Durante o Summer Game Fest 2025: Play Days, a equipe da República DG foi convidada pela Bandai Namco para conhecer Shadow Labyrinth, o novo título do icônico e carismático Pac-Man. A primeira vista, o estúdio decidiu investir em um tom mais sombrio e obscuro, mantendo a originalidade e genialidade da obra.
Mas será que essa nova abordagem será essencial para manter os fãs de longa data/novatos atentos na franquia? É isso que você irá descobrir em nossa Preview em primeira mão!

Esta Preview foi produzida graças a um convite realizado pela Bandai Namco!
Pode ficar tranquilo(a): esta análise de primeiras impressões é totalmente livre de SPOILERS!
Sombrio e genial
Em Shadow Labyrinth, os jogadores assumem o controle do Espadachim Nº8, um guerreiro que desperta em um planeta misterioso. Guiado por PUCK, uma esfera amarela flutuante, ele embarca em uma jornada por um mundo sombrio e misterioso que será revelado conforme progredimos.
Além disso, criaturas assustadoras cruzarão nosso caminho, sendo necessário sobreviver em um mundo hostil enquanto buscamos vestígios de um antigo conflito galáctico. Os poderes adquiridos ao longo da jornada serão fundamentais para avançar, permitindo que o protagonista enfrente chefes e monstros colossais.
Outro ponto que torna a experiência ainda mais atrativa, é que PUCK é uma criatura misteriosa que estará guiando durante toda a nossa jornada. Com isso, descobriremos por qual motivo o Espadachim foi escolhido para essa importante missão.

Apesar do resumo da história, Shadow Labyrinth oferece um toque de metroidvania, com uma história envolvente e cheia de surpresas. Para aqueles que já estão familiarizados com jogos do gênero, talvez essa seja uma ótima oportunidade para explorar um universo completamente diferente de tudo aquilo que já estamos acostumados.
Por se tratar de Pac-Man, um metroidvania pode ser uma nova forma de “reviver” a franquia, criando uma tendência no mercado ou até mesmo novas continuações.
Mecânicas de combate e gameplay
Durante a sessão privada, pudemos conhecer um pouquinho mais sobre o game, onde foi possível testar as mecânicas de combate e gameplay por um bom tempo.
No geral, o game segue a mesma fórmula dos metroidvanias convencionais, permitindo utilizar habilidades coletadas ao longo da trama, ataques rápidos, combos poderosos e até mesmo uma isca que pode ser utilizada para avançar para locais mais distantes ou inexploráveis.

Shadow Labyrinth também conta com um sistema de esquiva e defesa, permitindo que os jogadores se movam rapidamente para evitar confrontos ou ataques dos inimigos. Vale ressaltar que os movimentos são limitados, fazendo com que os gamers evitem desgaste do Espadachim desnecessariamente.
Outro ponto interessante é que Pac-Man estará presente constantemente durante o game, permitindo realizar ações para se movimentar e concluir puzzles, além de permitir atacar inimigos ou se mover para outras áreas.
Para os jogadores mais hardcores, pude sentir um “certo” nível de dificuldade ao longo da minha jornada, com inimigos mais poderosos e ataques que precisam ser realizados no momento exato para evitar dano desnecessário. Ao que tudo indica, o jogo contará apenas com um nível de dificuldade, o que poderá impactar aos novatos do gênero metroidvania.

Preview de Shadow Labyrinth – MUITO PROMISSOR!
Por se tratar de uma sessão curta, pude sentir aquele gostinho de quero mais, com uma gameplay viciante e divertida, além de um combate fácil de aprender e difícil de dominar. Não restam dúvidas! Shadow Labyrinth é uma excelente oportunidade para expandir o universo de Pac-Man, entretanto, será necessário ter cuidado para não se tornar um “metroidvania mais do mesmo”.
Em suma, Shadow Labyrinth é um jogo incrível e mostra que a Bandai Namco está trilhando no caminho certo para o sucesso, com um game divertido e desafiador. O game será lançado em 18 de julho de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC.