EchoBlade é um jogo de ação e aventura em primeira pessoa com publicação assinada pela Eastasiasoft. Corajoso em sua proposta, o game nos coloca no papel de um cavaleiro com a capacidade de visão bloqueada que precisa escapar de um calabouço. Usando o som como principal “ajudante”, os jogadores precisam ficar atentos aos cavaleiros inimigos e, claro, às inúmeras armadilhas presentes no calabouço.
A jogabilidade funciona de maneira similar à jogos medievais em primeira pessoa, citando o prestigiado Skyrim. Como o protagonista está com a visão bloqueada por um capacete, o jogo possui um botão específico que ativa uma espécie de sonar e dá uma ideia dos arredores, permitindo que o jogador tome decisões em relação a movimentação.
Pensando em não dificultar tanto a vida dos jogadores, afinal, precisamos fazer bastante backtracking aqui para abrir portas e novas passagens, EchoBlade possui um sistema interessante onde o caminho que trilhamos fica marcado, facilitando o retorno. É quase como se migalhas fossem deixadas no chão à medida que percorremos o cenário. Esse cuidado dos devs reforça o quanto eles pensaram bem no conceito de jogar com um personagem “cego”.
Surpreendentemente, o game também apresenta leves sistemas de RPG. Podemos mudar de nível, obtendo novos perks, além de melhorar a capacidade de luta do nosso personagem. Dá pra usar ataques leves, pesados, pular ou simplesmente atirar em inimigos usando uma besta. No geral, EchoBlade apresenta uma jogabilidade bem simples e visuais até defasados para os padrões de hoje, contudo, o conceito do jogo é formidável e recomendo o jogo justamente por isso. A experiência, mesmo se tratando de um indie, proporcionada por ele é diferente de quase tudo disponível no mercado. Vale a jogada!