É difícil não pensar em PlayStation nos dias de hoje e não relacionar a marca a Uncharted, uma de suas maiores franquias. Com diversos títulos e fãs pelo mundo, a saga da Naughty Dog sem dúvida desempenha um enorme papel na indústria de videogames. Mas como foi o desenvolvimento até que chegássemos a Uncharted 4 e seu spin-off, Lost Legacy? Vamos descobrir um pouco sobre as origens da franquia?
Tudo começou com Uncharted: Drake’s Fortune, game de 2007 que nos introduziu personagens carismáticos como Nathan, Sully e Elena. O processo de produção do game durou dois anos e foi a gold (ou seja, terminou) em outubro do ano de seu lançamento. Mantendo o codinome “Big” internamente, ele foi apresentado ao público na E3 de 2006. Na época, foi descrito pela IGN como “uma mistura de Tomb Raider e Metal Gear” destacando as habilidades de Nathan Drake em se mover pelo cenário e combater os inimigos com os punhos ou armas de fogo.
O The Sydney Morning Herald comentou que a ideia de criar uma aventura mais realista e afastada de jogos com uma roupagem “de desenho animado” era um entendimento da Naughty Dog de que os fãs do PlayStation haviam crescido e amadurecido. O título também marcava um novo momento do estúdio após a saída de seus cofundadores Jason Rubin e Andy Gavin.
Na época, o game foi criado para o PlayStation 3, definido pela Naughty Dog como o hardware mais poderoso naquele momento. A opção para desenvolver a franquia veio mesmo com o estúdio tendo já desenvolvido histórias com personagens de peso como Jak and Daxter ou o Crash surgiu, segundo a própria ND, porque queriam algo novo que não os fizesse ir pelo caminho mais fácil. Os designs de personagens que anteriormente passaram pelo estúdio tinham uma estilização própria que era compatível com o hardware do PlayStation 2. No então novo console da Sony, o PS3, a ND sentiu-se confortável para trabalhar com personagens humanos e uma ambientação contemporânea.
O PlayStation 3 apresentou desafios para a franquia, mas o estúdio pôde realizar o desenvolvimento do primeiro Uncharted no mesmo tempo em que construíam jogos para o PS2. Para este fim, porém, tiveram que aumentar substancialmente a equipe envolvida no projeto. Apesar disso, o copresidente da Naughty Dog, Evan Wells, afirmou na época que de um terço a metade do processador do PlayStation 3 estava sendo aproveitado, sugerindo que haveria muito mais a se realizar com o console futuramente (e ele estava certo, tendo em vista que a Naughty Dog entregou os Uncharteds seguintes e The Last of Us para o videogame).
Outra previsão era de que, com o lançamento do game, os jogadores se sentiriam dentro de um filme com uma imersão provocada por gráficos que causaria uma percepção da experiência até mesmo no subconsciente, com pequenos detalhes estrategicamente inseridos pelo estúdio e que tornariam tudo mais marcante. Tão importantes quanto os gráficos eram as animações, agora possíveis com um grau de complexidade muito maior envolvendo várias coisas ao mesmo tempo: correr, rolar, recarregar a arma, obter coberturas contra tiros etc.
Outro ponto curioso é que Drake’s Fortune foi comparado com Tomb Raider, saga de Lara Croft, um dos maiores personagens dos videogames e cuja temática possui algumas semelhanças com Uncharted. Em verdade, houve uma época em que o projeto da Naughty Dog foi ironizado a ponto de chamarem-no de “Dude Raider” (uma piada sobre o game ter a mesma temática que a de Lara, mas colocar um homem no papel principal). Na visão da ND, a única coisa realmente em comum entre o seu protagonista, Nathan Drake, e Lara Croft seria o fato de ambos serem caçadores de tesouros. Fora isso, Drake seria um homem comum que enfrenta diversas adversidades e não uma pessoa mais proficiente em movimentos e acrobacias como Lara. Richard Lemarchand, chefe na área de design do game, disse que Drake não era um “ninja” ou “membro das Forças Especiais”, ressaltando que ele seria um personagem mais comum, provavelmente para que fosse mais fácil de adquirir a simpatia do jogador.
Além de Lemarchand, o game contou com a equipe de roteiro encabeçada por Amy Henning, auxiliada por Josh Scherr e por Neil Druckmann, este último hoje em dia conhecido pela franquia The Last of Us. Durante o desenvolvimento houve mudanças, como por exemplo o design de Drake e a cor do cabelo de Elena (seria originalmente castanho).
Outro aspecto interessante que surgiu no desenvolvimento foi a coleta de feedback dos jogadores através de fóruns da internet. Um ponto que foi levado em conta foi a resolução implementada no jogo, por exemplo, fazendo Uncharted: Drake’s Fortune oferecer suporte à resolução 1080i.
Desde o início havia cautela sobre a recepção do game, mas também sempre houve o desejo de transformar as aventuras de Nathan Drake em uma franquia. Felizmente, foi algo que realizou-se com muito sucesso. Lançado primeiramente em 19 de novembro de 2007, ele ganhou uma demo para que os jogadores testassem o game.
O jogo gerou sucessores para portáteis e sua saga principal, formada por mais três títulos, consolidou a franquia e a tornou reconhecida pela qualidade e como um dos grandes trunfos do PlayStation em jogos. Além disso, colocou a Naughty Dog em outro patamar e ajudou-a a se tornar um estúdio mais aclamado e pronto para trabalhar em títulos ainda mais ambiciosos.
Fontes: GameSpot, IGN, Unseen64, Game Informer, PlayStation Blog e The Sydney Morning Herald
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