O time responsável por Lies of P claramente se inspirou na Belle Époque para construir Krat, a cidade que serve como ambientação pro jogo. Agora, você deve estar se perguntando, o que diabos é a Belle Époque? Se aconchegue e vem comigo em mais um especial do República:
Lies of P e a Belle Époque: Arte e Vestimentas
A Belle Époque pode ser descrita como um período cultural da Europa que aconteceu entre os anos 1871 até 1914. A era foi encerrada com o início da Primeira Guerra Mundial.
A Belle Époque foi marcada por profundas transformações culturais na forma de se viver e pensar. Só aí já conseguimos fazer um traçado com o sistema de mentiras de Lies of P. Desafiar o que é considerado convencional é um dos charmes narrativos do projeto da Neowiz. Se aprofundando na temática, foi nesse período que vimos construções como o cinema e os cabarés surgirem e dois estilos artísticos ganharam destaque: o Impressionismo e a Arte Nova.
O Art Nouveau teve um impacto profundo na arquitetura da Europa, onde os construtores passaram a implementar um uso massivo de ferro exposto e pedaços enormes e irregulares de vidro. As duas “escolas” da arte podem ser facilmente percebidas nos cenários e construções de Lies of P. A Arte Nova dá destaque para os ornamentos e isso foi transportado ao jogo de maneira sublime. Basta observar os mínimos detalhes das fachadas dos prédios, os móveis, vasos, azulejos e vitrais.
Curiosamente, a Bella Époque coincidiu com os suspiros finais da Era Vitoriana e é impossível não pensar no período ao observar as vestimentas dos personagens do jogo. O vestuário feminino era marcado pela extravagância. A quantidade de peças e complexidade era tão grande que nenhuma mulher de classe alta da época conseguia se vestir ou se despir sozinha.
Lies of P e a Belle Époque: Literatura e influências na história
Foi nesse período que figuras como Rimbaud e Baudelaire ganharam destaque na literatura. Através do Simbolismo, a inquietude da alma e o libertinismo ganharam destaque. A conexão com a história de Lies of P é notável.
O objetivo do jogo é guiar Pinóquio, uma criatura mecânica, em uma jornada para encontrar Geppetto e se transformar em um ser vivo. Vale destacar que a história que as pessoas possuem fixada na mente é a versão da Disney e não o conto real sobre Pinóquio. O estúdio Round8 já falou publicamente que se inspirou no conto original.
Outro ponto importantíssimo é que na época retratada, as cidades estavam vivendo um forte êxodo rural, onde um volume gigantesco de pessoas enxergavam os centros urbanos como um farol para a realização de seus sonhos. Com o desenvolvimento da eletricidade e de novas formas de se comunicar, a indústria do entretenimento floresceu rapidamente. Cabarés, cinemas e arcades. Esses arcades eram parques de diversão que foram construídos pra classe média emergente que estava ascendendo graças às novas oportunidades geradas pelo intenso processo de industrialização.
Lies of P será lançado no dia 19 de Setembro nos consoles da geração passada, da atual e no PC. O game chegará ao Game Pass no dia do lançamento.
Confira mais matérias sobre o jogo abaixo: