Polêmicas, adiamentos e bugs, isso define o lançamento catastrófico de Redfall para Xbox Series X|S e PC. O título desenvolvido pela Arkane Austin recebeu uma “enxurrada” de hates e críticas após o vazamento antecipado nas redes sociais, onde apresentava um jogo incompleto mesmo com a proximidade de seu lançamento oficial. Durante os primeiros minutos de gameplay, é possível notar que a empresa tinha boas propostas e ideias para a narrativa mas que infelizmente acabaram saindo do controle com missões repetitivas, IA (Inteligência Artificial) completamente “desengonçada”, problemas de textura, desempenho e muito mais! Como um divisor de águas para a marca Xbox, Redfall apresenta um conteúdo corajoso e incompetente ao mesmo tempo, levando a internet a loucura. Como não gosto de me basear nas experiências do público ou através de vídeos com críticas, resolvi dar uma oportunidade para o game e realizar o download através do Xbox Game Pass via PC. Pensando nisso, resolvi iniciar esta análise com um aperto muito forte no coração e uma sensação de descontentamento com tudo aquilo que vi.
O verdadeiro problema de Redfall
A narrativa de Redfall começa intrigante e cheia de mistérios mas logo é esquecida por conta da IA (Inteligência Artificial) problemática que o game oferece para os jogadores. Embora apresente ideias interessantes, pude sentir que o jogo estava inacabado e incompleto para o seu lançamento oficial. Mesmo com atualizações de Day One, o jogo sofre com gravíssimos problemas de desempenho, frame drops constantes, pop-in’s e IA. A ideia de repetição reforça ao progredir na campanha já que as missões secundárias são similares as missões principais, onde os jogadores precisam coletar um item específico em determinado ponto do mapa e retornar para a base. Vale ressaltar que o mapa do jogo não agrada por conta da falta de conteúdo e variedade nas missões, tornando-se algo completamente monótono.
Mas nem tudo está perdido! O jogo é uma grata experiência para aqueles que buscam jogar com os amigos em sessões cooperativas para até 4 jogadores. Os erros constantes podem se tornar engraçados quando nos reunimos para enfrentar as hordas de vampiros espalhadas por toda a cidade de Redfall.
OBS: Realizei a experiência cooperativa jogando com um amigo horas após seu lançamento já que o servidor estava com problemas.
Personagens interessantes e carismáticos
Como havia mencionado na análise em vídeo, os jogadores poderão escolher 4 personagens, sendo eles:
- Devinder Crousley – um caçador nato que utiliza e cria suas próprias armas com recursos adquiridos
- Layla Ellison – personagem focada em poderes mágicos, criando escudos e plataformas benéficas para escapar dos ataques dos vampiros
- Jacob Boyer – o protagonista conta com a ajuda de um corvo para revelar a localização dos inimigos
- Remi de La Rosa – a protagonista que utiliza o robô Bribon para enfrentar vampiros e resgatar os sobreviventes de Redfall
Durante a Campanha, os jogadores poderão notar a evolução dos personagens e o carisma presente com diálogos divertidos e emocionantes após os combates ou durante as missões. Felizmente, a Arkane sabe trabalhar muito bem na construção dos personagens, criando universos divertidos e interativos para o público!
Gráficos e Desempenho
O jogo não surpreende em nenhum aspecto quando o assunto são gráficos! Embora não apresente os piores gráficos da geração, o jogo deixou a desejar por conta de sua otimização e carregamento de texturas na versão do PC. Tive a oportunidade de realizar alguns testes na versão de Xbox Series X e o resultado foi inferior ao obtido na versão final de PC. Enquanto isso, apliquei todas as configurações gráficas no “EPIC”, onde fui capaz de atingir resultados similares com a qualidade “Alto”. Abaixo você pode conferir alguns resultados obtidos nas versões de PC:
- Máquina 1 – Notebook Gamer Acer Nitro 5
- Processador Ryzen 7 4800H
- 8GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce GTX 1650
- Conclusão: O jogo sofre com quedas de frame na qualidade Baixo e Médio / O jogo melhor se adapta com a qualidade Baixo.
- Máquina 2 – Notebook Gamer Predator Helios 300
- Processador Intel Core i7 – 11800H
- 16GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3060
- Conclusão: O jogo sofre com quedas de frame na qualidade Médio / O jogo melhor se adapta com a qualidade Médio e o DLSS ativado.
- Máquina 3 – PC Gamer
- Processador Ryzen 9 5900X
- 64GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3080Ti
- Conclusão: O jogo sofre com quedas de frame na qualidade Alta e Epic / O jogo melhor se adapta com a qualidade Alta e o DLSS ativado.
- Máquina 4 – PC Gamer
- Processador Ryzen 9 5900X
- 64GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4090
- Conclusão: O jogo sofre com quedas de frame na qualidade Alta e Epic / O jogo melhor se adapta com a qualidade Alta e o DLSS ativado.
Trilha Sonora e Efeitos Sonoras
O jogo deixa a desejar com efeitos sonoros que sofrem problemas de sincronia, principalmente quando disparamos nos inimigos. Por algum motivo, pude notar que quando atiramos em inimigos distantes, o barulho da munição não é captado ou reconhecido pelo headset/fone de ouvido, tornado-se assim um problema de sincronia. Enquanto isso, a trilha sonora é o grande destaque, carregando músicas agradáveis e que variam de combate para combate! É possível notar alguns trechos de Hip-Hop que complementam a experiência e combinam com o universo no qual estamos vivendo. Um grande acerto da empresa!
Review em Vídeo
Caso tenha interesse, você pode acompanhar a nossa Review completa no YouTube:
Não vale a pena comprar Redfall!
A experiência final de Redfall não agrada em nenhum aspecto, mesmo com seus acertos em relação a trilha sonora, partidas competitivas e personagens carismáticos. Os problemas de desempenho e IA tornam o game frustrante e acabam afastando os jogadores graças a sua facilidade em um combate irrelevante. Infelizmente a empresa ainda não estava preparada para lançar o game, tornando-se uma das piores experiências de 2023 (ao lado de Forspoken)! Ao que tudo indica, Redfall receberá atualizações futuras para melhorar o seu desempenho e corrigir a maior parte dos problemas que estão afetando os jogadores. Enquanto isso, recomendo baixar o jogo caso você seja um assinante do Xbox Game Pass ou caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a narrativa do game. Caso contrário, recomendo aguardar uma futura correção ou promoções que estarão disponíveis em breve na Xbox Store e Steam.
Termino esta análise decepcionado e triste por presenciar inúmeros problemas em um jogo que estava sendo muito comentado nas últimas semanas. Tenho esperanças que a empresa não irá desapontar e que novas correções tornarão o jogo cada vez mais divertido!
Redfall é uma experiência problemática com uma IA frustrante para aqueles que buscam algo desafiador.
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho