Dezembro chegou, o clima natalino está presente em nossas vidas e não há nada melhor do que assistir a filmes característicos desta data festiva. Esta lista reúne desde clássicos do cinema até filmes lançados diretamente para streaming. Então, reúna sua família, prepare sua ceia e embarque nessa maratona.
Obs: Colocamos os serviços nos quais os filmes estão disponíveis; no entanto, dependendo da data, talvez eles já não estejam no catálogo, afinal, há rotatividade em todos os streamings.
Duro de Matar
O clássico dos anos 80, Duro de Matar, é um filme de ação protagonizado por Bruce Willis, no qual ele interpreta o personagem John McClane, um policial nova-iorquino que vai para uma festa de Natal na empresa de sua esposa. Contudo, terroristas invadem o prédio para realizar um assalto, e ele é o único capaz de impedi-los. Indicado a 4 prêmios no Oscar, é um título imperdível.
Disponível: Star Plus
Esqueceram de Mim
O filme mais famoso da carreira de Macaulay Culkin, ‘Esqueceram de Mim’, é um clássico de comédia que se passa durante o Natal. Kevin McCallister, protagonista do filme, é um menino de oito anos que é acidentalmente deixado para trás quando sua família viaja para Paris para as férias de Natal.
No início, ele adora a oportunidade de ficar sozinho, mas dois ladrões decidem roubar sua casa. Kevin é um gênio e, ao contrário das expectativas, é ele quem aterroriza os bandidos ao elaborar armadilhas engenhosas para defender sua casa.
A interpretação de Culkin nesse filme é sensacional, entregando o mais puro carisma e concorrendo ao prêmio Globo de Ouro de Melhor Ator. O filme teve um orçamento modesto, de 18 milhões de dólares, e arrecadou US$476 milhões em bilheteria ao redor do mundo, um completo sucesso!
Disponível: Disney Plus
O Expresso Polar
Lançado em 2004, o filme combina animação digital com atores reais usando a tecnologia de captura de movimento, resultando em uma experiência visual única.
A história se passa na véspera de Natal, e diferente dos filmes tradicionais, não sabemos o nome do protagonista, com ele sendo chamado apenas de “garoto” durante todo o longa. Na noite de Natal, o garoto é acordado pelo som do Expresso Polar, um trem mágico que aparece do lado de fora de sua casa e está indo para o Polo Norte.
Com foco na animação e trilha sonora, vencendo o Grammy de 2006, o filme já pode ser considerado um clássico moderno.
Disponível: Amazon Prime Vídeo
O Grinch
Em mais uma atuação majestosa na carreira de Jim Carrey, a história acompanha o Grinch, uma criatura verde e peluda que por ter sofrido bullying na infância, odeia o Natal e decide roubar a festividade dos moradores da cidade fictícia ‘Quemlândia’. Ele elabora um plano para invadir as casas na véspera de Natal e destruir tudo relacionado à festa.
Jim Carrey entrega uma performance impressionante como o Grinch, incorporando o humor peculiar e exagerado pelo qual é conhecido. A caracterização visual do Grinch também é notável, com maquiagem e próteses que transformam Carrey completamente na criatura verde.
Recebendo três indicações ao Oscar, o filme foi um sucesso de criticas e público, atingindo um total de US$ 345 milhões de dólares em bilheteria.
Disponível: Amazon Prime Vídeo e Globo Play
O Estranho Mundo de Jack
Uma animação stop-motion dirigida por Henry Selick e produzida por Tim Burton? Um clássico cult quase que instantâneo.
O filme foi lançado na década de 90, retratando uma cidade habitada por criaturas monstruosas. Jack Esqueleto, o Rei das Abóboras e a figura principal do Dia das Bruxas, fica entediado com a rotina de sua vida e anseia por algo mais emocionante. Ele acidentalmente descobre a Cidade do Natal e se encanta com o espírito alegre e festivo do Natal. Com isso ele sequestra o Papai Noel e resolve tomar o seu lugar.
O filme é conhecido por sua estética única e sombria, característica do estilo de Tim Burton. Apreciado por pessoas de todas as idades, destaca-se como uma animação inovadora ao combinar elementos góticos com um humor peculiar.
Disponível: Disney Plus
Um Herói de Brinquedo
Uma comédia natalina interpretada pelo maior ator de ação da história, Arnold Schwarzenegger. Somente essa breve descrição já vale os minutos investidos assistindo esse título.
A trama acompanha Howard Langston (Schwarzenegger), um pai dedicado que decide comprar o presente mais desejado pelo seu filho Jamie, um boneco de ação do herói fictício Turbo Man. Contudo, devido ao frenesi no comércio durante esse período festivo, ele não consegue encontrar o brinquedo e acaba arrumando um rival durante a sua busca, Myron Larabee (Sinbad), outro pai buscando comprar para seu filho.
Apesar das críticas negativas no lançamento, hoje o filme encontra-se no pedestal dos clássicos cult dos anos 90, simplesmente imperdível
Disponível: Disney Plus
Klaus
Diferente das obras tradicionais, “Klaus” traz a história de origem da lenda do Papai Noel. O filme espanhol foi lançado em 2019 diretamente na Netflix e conta a história de dois rapazes: Jesper, um jovem carteiro, e Klaus, um fabricante de brinquedos que vive de forma solitária.
O filme recebeu elogios por sua animação visualmente impressionante, sua história comovente e seus personagens carismáticos. Tudo isso, combinado com mensagens de amizade, generosidade e compreensão, tornou o filme popular entre públicos de todas as idades.
O personagem Klaus é dublado pelo lendário ator J. K. Simmons, conhecido por seu papel nos filmes da franquia Homem-Aranha. O filme venceu o prêmio BAFTA de melhor filme de animação, e no mesmo ano foi indicado ao Oscar de melhor animação.
Disponível: Netflix
Um Duende em Nova York
No Polo Norte, Buddy (interpretado por Will Ferrell), é um humano criado por elfos; no entanto, ao notar que cresceu mais que os outros, descobre que não é, de fato, um elfo. Ao investigar, encontra seu verdadeiro pai em Nova York. No entanto, ao encontrar sua família biológica, descobre que eles não acreditam no Papai Noel. A partir disso, Buddy tenta convencer a todos que convivia com elfos e com o Noel.
Um clássico da sessão da tarde, um filme leve que entretém desde crianças até adultos.
Disponível: Amazon Prime Vídeo
Tudo Bem no Natal Que Vem
Um filme nacional que está facilmente entre os melhores criados no gênero. Nele temos Leandro Hassum interpretando Jorge, um homem que odeia o Natal por ter nascido no dia 25 de dezembro; consequentemente, ninguém se importa com seu aniversário, somente com as festividades natalinas. Após um acidente, ele passa a acordar apenas nas vésperas do Natal, sem lembrar do que viveu durante o ano inteiro. O que, no começo, ele vê como algo positivo, geram grandes problemas em sua vida.
Além de Hassum, o elenco é composto por Elisa Pinheiro e Danielle Winits, e o filme conseguiu ficar por vários meses no Top 10 dos mais assistidos da Netflix em diversos países. O filme é de comédia, mas trata de dramas familiares de forma sutil, chegando a emocionar os telespectadores
Disponível: Netflix
E para vocês, quais são os melhores filmes natalinos? Conta para gente nos comentários.
Não deixe de conferir nossos especiais: