Christopher Nolan é um grande expoente no cinema, tendo dirigido algumas das obras mais famosas do cinema. Seu próximo filme, Oppenheimer, acaba de estrear. Você já parou para pensar em quantos e quais filmes foram dirigidos por Nolan? Confira por ordem cronológica e veja se alguma de suas obras favoritas está por aqui:
Seguinte (1998)
Seguinte foi o primeiro longa de Nolan, tendo sido criado com a ajuda de colegas da faculdade. A proposta mostra um escritor que busca novas ideias e, para isso, começa a seguir pessoas. Em uma de suas saídas ele encontra com Cobb, um ladrão. E se você achou esse nome familiar, saiba que não é por acaso: é o mesmo possuído pelo personagem de Leonardo DiCaprio em Inception (2010). Seguinte acabou atraindo críticas positivas e uma das primeiras mostras do talento do cineasta.
Amnésia (2000)
Amnésia foi um dos primeiros longas de Nolan, mas nem por isso foi menos ousado. Guy Pearce interpreta Leonard Shelby, um homem que em um traumático evento perdeu sua mulher e sofreu um peculiar tipo de amnésia que o faz se esquecer de eventos recentes. Em suma: ele não pode criar memórias novas. O filme possui duas sequências de eventos, uma de maneira cronológica e outra de trás para frente, aproximando o telespectador das dúvidas que Leonard tem enquanto busca o assassino de sua esposa.
Insomnia (2002)
Insomnia foi o primeiro projeto de Nolan que contou com um grande orçamento, tendo sido liberado pela Warner após os sucessos de Seguinte e Memento. É um remake do filme norueguês de 1997 com o mesmo nome e se foca em uma investigação de homicídio que ocorre no Alasca. O longa conta com um elenco peso pesado com nomes como Al Pacino, Robin Williams e Hillary Swank.
Batman Begins (2005)
Após um retumbante fracasso com Batman & Robin, a Warner decidiu iniciar um reboot do homem-morcego. Nolan foi escolhido para a tarefa e desenvolveu Batman Begins. Trata-se de uma história de origem que mostra como Bruce Wayne (Christian Bale) se tornou o famoso vigilante. Após ser treinado pela Liga das Sombras, Bruce retorna a Gotham e combate seu antigo mentor, Ra’s Al Ghul (Liam Neeson), a máfia e o perigoso Espantalho (Cillian Murphy). O filme oxigenou a figura do Batman como personagem e colocou Nolan em um patamar acima no estrelato.
O Grande Truque (2006)
O Grande Truque consolidou ainda mais Nolan como um grande diretor, possuindo ótimas reviravoltas de tirar o fôlego. O filme nos apresenta a dois mágicos interpretados por Christian Bale e Hugh Jackman. Obstinados por criar um melhor número, eles desenvolvem entre si uma perigosa rivalidade. O filme ainda conta com Michael Caine, Rebecca Hall, Scarlet Johansson e David Bowie.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
O Cavaleiro das Trevas é a sequência brilhante de Batman Begins, sendo aclamado até hoje como um dos melhores filmes de super-heróis da história. Com uma história mais madura e uma Gotham já estabelecida o filme junta Batman e o tenente Jim Gordon (Gary Oldman) com o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) na luta contra a criminalidade. Os três e toda a cidade são colocados à prova quando precisam enfrentar o arqui-inimigo do homem-morcego, o maníaco homicida e psicótico conhecido como Coringa (Heath Ledger).
A Origem (2010)
Um dos trabalhos pelos quais Nolan é mais reconhecido, A Origem se passa em um universo onde existem ladrões que podem se infiltrar na mente das pessoas. Cobb (Leonardo DiCaprio), um destes extratores, é contratado por Saito (Ken Watanabe) para realizar o processo inverso e introduzir uma ideia na mente de Robert (Cillian Murphy) a fim que ele desestruture um império multimilionário herdado do pai. A Origem é um filme que brinca com as noções de tempo e de espaço, além de questionar a realidade.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Cavaleiro das Trevas Ressurge cumpre sua função de encerrar a trilogia iniciada por Batman Begins. Após os eventos de Cavaleiro das Trevas, tanto Batman quanto Bruce estão aposentados. As coisas mudam de figura com a chegada do terrorista Bane (Tom Hardy), um membro da Liga das Sombras que quebra o Batman e faz Gotham refém com uma bomba nuclear. Preso por Bane, Bruce deve encontrar forças para se reerguer e lutar por sua cidade. O filme ainda conta com Anne Hathaway como a Mulher-Gato e Marion Cotillard como Miranda Tate.
Interestelar (2014)
Para muitos o auge de Nolan, Interestelar é um filme de ficção científica cuja jornada se inicia em uma Terra que está se tornando cada vez mais inóspita para a sobrevivência dos seres humanos. Cooper (Matthew McConaughey), um ex-piloto da NASA, é recrutado para encontrar um planeta habitável. Interestelar é um filme notável e tocante, versando sobre o amor, o espaço e a vida. O roteiro, os efeitos especiais, a trilha sonora e a fidelidade com a física do mundo real são marcantes aqui.
Dunkirk (2017)
Dunkirk é um filme ambientado na Segunda Guerra Mundial e focado na Operação Dínamo, responsável por evacuar centenas de milhares de soldados Aliados que se encontravam encurralados pelos nazistas na praia de Dunquerque, na França, em 1940. Em três diferentes cenários (mar, terra e ar) acompanhamos a luta para concretizar a retirada e dar fôlego à luta contra os alemães, tendo sido um dos momentos mais decisivos da maior guerra da história da humanidade. O filme possui poucos diálogos, grande foco no som e é protagonizado por Fionn Whitehead. Ele também marca a estreia do cantor britânico Harry Styles como ator.
Tenet (2020)
Tenet é mais um filme no qual Nolan brinca com o tempo, apresentando o conceito de reversão temporal. O agente da CIA chamado apenas de Protagonista (John David Washington) é recrutado para uma organização misteriosa após sua captura em uma missão secreta na Ucrânia. Trabalhando ao lado de Neil (Robert Pattinson) ele deve lutar contra o próprio futuro da humanidade que trabalha em conjunto com o bilionário e traficante de armas russo Andrei Sator (Kenneth Branagh) para destruir o presente.
Oppenheimer (2023)
Este longa é outro filme cujo pano de fundo é a Segunda Guerra Mundial. Desta vez, porém, trata-se de um filme biográfico que acompanha Robert Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy) e como ele desenvolveu uma das mais mortíferas armas da humanidade: a bomba atômica. O filme está em exibição nos cinemas!
Leia também: