Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Terror, soulslike e mais: tudo que foi mostrado no showcase da Perp Games

    janeiro 30, 2026

    Versão de Apex Legends para Nintendo Switch será descontinuada

    janeiro 30, 2026

    Project Genie: IA do Google pode mudar completamente o desenvolvimento de jogos

    janeiro 30, 2026
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Terror, soulslike e mais: tudo que foi mostrado no showcase da Perp Games

      janeiro 30, 2026

      Versão de Apex Legends para Nintendo Switch será descontinuada

      janeiro 30, 2026

      Project Genie: IA do Google pode mudar completamente o desenvolvimento de jogos

      janeiro 30, 2026

      Leilão traz super lote com vários PS5 e Xbox por R$ 6,9 mil; saiba como comprar!

      janeiro 30, 2026

      Genigods: Nezha traz ação da mitologia chinesa para PS5 e PC; veja trailer!

      janeiro 30, 2026
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review | The Centennial Case: A Shijima Story (PC)
    Reviews

    Review | The Centennial Case: A Shijima Story (PC)

    gspetrigspetrimaio 19, 20227 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    The Centennial Case: A Shijima Story
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    É difícil falar sobre Centennial Case: A Shijima Story sem mencionar Erica ou The Bunker como exemplos principais. O jogo cinematográfico foi lançado pela SQUARE ENIX em 12 de Maio de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC, inovando com suas mecânicas interativas e abrindo ainda mais possibilidades para uma segunda jogada. Hoje você irá desvendar uma morte misteriosa na qual envolve toda a família Shijima, além de conhecer um fruto poderoso!

    Um agradecimento mais do que especial para a SQUARE ENIX por ter fornecido a cópia de acesso antecipado para que esta análise pudesse acontecer!

    Pode ficar tranquilo(a), esta análise é livre de SPOILERS!

    OBS: As imagens capturadas apresentam cenas do Primeiro Capítulo para evitar spoilers em um jogo totalmente focado na história.

    Nossa jornada começa aqui!

    Sobre The Centennial Case: A Shijima Story

    The Centennial Case: A Shijima Story é um jogo de aventura e mistério envolvendo escolhas que podem afetar o futuro da narrativa. Na trama, controlamos a jovem Haruka Yagami, uma renomada escritora do gênero de mistério e investigação que recebe o convite de Eiji Shijima para frequentar a Residência da família Shijima após os ossos de um cadáver serem encontrados no jardim. A investigação se torna tão profunda e vai além do assassinato após a descoberta de um fruto capaz de conceder a vida eterna para aquele que o utiliza, o lendário Tokijiku.

    Com a ajuda de sua assistente, os mistérios da família serão solucionados através de provas coletadas pelo jogador durante os momentos cinematográficos. Infelizmente a família corre perigo e só você será capaz de mudar o rumo dessa história coletando pistas capazes de incriminar os residentes.

    Quais serão os segredos da família?

    Quando mencionei Erica no início da análise, me referi a questão cinematográfica já que títulos como estes são raros e merecem certo destaque. Em Centennial Case, somos os investigadores e precisamos coletar evidências que comprovam nossas afirmações. Para isso, o game disponibiliza uma área jogável onde podemos controlar e criar hipóteses para os casos que ainda não foram solucionados. Apesar de desenvolver facilmente as idéias, podemos prejudicar os personagens do game caso o jogador tenha deixado alguma pista de lado e avançado em sua história.

    A história de Shijima pode não empolgar nas primeiras horas mas desperta uma certa curiosidade para entender o que está se passando com aquela família misteriosa. O jogo acaba incentivando a progredir ainda mais graças as suas filmagens com atores reais, apresentando uma semelhança nas obras apresentadas no cinema.

    O início pode não surpreender mas as revelações são bombásticas!

    O jogo é um prato cheio para aqueles que estão cansados dos títulos padrões e buscam filmes interativos para consumir em um final de semana.

