Durante o Summer Game Fest 2025: Play Days, a Capcom compartilhou um vídeo de aproximadamente 10 minutos sobre Onimusha: Way of the Sword. Embora o jogo não tenha sido disponibilizado para testar, a equipe da República DG recebeu o convite para conhecer um pouco mais sobre o game, além de suas mecânicas de combate e ambientação.
O hands-off foi realizado em uma sala reservada da Capcom, onde alguns criadores de conteúdo/imprensa tiveram acesso ao material com informações sobre Onimusha e Resident Evil Requiem. Confira nossas primeiras impressões sobre o game a seguir!
Este hands-off/primeiras impressões foi publicada graças a um convite realizado pela Capcom!
Conhecendo o game
Programado para ser lançado em 2026, Onimusha: Way of the Sword coloca os jogadores na pele de Miyamoto Musashi, um espadachim habilidoso que deverá proteger a cidade histórica de Kyoto que está sendo atacada e corrompida por nuvens de miasma.
Ao longo da campanha, os jogadores irão enfrentar os temíveis Genma, criaturas que chegaram misteriosamente espalhando o caos e ameaçando a vida da civilização. Diante dessa ameaça, a única opção do samurai é se arriscar no combate, com a ajuda da Manopla Oni (um artefato misterioso capaz de derrotar os Genma).

Sessão privada e mecânicas de combate
A sessão privada ocorreu em 7 de junho de 2025, reunindo convidados, criadores de conteúdo e membros da imprensa em uma sala escura com um grande telão. Durante a apresentação, uma pessoa narrava a gameplay enquanto outra jogava. O evento foi dividido em duas partes, começando com Onimusha: Way of the Sword e seguido por Resident Evil Requiem, que se destacou como a principal atração do Summer Game Fest: Play Days.
A demonstração teve foco total nas mecânicas de combate, revelando um sistema fluido nos ataques de Miyamoto. Entre os destaques apresentados, vimos finalizações brutais contra inimigos desprevenidos, um sistema de parry e esquiva com rolamento, além da quebra de defesa do protagonista caso a aparagem seja utilizada constantemente. Também é possível rebater flechas inimigas, utilizar madeiras do chão como escudo para evitar flechadas, aproveitar o cenário para causar dano, incendiar adversários e até mesmo executar combos para derrotar chefes e inimigos de forma eficiente.
A apresentação conta com cenas do mundo aberto, destacando uma grande variedade de objetos no cenário, transições de efeitos climáticos e inimigos que estão caminhando próximos ao templo Kiyomizu-dera. Ao que tudo indica, novas áreas de Kyoto e outras regiões do Japão poderão ser exploradas futuramente, mas ainda não há confirmação sobre a inclusão de locais como Tóquio, Osaka ou até mesmo Hiroshima.

Outro ponto que merece seu devido destaque são os efeitos sonoros, que desempenham um papel importante na gameplay, permitindo ao jogador notar a presença de inimigos à uma determinada distância. A demonstração ocorreu em uma área semelhante a um campo aberto, onde o som dos passos sobre a terra era claramente perceptíveis. Além disso, o jogo impressiona com belíssimos gráficos, dignos de um console de nova geração.
Pelo que foi apresentado, a gameplay parece ter sido gravada em um PlayStation 5 Pro, assim como a demonstração de Resident Evil Requiem.
Um problema? Talvez…
Mas nem tudo é perfeito… A franquia Onimusha é popularmente conhecida por seu combate desafiador e alto nível de dificuldade, porém, essa característica não parecia estar presente na build testada. Desde o início, não foi informada a dificuldade utilizada, mas, ao que tudo indica, o jogo parecia muito fácil. O protagonista recebia muitos golpes e perdia uma quantidade mínima de HP. Isso acabou levantando o seguinte questionamento:
- O jogo possui uma seleção de dificuldades?
- O jogo estava sendo jogado em qual dificuldade?

É claro que isso não é um problema, tendo em vista que isso se trata apenas de uma build e não a versão final do game.
Primeiras Impressões de Onimusha: Way of the Sword – MUITO PROMISSOR!
Mesmo não tendo testado Onimusha: Way of the Sword, é evidente que a empresa está seguindo o caminho correto, podendo transformar a franquia em um best-seller e voltar a era de ouro da franquia. A apresentação não só destacou os principais pontos e movimentações do sistema de combate, como mostrou um mundo que vive em constante evolução e com belíssimas paisagens, explorando o Japão de uma forma realista durante a era do período Edo.
Quando eu disse que o game tem grandes chances de se tornar um dos melhores jogos de 2026, é porque ele realmente oferece uma experiência única e imersiva, como todo jogo de ação e aventura deve ser!
Onimusha: Way of the Sword será lançado em 2026 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.