Mavka: Aventura na Floresta é uma animação produzida na Ucrânia que conta a história sobre dois povos marcados pela guerra. Qualquer coincidência é uma mera semelhança… ou não. Logo na abertura do filme somos introduzidos ao conflito que serve como alicerce para a história.
No passado, um humano, o dono da Serraria, foi até a floresta e pediu ajuda ao Guardião da Floresta. A Floresta é detentora da Fonte da Vida, um recurso precioso capaz de curar enfermidades e conceder a vida eterna. Bondoso, o Guardião decide ajudar o humano apenas para ser traído posteriormente.
O dono da Serraria retorna com um exército, causando um conflito brutal entre os dois povos. Os anos se passam e os dois povos se afastam de maneira permanente, nutrindo ódio e rancor.
É diante desse contexto que somos introduzidos ao divertido elenco do filme. Temos Mavka, a protagonista. Uma deidade da floresta cheia de bondade e bastante ingênua. Mavka é acompanhada por Pantanoso, um espírito da floresta que lembra um gato e serve como alívio cômico do filme, entrando na cota do pet fofo das animações.
Apesar de ser uma animação ucraniana, o nível dos efeitos impressiona e não fica devendo nada para as grandes produções de Hollywood. O Animagrad Animation Studio, maior estúdio de animação da Ucrânia, fez um trabalho excelente! O único ponto que deixa a desejar são os designs dos personagens humanos, contudo, os espíritos da floresta possuem um design bem marcante e são cheios de personalidade.
Para tornar as coisas mais interessantes, o filme introduz Lucas, um humano cheio de positividade e responsabilidade. Apesar da vida sofrida, ele faz de tudo para juntar dinheiro e cuidar do seu tio enfermo. Lucas serve como o interesse amoroso de Mavka, contudo, por conta da curta duração do filme, a relação entre os dois não é bem desenvolvida e fica com um aspecto bem forçado.
Por sinal, esse problema também causa um grande impacto no quarteto que serve como antagonistas. A vilã Kylina é bem estereotipada, assim como Frol, o mordomo malvado com energia feminina e os dois guarda-costas brutamontes que lembram guardas russos. Os personagens são caricatos e suas motivações são pífias, diminuindo substancialmente o impacto do roteiro.
Dois dos pontos mais fortes do filme residem nos visuais e nas músicas. A música tema se inspira fortemente nas canções tribais da Ucrânia e rende momentos belíssimos no filme. A animação é baseada na peça The Forest Song de Lesya Ukrainka e é considerada uma das primeiras obras do gênero de fantasia na literatura da Ucrânia. É triste pensar que apesar de ter sido escrita em 1911, os temas abordados na peça continuam muito atuais.
Com uma mensagem poderosa e muito potencial, Mavka: Aventura na Floresta opta por transmitir sua mensagem usando a fórmula datada da Disney e acaba abrindo mão de seus diferenciais. O filme não é ruim mas tampouco é aquela obra especial que fica gravada em nosso coração. Vale a pena levar a criançada nos cinemas pra se divertir numa tarde!
Sinopse:Desde os primórdios, as vastas florestas ucranianas abrigam inúmeros segredos e mistérios insondáveis. Eles são o lar de criaturas míticas maravilhosas que habitam entre árvores antigas, guardando fielmente seu reino sagrado. Mavka é uma Alma da Floresta e foi escolhida como a nova Guardiã do reino, sendo sua principal missão é proteger a Floresta e seu sacrossanto Coração – a própria Fonte da Vida – contra qualquer agressão ou intrusão, inclusive por parte dos humanos. Quando Mavka se apaixona pelo jovem mortal Lucas, a avarenta Kylina vê a chance que precisava para assumir o controle da floresta e roubar o Coração. Mavka e Lucas conseguirão viver este grande amor e ainda assim evitar que o mal vença?
- 6