Segundo Christopher Dring, editor-chefe do GamesIndustry.biz, boa parte dos exclusivos de Xbox devem chegar ao PS5 em algum momento. Ele esteve no GDC recentemente, evento focado em desenvolvedores e na parte empresarial da indústria, e disse que saiu com essa impressão.
Chris afirma ter ouvido as seguintes palavras de uma publisher que lançou um jogo enorme em 2023: “Não sei por que nos demos ao trabalho de apoiar o console.“. Ele foi além, alegando que diversos desenvolvedores estão descontentes com a obrigação de ter que desenvolver uma versão para o Xbox Series S, o que dificulta e muito o processo de desenvolvimento.
Em suma, temos dois grandes motivos para que a Xbox esteja flertando com a ideia de se tornar uma publisher, abrindo mão de uma parcela significativa de seus exclusivos:
- As vendas do Xbox Series estão despencando desde o ano passado. Além da falta de interesse por parte do público, que anseia por jogos próprios, a companhia parece estar tendo dificuldade em fabricar e distribuir unidades ao redor do mundo. Em muitos países, a escassez de estoque é evidente.
- A irritabilidade dos desenvolvedores com a obrigação de terem que desenvolver uma versão para o Xbox Series X e para o Series S. Curiosamente, esse é um problema causado pela própria marca. A tentativa da Microsoft de aumentar seu market share dos consoles saiu pela culatra. Além de não ter dado certo, o plano tem gerado um desgaste enorme na relação dos devs com a Xbox.
Quais são as soluções para a Xbox?
Para solucionar a falta de demanda pelo console, a companhia precisa de jogos robustos e exclusivos. Felizmente, esse problema já está sendo endereçado pela marca. Temos uma fila enorme de games que estão sendo desenvolvidos para o Xbox: Fable, Perfect Dark, Everwild, The Elder Scrolls 6 e existem rumores que apontam até para um novo Gears.
O problema é que esses títulos estão demorando mais do que o costume para serem lançados e existem reports de problemas no desenvolvimento de Everwild e Perfect Dark. Agora é uma mera questão de ajustar sua linha de produção. Com a aquisição da Activision, a empresa se tornou dona de dezenas de IPs super chamativas que podem ajudar a reverter a situação.
Se tratando dos devs, para remediar a relação com eles, o único caminho é abrir mão da obrigação de ter que criar versões para o Series S, mas imagino que essa opção não exista para a marca. No primeiro momento que removerem a obrigação, quase nenhum dev vai produzir jogos para a versão mais fraca do console. Ou seja, é uma situação sensível onde não existe muito o que ser feito.