Project Leonardo é o mais novo periférico da família PlayStation. O controle com foco na acessibilidade foi desenvolvido com o auxílio de organizações especializadas em pessoas com algum tipo de deficiência. A AbleGamers, companhia com grande relevância no Brasil, foi uma delas.
O anúncio foi realizado durante a CES 2023, uma feira voltada para produtos eletrônicos. Nas palavras da filial da Sony, o controle altamente configurável e integrado ao PS5 funciona em conjunto com outros acessórios de terceiro e tem como principal objetivo permitir que mais e mais jogadores desfrutem dos games. A iniciativa é louvável e tem sido transportada para os games, basta ver as inúmeras opções de acessibilidade de títulos como The Last of Us: Parte 2 e God of War Ragnarok. Veja o trailer de apresentação do controle abaixo:
Como podemos observar no vídeo, o design do controle foi feito pensando no PlayStation 5, trazendo uma padronização de cores, reforçando a ideia de integração total ao sistema. A disposição de botões busca facilitar o pressionar dos comandos de maneira simultânea.
Project Leonardo: Jogatina para Todos
Dois aspectos importantes sobre o controle foram revelados: será possível mapear todos os botões e programá-los dentro das funções suportadas. Além disso, o dispositivo terá um sistema de perfis que poderão ser trocados de maneira rápida e intuitiva, facilitando o processo de criar configurações múltiplas baseadas em gêneros diferentes por exemplo.
Segundo o PS Blog, mais informações serão reveladas em breve. Detalhes como preço e data de lançamento no mercado ainda não foram disponibilizadas. 2023 tende a ser um ano movimentado para a empresa. Além do Project Leonardo, o PSVR 2 também chegará ao mercado, marcando uma forte iniciativa da companhia em vender periféricos integrados ao PS5.
Considere ler outras notícias: