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    Home » Afinal, o que são FPS, Hz e VRR
    Especiais

    Afinal, o que são FPS, Hz e VRR

    Entenda de uma vez!
    Erick FelipeErick Felipenovembro 7, 2024Updated:novembro 7, 20247 Mins Read
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    VRR FPS HZ
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    Com o lançamento da atual geração de consoles, surgiram muitos comentários sobre como os jogos estão rodando, qual é o FPS, a taxa de Hz e se o VRR está ativo. Essa discussão se intensificou com o lançamento do PS5 Pro. Mas, afinal, você sabe o que significam essas siglas?

    Vamos explicar de uma forma que facilite o entendimento e ajude você a compreender o assunto que tanto se debate na comunidade gamer.

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    O que é FPS (Frames per Second) ?

    A sigla FPS refere-se a Frames per Second (quadros por segundo), que, em síntese, indica o número de imagens exibidas por segundo em um jogo ou vídeo.

    Sempre que assistimos a um filme, série ou jogamos, o conteúdo na tela é formado por uma sequência de imagens exibidas em rápida sucessão, criando a sensação de movimento.

    Por padrão, a indústria cinematográfica utiliza a taxa de 24 FPS, com raras exceções, como em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, no qual Peter Jackson experimentou filmar em 48 FPS. No entanto, devido à alta rejeição do público, que relatou estranheza com a fluidez do filme e, em alguns casos, até enjoo, essa ideia foi abandonada em outras produções hollywoodianas.

    Na indústria dos games, o padrão de taxa de quadros em consoles sempre foi de 30 FPS. No entanto, nos PCs, os jogadores são incentivados a utilizar taxas de quadros mais altas, uma vez que, com o uso de mouse e teclado e o foco em jogos competitivos, uma movimentação mais fluida proporciona uma vantagem ao usuário.

    Essa diferença de abordagem foi atenuada nos consoles mais recentes, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X, que agora oferecem suporte para 60 FPS e até 120 FPS em alguns títulos. Isso torna a experiência de jogo mais próxima ao que os jogadores de PC já desfrutavam, proporcionando mais fluidez e uma competitividade elevada mesmo em consoles.

    • Exemplo: Jogos como Call of Duty e Forza permitem uma visualização mais fluida dos movimentos, especialmente em 60 ou 120 FPS. Quando rodando a 120 FPS, os jogos podem parecer ainda mais responsivos, principalmente em monitores que suportam essa taxa, favorecendo a precisão dos comandos.

    Nos jogos, quanto maior for o FPS, melhor será a experiência, mas isso tem um custo. Aumentar a taxa de quadros exige mais da máquina que está rodando o jogo. Por isso, ainda há jogos que se limitam a entregar entre 30 e 60 FPS para garantir melhores gráficos, especialmente os que têm foco em uma campanha single-player.

    • Exemplo: Alan Wake 2 possui dois modos gráficos nos consoles: Qualidade e Desempenho. O primeiro foca na maior qualidade visual, mas roda a 30 quadros por segundo. Já o segundo faz sacrifícios nos elementos visuais para entregar 60 quadros por segundo.

    O que é Hz (Hertz)?

    Há muita confusão entre a taxa de FPS e a frequência de Hz. Embora ambas estejam interligadas, são coisas distintas. Enquanto FPS se refere à forma como a obra está sendo executada, Hz é a unidade de medida relacionada ao hardware, representando a taxa de atualização de uma tela e a quantidade de FPS que ela poderá suportar.

    • Exemplo: uma tela de 60 Hz é capaz de atualizar a imagem 60 vezes por segundo. Quanto maior a taxa de Hz do monitor, maior será sua capacidade de acompanhar FPS mais altos, o que resulta em uma experiência visual mais suave e realista.

    Atualmente, as telas utilizam 60 Hz como padrão, e dificilmente encontramos uma TV ou monitor com uma frequência menor.

    Imagem: TV da LG operando em 60 Hz

    Nos monitores para PC, especialmente os voltados para jogos, a maioria já oferece pelo menos 75 Hz. Como nessa plataforma as taxas de quadros costumam ser mais altas, é recomendável que o usuário opte por um monitor com frequência maior, que consiga suportar o FPS desejado, proporcionando uma experiência de jogo mais fluida e responsiva.

