O Xbox Series S pode não ser o console mais poderoso da geração, mas, em determinados títulos, o resultado é extremamente satisfatório, a ponto de fazer o jogador custar a acreditar que estão rodando em um console tão pequeno e com apenas 1/3 do poder do seu “irmão” Xbox Series X.
Após quase cinco anos de uso e de experimentar dezenas de jogos no Xbox Series S, resolvi listar os X melhores títulos para explorar o console, destacando o poder da atual geração e o que de melhor ele pode entregar.
Obs: Há quem prefira desempenho e taxa de FPS mais altas, porém, em um cenário onde a maioria das TVs do mercado são telas grandes, para o meu gosto, o alvo deve ser o 1440p (2K), pois entrega uma boa experiência em TVs 4K ou monitores Full HD, mesmo que a 30 FPS. Então darei prioridade na lista para jogos que rodem nessa resolução ou algo próximo a isso.
Obs²: Darei prioridade a jogos lançados de 2020 para frente, evitando jogos antigos que receberam otimizações recentemente, mas continuam sendo antigos, como, por exemplo, GTA V.
Resident Evil: Village

Lembro-me da primeira vez que iniciei o Resident Evil: Village no Xbox Series S, onde custava a acreditar que a saga tinha alcançado tamanha perfeição gráfica.
Rodando em 1440p 60, seu desempenho é espetacular, alinhando resolução, taxa de quadros e qualidade gráfica em praticamente todo o jogo.
Psychonauts 2

Psychonauts 2 não é um daqueles jogos com gráficos fotorrealistas, mas seu desempenho no Xbox Series S é formidável. Rodando a 1440p 60, o console conseguiu entregar com qualidade toda a criatividade dos desenvolvedores nas fases, seja ela colorida, um espetáculo, ou algo mais surrealista.
Star Wars Jedi: Survivor

Esse é um caso curioso e uma exceção à regra citada inicialmente: ele não roda a 1440p e também não tem modo desempenho a 60 fps, limitando-se a um único modo em 1080p 30 fps.
Contudo, de forma surpreendente, o resultado fica bom, com um bom nível de texturas e iluminação, mesmo sacrificando o Ray Tracing, e sem apresentar grandes borrões e serrilhados.
Lies of P

Lies of P, o “Bloodborne” da atual geração, roda muito bem no Series S. Com resolução 1440p e 40 fps em telas compatíveis, a fluidez é suficiente para um soulslike, e seus gráficos são estupendos.
Infelizmente, ele possui um pequeno problema de renderização em algumas cutscenes, mas durante a gameplay isso não ocorre.
Assassin’s Creed Valhalla

O AC Valhalla pode não ser o favorito dos fãs da saga, mas é inegável que, até o lançamento do Shadows, ele é o Assassin’s Creed mais bonito. Rodando em 1620p — sim, ele é um dos poucos jogos que rodam acima dos 2K no Xbox Series S no modo qualidade —, a Ubisoft conseguiu extrair e entregar tudo o que estava propondo nos consoles.
Valhalla ainda conta com um modo de desempenho a 60 FPS, mas com cortes significativos na qualidade gráfica e na resolução. Se o seu foco for a melhor experiência visual, recomendo evitá-lo.
Starfield

Amando ou odiando Starfield, é um fato que a versão do jogo no Series S é excelente. Nos quesitos de resolução, texturas, partículas e iluminação, ele não fica devendo em nada para o Series X e bate de frente com muitos PCs.
Atualmente, o jogo já conta com vários modos gráficos, incluindo um a 40 FPS e outro a 60. No entanto, pessoalmente, ainda considero o modo original em 1440p a 30 FPS a melhor opção, pois preserva a alta qualidade gráfica e a taxa de quadros não impacta tanto a experiência.
Guardians of the Galaxy

Guardians of the Galaxy é visualmente impressionante em todas as plataformas. Mesmo com os cortes gráficos no Xbox Series S, que conta apenas com um modo em 1080p a 30 FPS, o jogo ainda se destaca pelas texturas e iluminação de alta qualidade.
Não há borrões, e os efeitos de luz e partículas em telas com HDR ativo ficam espetaculares.
Dead Space Remake

Dead Space foi uma grata surpresa da EA. O jogo tem como alvo o 1440p, o que contribui para a imersão, já que grande parte da experiência se deve ao seu visual visceral.
Elementos como iluminação, texturas e efeitos de sangue são muito bem trabalhados, e, quando combinado com um bom sistema de som, proporciona, sem dúvidas, a melhor experiência que o Xbox Series S pode oferecer em um survival horror nesta geração.
Warhammer 40,000: Space Marine 2

Enquanto Gears of War: E-Day não é lançado, felizmente temos Warhammer 40,000: Space Marine 2, que compartilha semelhanças com a franquia da Coalition: como hordas de inimigos, um arsenal variado e, claro, gráficos impressionantes.
Novamente, o alvo são os 1440p, e os cortes gráficos não foram tão profundos, oferecendo uma experiência capaz de encantar qualquer jogador e fã de jogos de ação.
Call of Duty: Black Ops Cold War

Todos os Call of Duty lançados após 2020 rodam muito bem no Series S, e o mais recente, Black Ops 6, chega a rodar em 1440p 60 ou 1080p 120, agradando aqueles que buscam um jogo mais competitivo.
Porém, o que mais me impressionou foi o Call of Duty: Black Ops Cold War. Mesmo sendo o único da nova leva de COD a oferecer apenas a opção de 1440p 60, o jogo roda com gráficos insanos em todos os seus modos, com texturas e iluminação que chamam a atenção de qualquer pessoa pelo seu nível de realismo.
Na minha opinião, entre todos da lista, este é o mais fantástico do Xbox Series S.
Menções honrosas

Eu poderia falar de Forza Horizon 5 ou de qualquer outro título da franquia, mas, a essa altura, seria redundante, já que grande parte da comunidade sabe que esses jogos estão entre os mais impressionantes graficamente dentro dos estúdios da Microsoft.
Por fim, se você tem um Xbox Series S, recomendo ao menos experimentar Hi-Fi Rush, Ori and the Will of the Wisps, Deathloop, Doom Eternal e The Callisto Protocol, além de Gotham Knights, pois todos possuem boas otimizações no console.
Pensando em assinar o Game Pass ou comprar jogos de forma parcelada? Aproveite o para comprar giftcard nesse link. A Nuuvem, nossa parceira, oferece as melhores condições e suporte do mercado!
Se você está em busca do seu Xbox Series S com o melhor desconto, não deixe de conferir os grupos no WhatsApp e Telegram, onde postamos diariamente as melhores ofertas.
Gostou da lista? Quais foram os jogos que lhe entregaram a melhor experiencia no Xbox Series S? Fala para gente nos comentários!