    Jogabilidade

    Não há muito o que falar sobre a jogabilidade de Shijima Story já que controlamos apenas as decisões de falas dos personagens e criamos as hipóteses em uma espécie de “linha temporal”.

    Desvende mais hipóteses para se aprofundar da história

    Quando mencionei sobre a “linha temporal”, me referi a todas as escolhas e lembranças que podem ser visualizadas pelo jogador a qualquer momento na busca de provas ou em uma acusação como no final do primeiro capítulo.

    Trilha Sonora

    A trilha sonora não deixa nada a desejar, principalmente nos momentos de suspense, criando um clima de desespero e pura tensão no jogador, como ocorre no final do primeiro capítulo após a aparição de …. (você sabe quem). A trilha é composta e produzida pelo ilustre Yuki Hayashi, conhecido por seu trabalho em Final Fantasy XV. Caso o jogador tenha efetuado a compra do game durante a pré-venda nas lojas físicas ou digitais, a trilha sonora estará presente como um bônus.

    yuki hayashi dando uma entrevista em seu local de trabalho, sorrindo

    Fotografia surpreendente

    Seria um pecado deixar de mencionar a fotografia e direção de arte do game sem destacar os diálogos dos atores! Com filmagens impressionantes, The Centennial Case se destaca e eleva o nível de qualidade apresentando diversos cenários memoráveis e ambientes detalhados contendo objetos importantes para a resolução de diversos crimes.

    O que mais me chamou a atenção foram os destaques abordados sobre a cultura japonesa e seus costumes que foram preservados para manter ainda mais a originalidade da obra.

    As encenações dos atores podem ser um tanto quanto “toscas”, mas, é indiscutível que os milhares de diálogos preenchem esse vazio e tornam essas falhas aceitáveis.

    Fotografia surpreendente do começo ao fim

    Nem todas as escolhas influenciam em The Centennial Case: A Shijima Story

    Seguindo o padrão de escolhas, nem todas influenciam na resolução dos casos que serão abordados nos capítulos finais. Infelizmente isso pode decepcionar alguns jogadores mas é algo totalmente compreensível devido as limitações para um projeto tão ambicioso como Centennial Case.

    Nem todas as escolhas afetam o futuro

    Em minha opinião, isso não faz a menor diferença, tendo em vista todas as outras escolhas que impactaram anteriormente. Este é o brilho do game e deve ser respeitado!

    Analise todas as pistas antes de incriminar alguém

    Bugs que decepcionam

    Durante minha jogatina presenciei pouquíssimos bugs, porém, bugs graves e que podem corromper o save. No capítulo 2, em um diálogo específico, meu jogo crashou e quando tentei abrir novamente, a cena ficou “congelada” mesmo após dar reload no save. Vale ressaltar que após este problema crítico, tive que reiniciar o capítulo todo, pulando diálogos e avançando a história para evitar todo o transtorno e tempo perdido.

    Outro problema que presenciei foi justamente na solução e criação das hipóteses, onde não consegui avançar, sendo assim necessário resetar o autosave para dar continuidade a minha história atual.

    São bugs que podem não afetar todos os jogadores mas que merecem total atenção da empresa para a breve correção.

    Dublagem em inglês atrasada e falta de legendas em PT-BR

    Tenho o costume de jogar os títulos em sua língua nativa para manter a originalidade da obra e prestigiar os dubladores. Em Shijima, resolvi dar a oportunidade para a dublagem americana e confesso que me decepcionei muito com os atrasos nas legendas e dublagem de cada personagem. Era nítido que não havia um trabalho de sincronização labial (sim, eu sei que os japoneses falam rápido demais) e que haviam sido feitas às pressas.

