de cortes e reestruturações que atingem a indústria de games nos últimos anos. De acordo com dados citados pelo Le Figaro, milhares de profissionais do setor podem perder seus empregos na França até 2028.