    • Exemplo: Em Counter-Strike, por exemplo, os jogadores costumam utilizar taxas de FPS mais elevadas. Imagine uma situação em que o jogo esteja rodando a 180 FPS, mas o monitor utilizado suporta apenas 144 Hz. O jogo estará, de fato, rodando a 180 FPS, mas a tela só conseguirá exibir até 144 FPS.

    Em resumo, a quantidade de Hz do monitor define a quantidade máxima de FPS que será visível, influenciando diretamente na fluidez da imagem percebida

    O que é VRR (Variable Refresh Rate)?

    O VRR, ou taxa de atualização variável, é uma tecnologia que permite que a taxa de atualização de um monitor se ajuste dinamicamente para sincronizar com a taxa de FPS do conteúdo, reduzindo o efeito de “tearing” (rasgos na imagem) e oscilação (stuttering).

    Em condições normais, se o FPS do jogo não estiver sincronizado com o Hz da tela, podem ocorrer quebras visuais e lags perceptíveis. O VRR evita esses problemas ajustando a frequência do monitor ao FPS do jogo.

    • Exemplo: Em um jogo como Marvel’s Spider-Man 2, onde os cenários mudam rapidamente e os detalhes são abundantes, o VRR ajusta a taxa de atualização do monitor ao FPS do jogo em tempo real, proporcionando uma imagem mais consistente e sem interferências, especialmente se o jogo cai de 60 FPS para algo como 45 FPS em momentos de maior carga gráfica.

    Tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X|S utilizam o VRR. Quando um jogo opera em uma faixa entre 40 e 60 FPS, alguns estúdios aproveitam o VRR para evitar “bloquear” o jogo a 30 FPS, o que era bem comum nas gerações passadas.

    • Exemplo: Ratchet & Clank: Rift Apart utiliza o VRR para oferecer mais modos gráficos aos jogadores. No modo fidelidade com VRR ativo, o jogo opera em torno de 40 FPS, enquanto no modo desempenho, a taxa varia acima de 60 FPS, chegando perto de 100 FPS.
    Imagem: Ratchet & Clank: Rift Apart utiliza do VRR para habilitar a exibição em 120hz

    Simplificando as coisas, temos os seguintes conceitos:

    • FPS mede o número de quadros por segundo gerados pelo conteúdo, como um jogo ou filme.
    • Hz mede a frequência de atualização da tela, ou quantas vezes ela é capaz de atualizar a imagem por segundo e suportar o FPS do conteúdo exibido.
    • VRR ajusta a taxa de atualização da tela de forma dinâmica para sincronizar com o FPS do conteúdo, prevenindo problemas visuais.

    É necessário ter uma tela com todos os recursos?

    Agora que você já entendeu todos os conceitos, pode estar se perguntando se é necessário ter todos esses recursos para uma boa experiência. A resposta é sim, eles são bastante recomendados.

    Em geral, os monitores voltados para gamers já possuem todos os recursos citados neste artigo, inclusive nos modelos de entrada.

    No entanto, as TVs utilizam 60 Hz como padrão, e muitos modelos de entrada ainda não contam com suporte a VRR. Nos modelos intermediários e topo de linha, as TVs já oferecem 120 Hz, as vezes até mais, e vêm equipadas com suporte ao VRR.

    Ou seja, ao adquirir uma TV pelo menos do segmento intermediário, você terá os recursos necessários para uma jogatina mais completa.

    Abaixo, listamos alguns modelos de telas com suporte às três tecnologias abordadas no artigo. Se estiver considerando a compra, sinta-se à vontade para adquiri-las pelo link e ajudar nosso portal a continuar nosso trabalho.

    TVs

    • TV Samsung Q70D de 55 polegadas – 4K 120Hz
    • Samsung AI TV 55 Neo QLED Mini Led – 4K 120hz
    • Smart TV Mini LED TCL C755 de 65 polegadas – 4K 144Hz
    • Smart TV LG OLED C3 de 55 polegadas – 4K 120Hz

    Monitores

    • Monitor Gamer Samsung Odyssey G30 de 24 polegadas – 1080p 144Hz
    • Monitor Gamer AOC HERO de 27 polegadas – 1440p 155Hz
    • Monitor Gamer LG UltraGear de 24 polegadas – 1080p 180 Hz

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    Erick Felipe

    Sou um amante da cultura pop. Jogo videogame há mais de 20 anos e, desde então, tento compartilhar um pouco da minha experiência com a comunidade.

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