A Microsoft começou o ano de 2025 mostrando seus planos para a divisão Xbox e o caminho que a empresa pretende seguir daqui para frente. Com um line-up de jogos impressionante e a tentativa de consolidar a nova estratégia da marca, a pergunta que fica é: O que vem a seguir?
Avowed está na porta
Avowed será o primeiro jogo de um estúdio da Microsoft em 2025. Com lançamento marcado para 18 de fevereiro, o jogo promete ser o maior projeto da Obsidian Entertainment desde que o estúdio entrou na tutela da Microsoft.
Em suas prévias, o jogo está sendo bastante elogiado. Conforme o que foi divulgado até agora, o sistema de RPG e os gráficos devem ser os grandes destaques. Por enquanto, ele ainda é exclusivo das plataformas Xbox, mas isso deve mudar em breve. Explicaremos mais detalhes a seguir.
Xbox Developer_Direct
Na última semana, tivemos o já tradicional Xbox Developer_Direct, um evento breve, mas que serve para atualizar os fãs sobre o andamento dos jogos que serão lançados ao longo do ano.
O evento já começou com dois anúncios bombásticos: Ninja Gaiden 4 está em desenvolvimento pela Platinum Games em parceria com a Team Ninja, com lançamento previsto ainda para 2025. Além disso, surpreendendo a todos, Ninja Gaiden 2 Black, um remake do clássico hack and slash da sétima geração, foi lançado de forma inesperada diretamente no Game Pass.
South of Midnight finalmente ganhou uma data de lançamento. Em um trailer que destacou mais da narrativa e um pouco da jogabilidade, foi confirmado que o jogo será lançado em 8 de abril.
Outro destaque foi Expedition 33, um RPG de turnos fruto de uma parceria com a Microsoft. O jogo também recebeu sua data de lançamento e estará disponível a partir de 24 de abril.
Encerrando o evento com chave de ouro, DOOM: The Dark Ages apresentou um gameplay detalhado que explicou as novas armas e o modelo de jogabilidade. O lançamento foi confirmado para o dia 15 de maio, com informações sobre as plataformas em que estará disponível.
O Xbox virou multiplataforma
Desde o início do ano passado, a Microsoft veio a público para explicar que estava mudando sua estratégia de negócios. Inicialmente, a empresa anunciou que publicaria apenas quatro jogos em outras plataformas, buscando alcançar um público maior. No entanto, devido ao sucesso da medida, afirmou que analisaria cada caso individualmente.
Agora, algo histórico aconteceu no encerramento do Xbox Developer_Direct: embora já tivesse sido anunciado que DOOM: The Dark Ages seria lançado no PlayStation 5, a Microsoft surpreendeu ao listar oficialmente o logo do PS5 ao lado do Xbox ao divulgar as plataformas do jogo. Além disso, essa informação foi publicada no canal oficial do Xbox no YouTube, conforme você pode conferir no logo abaixo.
Embora possa não parecer nada demais, essa atitude não é comum na indústria dos games. Nem mesmo em jogos multiplataformas as empresas costumam exibir as plataformas concorrentes de forma tão explícita, já que, historicamente, havia o hábito de ocultá-las para tentar passar a impressão de exclusividade.
Essa postura, alinhada às recentes declarações da Microsoft, que afirmou abertamente sua intenção de se tornar a maior publicadora do mercado e alcançar o maior público possível, evidencia que o Xbox se consolidou como uma divisão multiplataforma, goste você disso ou não.
“Isso é um Xbox“
A estratégia de se tornar uma grande publicadora de jogos e oferecer o melhor serviço do mercado aparentemente está funcionando para a Microsoft. No entanto, a empresa continua apostando na controversa campanha “Isso é um Xbox”, que enfatiza que não é necessário possuir o hardware da marca para aproveitar sua plataforma; basta ter um dispositivo compatível com o Game Pass.
Não sabemos se, no futuro, essa campanha será bem-sucedida ou não. Porém, para nós, brasileiros fãs do console Xbox, isso tem gerado preocupações. Como já destacamos diversas vezes em nosso portal, a reposição de estoque do Xbox Series X praticamente cessou no Brasil, enquanto o Xbox Series S ainda é encontrado em algumas varejistas online, mas em quantidades limitadas.
