A Antstream é um serviço de streaming retrô que promete entregar mais de 1300 jogos. Mas, em um cenário com tantos concorrentes de peso, como o Game Pass e o GeForce Now, há espaço para um serviço apenas com jogos antigos?
Venha com a gente, vamos te contar tudo sobre a Antstream Arcade e como é, de fato, a experiência de uso para um jogador.
- Antes de continuarmos, queremos agradecer à Antstream, em nome de toda a equipe DG, pelo convite para esse teste.
O que é a Antstream Arcade?
Para começo de conversa, a plataforma Antstream Arcade é um serviço que oferece jogos dos consoles que marcaram história, como Atari, Mega Drive e SNES.
Os jogos são disponibilizados via nuvem, o que traz diversas vantagens, como: salvar na nuvem, garantindo a segurança dos dados salvos; placar de pontos online, semelhante aos antigos rankings que existiam nas máquinas de fliperama, gerando uma competitividade entre os usuários da plataforma.
Há desafios exclusivos, que são por tempo limitado, e ao concluí-los, o jogador ganha uma colocação no ranking mundial. Confira alguns exemplos logo abaixo:
Cada desafio é uma experiência diferente, pensada especificamente para cada jogo selecionado. Por exemplo, no clássico jogo de luta Bad Dudes, há um desafio onde enfrentamos todos os chefes do jogo em sequência, contando com apenas 20 vidas. Parece muito, mas quando a ação começa e a dificuldade típica dos jogos dos anos 80 se apresenta, não é para amadores.
O desafio do Pac-Man, onde é preciso sobreviver o máximo de tempo possível com apenas uma vida, é extremamente divertido. Ele instiga o jogador a superar suas próprias habilidades, e quanto maior o score acumulado, maior é a adrenalina gerada.
Contudo, nem tudo são flores. Durante uma jogatina no Metal Slug X, notei um leve input lag ao executar comandos. Além disso, durante uma instabilidade no servidor, a imagem do jogo ficou pixelada, problemas típicos de jogos que rodam na nuvem e que infelizmente aqui estão presentes.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Interface da plataforma
A primeira vista, a interface da plataforma não foge dos padrões. Contém as novidades, com os jogos que entraram na última semana, os jogos que deixarão o serviço em breve e os jogos que estão em alta entre os jogadores.
Ao adentrar nas configurações, notei um ponto extremamente negativo: mesmo selecionando a região da América do Sul e a plataforma sendo lançada oficialmente aqui no Brasil, ainda não há suporte ao idioma português do Brasil, limitando-se ao inglês dos Estados Unidos.
Não quer dizer que seja impossível interpretar e entender o que está em tela, até porque são palavras simples em sua maioria. Porém, como a plataforma tem como objetivo sua expansão e está sendo lançada no Brasil, a falta de acessibilidade pode afastar muitos possíveis novos assinantes do serviço.
Por outro lado, a Antstream dispõe de recursos modernos, como a possibilidade de enviar mensagens entre os jogadores, compartilhar desafios e participar da comunidade com cerca de 7 mil pessoas no Discord. Além disso, as conquistas foram implementadas nos amados jogos retro, o que é um grande atrativo.
Mesmo que a pessoa já tenha jogado inúmeras vezes um título, a existência de conquistas variadas estimula um novo gameplay com uma experiência distinta. Hoje, há pessoas dedicadas a caçar conquistas, e muitas vezes ajudam uns aos outros, ampliando a sensação de comunidade.
O catálogo é bom?
A empresa promete aproximadamente 1.300 jogos, porém, como todos os serviços de streaming, seu catálogo é rotativo, com adições e saídas acontecendo todas as semanas.
Durante o período de testes, procurei jogos clássicos como O Máskara, Power Rangers, X-Men, Rock’n Roll Racing, e Mortal Kombat, mas não os encontrei. Talvez já tenham passado pelo catálogo em algum momento, mas não estavam disponíveis. Jogos de mascote de empresas que ainda estão ativas também passaram longe, como Sonic, Mario, Mega man e Zelda.
Isso é uma grande perda, sem dúvidas, pois muitos jogadores vão em busca desses clássicos. No entanto, é compreensível, já que licenciar jogos de empresas gigantes que oferecem serviços concorrentes, como a própria Nintendo, não deve ser fácil.
Apesar disso, há diversos jogos que podem ser desfrutados a qualquer instante, incluindo muitos clássicos. Entre eles estão Ninja Gaiden, Asteroids, e os já citados Pac Man e Metal Slug. A variedade de títulos disponíveis é uma verdadeira viagem nostálgica para os amantes dos games retro.
Controles
Realizei todo o meu teste na versão para PC utilizando um controle de Xbox conectado. Os comandos não apresentaram problemas, com mensagens antes do início de cada jogo servindo como mini tutoriais. Veja um exemplo abaixo:
Preço e disponibilidade
O Antstream está disponível para PC Windows, Mac e Linux; celulares Android e iOS; e no Xbox. O preço pode ser um problema para alguns. Isso porque no PC, o serviço pode ser assinado de duas maneiras: mensalmente, por 3,99 dólares, ou anualmente, por 39,99 dólares.
A forma de pagamento é via PayPal e, por ser cobrado em dólar, o valor pode variar dependendo da cotação diária da moeda, além dos impostos que precisam ser pagos nas transações internacionais.
Na data de publicação deste review, a assinatura anual sairia por cerca de 211 reais, e a mensal por 21,00 reais. Valores que podem ser considerados elevados quando comparados a outros serviços.
Já no Xbox, as coisas são melhores, pois o principal empecilho do PC (a cobrança em dólar) é eliminado, com um valor localizado de R$149,95 no plano anual. E ainda há um plano vitalício, que garante a assinatura enquanto o serviço existir, sendo vendido por R$402,45 em pagamento único.
Vale a pena?
O Antstream Arcade é uma ideia genial, pois preserva clássicos que foram esquecidos pelas empresas desenvolvedoras dos jogos, mas não pelos jogadores. Ao disponibilizar cerca de 1300 jogos retrô, a nostalgia é trazida à tona e pode atrair os mais saudosistas, assim como uma nova geração que queira descobrir como eram os jogos na era de ouro dos videogames.
Há alguns problemas da Antstream Arcade que podem ser solucionados rapidamente, como uma atualização que inclua o português brasileiro como idioma do serviço e um preço regionalizado com pagamento local na versão para PC.
Outros são mais complexos, necessitando que a tecnologia em nuvem evolua para evitar a queda na qualidade da imagem durante uma oscilação da internet e a redução do input lag na execução dos comandos.
Por fim, mesmo com o preço um pouco elevado, vale a pena realizar um teste, mesmo que seja assinando apenas por um mês, para desfrutar dos clássicos lendários das gerações passadas.
Se interessou e pretende assinar? Então acesse os links abaixo:
Gostei
- Interface moderna
- Tutorias intuitivos
- Catálogo ok
- Save na nuvem
- Conquistas
Não gostei
- Input Lag nos controles
- Preço em dólar
- Ausência de clássicos no catálogo
- Apenas inglês como idioma
- Interface
- Catálogo
- Controles
- Preço
- Serviços online