Hoje (19) a Apple anunciou que o iPhone pode ser usado como uma máquina de cartão graças ao recurso Tap to Pay. Confira o comunicado da companhia:
“O novo recurso permitirá que comerciantes, de pequenas empresas e grandes varejistas, aceitem o Apple Pay, cartões de crédito e débito por aproximação e outras carteiras digitais usando apenas o iPhone e o app do parceiro para iOS, sem a necessidade de equipamentos ou terminais de pagamento adicionais.”
Para que o recurso funcione, as plataformas de pagamento e os devs dos apps precisam integrar a funcionalidade ao aplicativo, permitindo que a opção Tap to Pay possa ser ativada pelos clientes empresariais. Confira abaixo a lista de empresas que pretendem usar o recurso:
- CloudWalk (já confirmada)
Em breve:
- Granito
- Nubank
- Stone
- SumUp
Curiosamente, o recurso já estava disponível em outros países do mundo e só chega agora ao Brasil. A ideia da Apple é facilitar o processo de pagamento dos comerciantes brasileiros e, claro, garantir sua soberania no mercado de smartphones.
Como funciona na prática?
O Tap to Play funciona de maneira simples. Tudo acontece por meio da aproximação de dispositivos. Vale destacar que é necessário ter o modelo XS pra cima com a versão mais recente do iOS instalada. Ao aproximar os dois dispositivos, o pagamento via Apple Pay ou cartão da carteira digital é realizado. Nenhum equipamento extra, como as conhecidas maquinetas de cartão, se faz necessário.
A Apple garante que todas as transações são criptografadas e seguras, ou seja, o metódo pode até ajudar a reduzir as clonagens de cartões.
Fonte: Infomoney