A presença da marca Xbox nas lojas físicas e online tem diminuído gradativamente, com a dificuldade de encontrar consoles ou acessórios disponíveis para venda. E, pelo que indicam os movimentos da Microsoft, essa situação pode piorar, já que os números apontam uma queda significativa nas vendas globais de hardware.
Xbox Showcase 2025
Como de costume, no meio do ano, a Microsoft deverá realizar seu evento anual durante o período que tradicionalmente era reservado para a E3. Nesse evento, a empresa costuma apresentar seus novos projetos, parcerias e sua visão para o futuro da divisão de jogos.
Enquanto no showcase de 2023 o grande destaque foi Starfield, e em 2024 Call of Duty: Black Ops 6, é esperado que outro grande título dos estúdios do Xbox ganhe os holofotes neste ano. Pessoalmente, aposto em Fable, já que o jogo aparenta estar com seu desenvolvimento em estágio avançado.
Além disso, rumores apontam que um console Xbox portátil está em produção. Caso isso seja verdade, apresentá-lo ao público durante o maior evento do ano não seria nada surpreendente, considerando que o mercado de portáteis está em alta, com dispositivos como o Steam Deck, Nintendo Switch e ROG Ally alcançando enorme sucesso.
O problema do Call of Duty
Ao adquirir a Activision, a Microsoft conseguiu transformar Call of Duty: Black Ops 6 em um enorme sucesso, quebrando recordes da franquia e se tornando um dos jogos mais vendidos do ano. No entanto, com essa conquista, veio também a responsabilidade de solucionar os problemas que surgiram.
Desde o início da nova era de Call of Duty, marcada pelo reboot de Modern Warfare (2019), Black Ops 6 conseguiu a façanha negativa de ser o título com menor retenção de público engajado. Na Steam, por exemplo, o jogo chegou a perder quase todos os jogadores conquistados com o lançamento do último título.
Vários problemas têm sido reportados pela comunidade, como monetização excessiva, bugs em diferentes áreas, hackers invadindo salas, sistema anti-cheating banindo jogadores injustamente e até o uso de IA na criação de conteúdo, o que gerou controvérsias.
Gerir uma das maiores IPs da indústria não é tarefa fácil. Toda a divisão Xbox precisará se esforçar para reverter essa situação e manter o fenômeno Call of Duty relevante, especialmente em um mercado onde a concorrência entre jogos como serviço se torna cada vez mais acirrada.
Segundo rumores, o Call of Duty deste ano será uma sequência direta de Black Ops 2, um dos títulos mais aclamados pela comunidade. Caso o jogo corresponda às expectativas e seja bem recebido, alinhado ao retorno de Verdansk — o icônico mapa da era de ouro do Warzone —, isso pode ser exatamente o que a franquia precisa para voltar a brilhar em 2025.
A guerra de consoles acabou
Chegamos a um momento na indústria em que as três principais empresas de jogos não podem mais ser consideradas concorrentes diretas. Isso porque a Nintendo nunca buscou competir diretamente contra a Microsoft e a Sony, optando por operar de forma independente, focada em sua própria visão e mercado.
Já a Microsoft, ao mudar sua estratégia e começar a lançar seus jogos em outras plataformas — incluindo o PlayStation 5 e, possivelmente, o Nintendo Switch 2 —, passou a alcançar públicos além de sua base tradicional, ampliando significativamente seu faturamento.
Pode-se debater quem venceu a “guerra dos consoles”. Alguns argumentam que foi a Sony, já que o PlayStation abriga quase todos os jogos relevantes da indústria. No entanto, a Microsoft, ao explorar o ecossistema PlayStation e outras plataformas, consegue financiar suas próprias produções, fortalecer seu serviço e consolidar seus estúdios.
No fim, o Xbox mantém um line-up invejável, com grandes lançamentos distribuídos ao longo do ano, e parece ter alcançado um estado em que seus fãs aceitam e compreendem a nova proposta da empresa. Afinal, talvez não seja mais sobre “vencer”, mas sobre expandir e evoluir.
E para você, quais são suas expectativas para o ano de 2025 do Xbox? Fala para gente nos comentários!