Que tal jogar um jogo de FPS do PlayStation 1 repensado para os dias de hoje? Prodeus, desenvolvido pela Bounding Box Software e publicado pela Humble Games, chega exatamente com este propósito, resgatar toda a simplicidade dos Shooters clássicos que esbanjavam ação e muita violência gore, ao mesmo tempo que presta uma excelente homenagem a franquias consagradas deste estilo, criando seu próprio estilo e ritmo.
Prodeus é uma carta de amor aos antigos FPS
Antes de qualquer coisa é importante frisar que Prodeus surgiu graças à um financiamento coletivo no Kickstarter iniciado em abril de 2019, que em seguida passou por um período de testes em acesso antecipado por meio da Steam, ou seja, é necessário ter em mente que o jogo possui um orçamento bastante limitado, o que na verdade acaba sendo um grande ponto positivo podendo surpreender mas serve também de alerta aos mais empolgados, pois isso aqui está longe de ser um AAA.
Apesar deste período de testes em que ficou disponível, eu confesso que o jogo acabou passando desapercebido por mim e creio que para muitos também, e depois de jogar sua versão finalizada, fico feliz que tenha sido assim. Este meu primeiro contato com Prodeus, provavelmente não poderia ter sido melhor!
Logo em seu início é possível visualizar que Prodeus esbanja estilo! O jogo utiliza de uma linda pixel art que remete aos clássicos de PS1, porém, com um refinamento técnico impressionante, ainda mais se tratando de um projeto com tão pouco orçamento. Para os fãs mais antigos como eu, é impossível não sentir um gosto doce de nostalgia ao ver todo aquele design de produção, que com certeza fará você relembrar seus momentos de infância.
Apesar de sua beleza, é em seu gameplay que Prodeus mostra seu diferencial, como é gostoso atirar e estraçalhar os inimigos durante a jornada. Sua gameplay é frenética do jeito certo, daquelas que não deixa o ritmo cair, possuindo uma ótima variedade de armas como (escopeta, pistola, granada, metralhadora e mais) com cada arma possuindo um peso diferente, apresentando uma animação única e uma forma bem particular de finalizar os monstros, mas também surpreende na variedade de inimigos sempre apresentando ao jogador uma nova forma de abordar os monstros que aprecem em sua frente. O jogo quer que você se divertida e aproveite tudo que ele pode oferecer, entregando um verdadeiro parque de diversões de matança e adrenalina. Prova disso é que ele é bem simplista desde seu início, vá para o jogo sem se preocupar com narrativa, pois ele é 0,1% de história e 99,9% de ação. Nada de perder tempo com diálogos, só recarregue suas armas e vá para a luta!
Progressão fluída
Claro que nem tudo é só ação, Prodeus possui um limitado, porém criativo level design com uma progressão em desafios de plataforma e muito vai e volta. Todo seu design possui inúmeros segredos a se descobrir, além de armas secretas. Este respiro é fundamental para que o jogador não se sinta cansado depois de um longo período de ação.
Toda sua progressão em Prodeus se dá por fases que duram em média 15 a 25 minutos, dependendo de seu desempenho. Para os curiosos, vale frisar que o jogo é bem curto e você com certeza conseguirá terminar entre 5 a 7 horas. O que para mim é um excelente ponto, pois ele termina exatamente quando precisa, e consegue deixar no jogador um gostinho de quero mais.
E deixo aqui meus parabéns a toda equipe de desenvolvimento que mesmo com pouco recurso, trouxe o jogo totalmente localizado para o português brasileiro, provando que para isso só tem que querer.
Um deslize que pesa… mas compreensível
Claro que essa limitação financeira é sentida em alguns momentos, mas eu destacaria principalmente a falta de uma trilha sonora mais forte e presente. Não que ela seja ruim, longe disto, mas quando pensamos em suas principais fontes de inspirações, como Quake ou Doom, ela deixa e muito a desejar. Mas novamente é importante frisar que este trata-se de um jogo pequeno, então isto é perfeitamente aceitável. Onde o jogo precisa acertar, ele acerta, mas acerta e muito!
Uma das maiores surpresas do ano
Prodeus não estava em meu radar e não tinha nenhum conhecimento do jogo mas eu fico feliz demais que ele tenha aparecido para mim, pois ele é um shoorter robusto, repleto de homenagens, personalidade e uma gameplay visceral muito divertida. Para todos aqueles que possuem um mínimo gosto pelo gênero FPS, este jogo é simplesmente obrigatório.
Prodeus está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC. Para os assinantes do Xbox Game Pass, ele está disponível desde o dia de seu lançamento no serviço.
Esta review só foi possível graças ao envio da chave de acesso ao jogo, do qual agradecemos a Humble Games pela confiança em nosso trabalho.