    A falta de legendas em PT-BR é um grave problema

    Outro fator que me decepcionou foi a falta de legendas em Português do Brasil, principalmente por se tratar de um jogo 100% focado em sua narrativa e escolhas que podem impactar no futuro. Hoje em dia é inaceitável lançar jogos sem a língua nativa, principalmente no Brasil, o terceiro país que mais consome games no mundo todo. A única explicação para essa situação é a falta de empenho da desenvolvedora, principalmente analisando os estúdios independentes que se esforçam cada dia mais para fornecer nossa língua.

    Vale a pena jogar The Centennial Case: A Shijima Story mas ESPERE!

    Com uma ótima narrativa cinematográfica, The Centennial Case: A Shijima Story surpreende e inova as experiências interativas que fazem falta nos dias atuais. Mesmo com toda a história envolvente e a trilha marcante, o game decepciona com a falta de legendas em português do Brasil, afastando e desmotivando o jogador que não tem conhecimento da língua inglesa. Além disso, o jogo está com um valor salgado em todas as plataformas. O game é uma mistura de emoções e que deve ser levado a sério com todas as inovações presentes em sua obra final. Por fim, a obra merece uma oportunidade mas o que EU indico é aguardar uma futura promoção para apreciar e degustar todos os mistérios que envolvem essa família!

    Especificações técnicas do PC utilizado

    • Processador AMD Ryzen 3700X
    • Placa Mãe B450M Steel Legend
    • Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 3080Ti
    • 64GB RAM Corsair 3600mhz
    • Monitor Asus ROG Strix 32″ 2560x1440p 144hz

    Blog Desconto em Games

    Análise Square Enix The Centennial Case: A Shijima Story
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleReview | Dolmen (PS5)
    Next Article Borderlands 3 é o novo jogo gratuito da semana na Epic Games Store
    gspetri
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Apaixonado por Games há 24 anos e fanático por Resident Evil. Radialista e atualmente Streamer na plataforma roxinha! Você pode entrar em contato comigo pelo Twitter: @gspetri

    VEJA TAMBÉM

    Notícias

    Terror, soulslike e mais: tudo que foi mostrado no showcase da Perp Games

    janeiro 30, 2026
    Notícias

    Versão de Apex Legends para Nintendo Switch será descontinuada

    janeiro 30, 2026
    Especiais

    Principais jogos que chegam em fevereiro já estão em pré-venda no Brasil

    janeiro 30, 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Sony revela jogos do PS Plus de fevereiro de 2026

    Jean Azevedo Notícias

    GTA 6 não deve ter mídia física no lançamento

    Ruancarlo Silva Notícias

    PS Plus de fevereiro de 2026 pode ter jogo “nota 70”; veja qual

    Jean Azevedo Notícias

    PS Store vaza detalhes da versão de PS5 de Kingdom Come: Deliverance 1

    Ruancarlo Silva Notícias

    Jogo gratuito da PS Store oferece platina de 25 minutos

    Ruancarlo Silva Notícias
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.7
    Reviews

    Review: Cairn (PS5)

    Sherman Castelojaneiro 29, 202610 Mins Read
    5.9
    Reviews

    Review: I Hate This Place (PS5)

    Sherman Castelojaneiro 28, 202610 Mins Read
    7.8
    Reviews

    Review: Dynasty Warriors Origins – Visions of Four Heroes (PS5)

    Jean Azevedojaneiro 27, 20265 Mins Read
    Bombando 🔥

    6 teclados full size 100 por cento para jogar e trabalhar

    janeiro 30, 20266 Mins Read

    Tá chegando a hora! Take-Two registra marca GTA VI no Brasil

    janeiro 29, 20262 Mins Read

    Confira o resumo das platinas dos jogos da PS Plus Essential de fevereiro de 2026

    janeiro 29, 20263 Mins Read
    Escolhas do Editor

    [Crítica] Terror exagerado, Socorro! é um agradável retorno de Sam Raimi às origens

    janeiro 26, 2026

    O Agente Secreto: final explicado, história e significado do filme

    janeiro 24, 2026

    Tudo o que você precisa saber sobre Fable

    janeiro 23, 2026
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Listas
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2026 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.